TEXTO DIÁRIO, Quarta-feira de hoje, 1 ° de dezembro de 2021, É hora de ficar quieto (Ec 3: 1, 7).

TEXTO DIÁRIO, quarta-feira de hoje, 1 de dezembro de 2021

Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021

Quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Há um tempo para ficar quieto (Ec 3: 1, 7).

Se não controlarmos o que dizemos, podemos causar muitos danos. Por exemplo, se encontrarmos alguém que mora em um lugar onde o trabalho das Testemunhas de Jeová é proibido, somos tentados a pedir que nos diga como nosso trabalho é realizado lá? Nossos motivos para fazer isso são certamente bons. Amamos nossos irmãos e estamos interessados ​​em saber como eles estão se saindo. Além disso, queremos ser específicos ao orar por eles. Mas situações como essa são "hora de ficar quieto". Pressionar quem lida com informações confidenciais é falta de amor para com essa pessoa e para com os irmãos que confiam que ela não dirá nada. É claro que não queremos dificultar as coisas para os irmãos que moram em lugares onde nosso trabalho é proibido. Por outro lado, nenhum irmão que mora em um desses lugares revelaria detalhes sobre como é pregado ou como outras atividades são realizadas. w20,03 21 par. 11, 12

O que Jeová achou de três dos homens que foram ver Jó, e por quê?

O livro bíblico de Jó nos ensina muito sobre quando falar e o que dizer. Depois que Jó sofreu vários infortúnios, quatro homens vieram consolá-lo e aconselhá-lo. Eles ficaram muito tempo sem dizer nada. Mas o que três deles disseram - Elifaz, Bildade e Zofar - deixa claro que eles não aproveitaram aquele tempo para pensar em como ajudar Jó. Ao contrário, eles estavam pensando em como provar que ele havia feito algo errado. Algumas de suas afirmações eram verdadeiras, mas muito do que eles disseram sobre Jó e Jeová era falso e cruel. Além disso, eles julgaram Jó com severidade (Jó 32: 1-3). Como Jeová reagiu? Ele ficou muito indignado com aqueles três homens. Ele os chamou de tolos e os fez pedir a Jó que orasse por eles (Jó 42: 7-9).

Que lições nos ensinam o mau exemplo de Elifaz, Bildade e Zofar?

O mau exemplo de Elifaz, Bildade e Zofar nos ensina várias lições. Primeiro, que não devemos julgar nossos irmãos (Mt 7: 1-5). Em vez disso, devemos ouvi-los cuidadosamente antes de falar. Só então entenderemos o que está acontecendo com eles (1 Pedro 3: 8). Em segundo lugar, quando falamos, devemos ter certeza de que nossas palavras são boas e verdadeiras (Ef 4:25). E terceiro, que Jeová está muito interessado no que dizemos uns aos outros.

O que aprendemos com o exemplo de Elihú?

O quarto homem a visitar Jó foi Eliú, um parente de Abraão. Enquanto Jó e os outros homens falavam, Eliú ouvia. Aparentemente, ele prestou muita atenção ao que eles disseram, dando a Jó um conselho compassivo, mas claro, que o ajudaria a mudar de ideia. - Jó 33: 1, 6, 17. O mais importante para Eliú era buscar a honra de Jeová, não a sua própria ou a de qualquer outra pessoa. - Jó 32:21, 22; 37:23, 24. Seu exemplo nos ensina que há um tempo para ficar quieto e ouvir (Tiago 1:19). Também aprendemos que nossa principal preocupação no aconselhamento deve ser honrar a Jeová e não a nós mesmos.

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.

Comentários