TEXTO DIÁRIO, Hoje é quarta-feira, 24 de novembro de 2021, humildemente pense que os outros são superiores a você (Fp 2: 3).
TEXTO DIÁRIO, quarta-feira de hoje, 24 de novembro de 2021
Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021
Quarta-feira, 24 de novembro de 2021
Pense humildemente que os outros são superiores a você (Filipenses 2: 3).
Em certa ocasião, Jeová tirou parte de seu espírito de Moisés e o deu a um grupo de anciãos israelitas que estavam perto da tenda de reunião. Logo depois, Moisés soube que dois élderes que não haviam ido à tenda de reunião também receberam o espírito santo e começaram a agir como profetas. Como você reagiu quando Josué pediu para impedi-los? Ele não tinha inveja de Jeová ter notado esses dois homens, mas ficou feliz por eles terem recebido a honra de profetizar. - Núm. 11: 24-29. O que aprendemos com Moisés? Considere um ancião que gosta muito de certas responsabilidades que tem na congregação. Em seguida, ele é solicitado a preparar outro irmão para cuidar dessa responsabilidade mais tarde. Se você for humilde como Moisés, não se sentirá ameaçado. Ao contrário, você ficará feliz em fazê-lo. w20,02 15 par. 9; 17 par. 10, 11
Como podemos ajudar outras pessoas a combater a inveja?
Nossa atitude e nossas ações têm uma grande influência sobre os outros. O mundo quer que “exibamos as coisas” que temos (1 João 2:16). Mas isso provoca inveja. Como podemos evitar despertar isso nos outros? Uma maneira é não falar o tempo todo sobre o que temos ou planejamos comprar. Outra é ser modesto e não se gabar das responsabilidades que temos na congregação. Falar constantemente sobre eles abre caminho para a inveja. Em vez disso, quando nos interessamos pelos outros e reconhecemos as coisas boas que eles fazem, os ajudamos a se sentirem contentes e a promover a paz e a unidade na congregação.
O que os irmãos de José fizeram e por quê?
Podemos vencer a batalha contra a inveja. Voltemos ao caso dos irmãos de José. Anos depois do que fizeram com seu irmão, eles o conheceram no Egito. No entanto, Joseph não revelou imediatamente quem ele era, mas em vez disso testou-os para ver se haviam mudado. Ele organizou uma refeição para todos, mas ordenou que Benjamin, seu irmão mais novo, recebesse rações maiores do que os outros (Gênesis 43:33, 34). No entanto, não há evidências de que seus irmãos estavam com inveja. Em vez disso, eles mostraram interesse genuíno por Benjamin e seu pai, Jacó (Gênesis 44: 30-34). Os irmãos de José superaram a inveja e conseguiram trazer a paz para reinar na família novamente (Gênesis 45: 4, 15). Da mesma forma, se desenraizarmos qualquer inclinação para a inveja,
De acordo com Tiago 3:17, 18, o que acontecerá se contribuirmos para um ambiente pacífico?
Jeová deseja que combatamos a inveja e promovamos a paz. Para isso, devemos trabalhar muito, pois, como vimos neste artigo, temos tendência a sentir inveja (Tiago 4: 5). Além disso, vivemos em um mundo onde esse sentimento prejudicial é incentivado. Mas se cultivarmos humildade e apreço e ficarmos satisfeitos com o que temos, não deixaremos espaço para inveja. Em vez disso, contribuiremos para um ambiente pacífico e cultivaremos as boas qualidades que discutimos neste artigo (leia Tiago 3:17, 18).
Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário