TEXTO DIÁRIO, Quinta-feira de hoje, 18 de novembro de 2021, Jeová é um Deus que exige devoção exclusiva (Na 1: 2).

TEXTO DIÁRIO, Quinta-feira de hoje, 18 de novembro de 2021

Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021

Quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Jeová é um Deus que exige devoção exclusiva (Na 1: 2).

Jeová merece nossa devoção exclusiva porque ele nos criou e nos deu vida (Ap 4:11). Mas, embora amemos e respeitemos a Jeová, há coisas que podem nos atrair e nos impedir de dar a ele a devoção que ele merece. A Bíblia relaciona nosso intenso amor a Jeová com nossa devoção a ele. E dar a ele devoção exclusiva significa que adoramos apenas a ele. Não permitimos que nada nem ninguém ocupe o seu lugar em nossos corações (Êxodo 34:14). Nossa devoção a Jeová se baseia no que aprendemos sobre ele. Passamos a admirar suas belas qualidades. Sabemos do que você gosta e do que não gosta e concordamos com isso. Compreendemos qual é o seu propósito para nós e o apoiamos ao cumprir seus padrões. Estamos honrados por você estar nos dando a oportunidade de ser seus amigos (Salmo 25:14). Tudo o que aprendemos sobre nosso Criador nos aproxima dele (Tiago 4: 8). w19.10 26 pars. 1-3

De acordo com 1 Coríntios 10:21, 22, por que devemos escolher nosso entretenimento com sabedoria?

Queremos dar devoção exclusiva a Jeová, por isso não podemos comer da “mesa de Jeová” e da “mesa dos demônios” (leia 1 Coríntios 10:21, 22). Comer com alguém costuma ser um sinal de amizade. Escolher entretenimento que incentive a violência, o ocultismo, a imoralidade ou outros desejos e atitudes carnais é o mesmo que sentar para comer com os inimigos de Deus e pegar o que eles prepararam. Se fizermos isso, prejudicaremos a nós mesmos e nossa amizade com Jeová.

a) Como o entretenimento pode ser comparado à comida? b) Considerando o que Tiago 1:14, 15 diz, por que não devemos alimentar desejos maus?

Como o entretenimento pode ser comparado à comida? Quando comemos, controlamos o que colocamos em nossa boca. Mas, uma vez que o engolimos, uma série de processos automáticos são iniciados e fazem com que os nutrientes dos alimentos se tornem parte de nosso corpo. Uma boa alimentação ajuda-nos a ser saudáveis, enquanto uma má alimentação prejudica a nossa saúde. Os efeitos não são vistos de um dia para o outro, mas ao longo do tempo.

Da mesma forma, quando escolhemos entretenimento, controlamos o que colocamos em nossas mentes. Mas então começa uma série de processos automáticos que influenciam o que pensamos e sentimos. O bom entretenimento nos faz sentir bem, enquanto o entretenimento impróprio nos prejudica (leia Tiago 1:14, 15). Os efeitos podem não ser vistos imediatamente, mas se tornarão aparentes com o tempo. Por isso, a Bíblia nos adverte: “Não se deixem enganar: ninguém pode zombar de Deus. Porque o que você está plantando é o que você colherá. Quem semeia pensando na sua carne, ceifará a corrupção da sua carne ”(Gl 6: 7, 8). Portanto, é muito importante que rejeitemos todas as diversões que promovem as coisas que Jeová odeia. - Sal. 97:10.

Que presente Jeová nos deu?

Muitos servos de Jeová adoram assistir JW Broadcasting®, nosso canal de televisão na Internet. Uma irmã chamada Marilyn disse: “Esta canalização me ajudou a ser mais positiva e não preciso controlar o que assisto. Quando me sinto solitário ou desanimado, sempre encontro um discurso matinal ou uma adoração que me anima. Isso me aproxima de Jeová e de sua organização. A JW Broadcasting mudou completamente a minha vida. " Estamos aproveitando esse presente de Jeová? Além do programa que é apresentado a cada mês, podemos assistir a inúmeros vídeos a qualquer momento, bem como ouvir programas de áudio e músicas edificantes.

Por que devemos controlar cuidadosamente o tempo que gastamos com entretenimento e como podemos fazer isso?

O tipo de entretenimento não é a única coisa que devemos monitorar cuidadosamente. Devemos também ter cuidado com o tempo que gastamos nisso, porque, do contrário, podemos passar mais tempo nos divertindo do que servindo a Jeová. Muitos têm dificuldade em se controlar. Por exemplo, uma irmã de 18 anos chamada Abigail conta: “Depois de um dia agitado, fico relaxado ao sentar e assistir televisão. Mas, se não tomar cuidado, posso ficar horas na frente da tela ”. E um jovem chamado Samuel diz: “Às vezes, tenho assistido a vídeos curtos na Internet sem parar. Começo com um e antes que me dê conta já se passaram três ou quatro horas ”.

Como podemos controlar o tempo que gastamos com entretenimento? Primeiro, vamos descobrir quanto realmente é. Para isso, poderíamos anotar em um calendário as horas que passamos durante a semana assistindo televisão, navegando na Internet e brincando com nosso dispositivo móvel. Se descobrirmos que gastamos muito tempo com essas coisas, vamos tentar fazer um cronograma. Vamos incluir as atividades mais importantes primeiro e depois reservar um tempo para o entretenimento. Então, vamos pedir a Jeová que nos ajude a cumprir essa programação. Isso nos dará o tempo e a energia de que precisamos para o estudo pessoal da Bíblia, adoração em família, reuniões, pregação e discipulado. Além disso, não nos sentiremos culpados por dedicar tempo ao entretenimento.

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.

Comentários