TEXTO DIÁRIO, Segunda-feira de hoje, 22 de novembro de 2021, Imitar a Deus como filhos amados (Ef 5: 1).
TEXTO DIÁRIO, Segunda-feira de hoje, 22 de novembro de 2021
Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021
Segunda-feira, 22 de novembro de 2021
Eles imitam a Deus como filhos amados (Ef 5: 1).
Quanto mais sabemos sobre a personalidade de Jeová, mais podemos nos tornar como ele. Davi tratava as outras pessoas como seu Pai celestial trataria, porque o conhecia bem. Por ser um amigo íntimo de Jeová, Davi se tornou um dos reis mais amados e aquele com quem Deus comparou os outros reis de Israel (1 Reis 15:11; 2 Reis 14: 1-3). A lição? Devemos imitar a Deus. Quando tentamos fazer com que nossa personalidade reflita a de Deus, mostramos que somos seus filhos (Ef 4:24). Nunca pararemos de aprender sobre Jeová (Ecl. 3:11). Mas o importante não é o quanto sabemos sobre isso, mas o que fazemos com o que sabemos. Se colocarmos em prática o que aprendemos e tentarmos imitar nosso amoroso Deus, ele continuará a se aproximar de nós (Tiago 4: 8). Em sua Palavra, ele nos garante que jamais abandonará aqueles que o procuram. w19,12 20 par. vinte; 21 par. 21, 23
O que Moisés decidiu fazer?
Moisés agiu de acordo com o que aprendeu. Quando ele tinha 40 anos, ele decidiu ficar do lado do povo de Deus, os hebreus, em vez de ser conhecido como “o filho da filha de Faraó” (Hb 11:24). Moisés deu as costas a uma posição importante. Ao se aliar aos hebreus, que eram escravos no Egito, ele arriscou a ira do Faraó, um governante poderoso que era considerado um deus. Sem dúvida, Moisés demonstrou fé e confiança extraordinárias em Jeová. Essa confiança é o alicerce de uma amizade duradoura (Pv 3: 5).
O que aprendemos com o exemplo de Moisés?
O que aprendemos? Que, como Moisés, todos devemos decidir se serviremos a Deus e seremos parte de seu povo ou não. Servir a Jeová pode significar fazer sacrifícios e sofrer oposição daqueles que não o conhecem. Mas se confiarmos em nosso Pai celestial, temos certeza de que ele nos ajudará.
O que Moisés continuou a aprender?
Moisés continuou a aprender sobre as qualidades de Jeová e a fazer sua vontade. Por exemplo, quando Jeová lhe pediu que libertasse a nação de Israel, Moisés não tinha autoconfiança e disse-lhe várias vezes que não se sentia qualificado para aquela missão. Em resposta, Deus mostrou-lhe grande compaixão e ajudou-o (Êxodo 4: 10-16). Como resultado, Moisés foi capaz de dar ao Faraó fortes mensagens de condenação. Mais tarde, ele viu Jeová usar seu poder ao salvar os israelitas e exterminar Faraó e seus exércitos no mar Vermelho (Êxodo 14: 26-31; Salmo 136: 15).
Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário