TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 29 de novembro a 5 de dezembro de 2021, “Jeová usa duas mulheres para libertar seu povo”, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2021, “Jeová usa duas mulheres para libertar seu povo”, Discurso Preparado.
“Jeová usa duas mulheres para libertar seu povo” (10 min.)
Acho que a maioria de nós já ouviu a expressão "sexo fraco" em relação às mulheres, mas será mesmo? As mulheres são o sexo mais fraco? Olhando para ele, eles fazem coisas que os homens às vezes nem se atrevem a fazer. É por isso que este termo é uma forma depreciativa ou discriminatória de se referir às mulheres. E é claro que Jeová discorda.
E é por isso que vamos revisar nesta seção de Tesouros da Bíblia o título: “Jeová usa duas mulheres para libertar seu povo”. Que tema, as mulheres têm sido usadas por Jeová para libertar uma nação inteira. Impressionante! Por que eu preciso fazer isso? Por que ele usou mulheres? Precisamos revisar um pouco a história bíblica.
VAMOS LER: Juízes 4: 3.
Jabin tinha 900 carros com foices de ferro e oprimiu duramente os israelitas por 20 anos. Portanto, os israelitas imploraram a Jeová que os ajudasse.
Revendo o texto bíblico, não havia realmente nada de bom sobre Israel. Jabin era considerado o rei de Canaã, embora Canaã fosse um vasto território e cada cidade ou território tivesse diferentes reis. Quando descrito como o rei de Canaã, parece que ele foi um dos reis mais importantes ou aquele que teve a maior influência.
Seus novecentos carros com foices de ferro se destacam e também o número de anos que ele vinha oprimindo Israel, 20 anos, era demais. É por isso que os israelitas imploram a Jeová. A situação devido a esta opressão não foi nada fácil.
VAMOS LER: Juízes 5: 6-8.
Nos dias de Samgar, filho de Anat, nos dias de Jael, não havia tráfego nos caminhos, e os viajantes dos caminhos viajavam por caminhos indiretos. 7 Os habitantes do campo cessaram, em Israel cessaram, até que eu, Débora, me levantei, até que me levantei como mãe em Israel. 8 Eles passaram a escolher novos deuses. Foi então que houve guerra às portas. Nem escudo, nem lança, foi visto entre quarenta mil em Israel.
A condição desta nação e foi muito triste. As pessoas se escondiam porque era comum que se encontrassem mulheres, raptavam e levavam embora, podiam estuprá-las, etc ... Não viam as mulheres com o devido respeito como Jeová as via. Como sabemos que Jeová a via de maneira diferente? A expressão no final do versículo 7 diz até que eu emergi como uma mãe para Israel.
Portanto, a situação nesta nação de Israel não era nada fácil. 20 anos oprimido por um rei cruel, um rei cananeu. Agora, pensando um pouco a respeito, para uma tarefa tão complicada, quem Jeová deveria escolher? Pode ser um guerreiro experiente, uma pessoa que conhece a estratégia militar para enfrentar e enfrentar este rei cananeu com um bom exército.
Mas não há expressão: estou pensando em um homem. No entanto, Jeová pensava de maneira diferente de alguém que hoje usa a expressão do sexo mais fraco, uma mulher. Quais são as características dessa mulher?
VAMOS LER: Juízes 4: 4-7.
Naquela época, Débora, uma profetisa, esposa de Lapidot, estava julgando Israel. 5 Ele costumava sentar-se sob a palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim. E os israelitas vieram a ela para julgamento. 6 Ela mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: “Jeová, o Deus de Israel, deu-te esta ordem: 'Vai, marcha ao monte Tabor e leva contigo 10.000 homens das tribos de Naftali . e Zebulun. 7 Eu o levarei ao riacho de Quisom, em Sísera, o líder do exército de Jabim, com seus carros e suas tropas, e o entregarei em suas mãos.
Quem foi possivelmente o maior responsável pelo ódio, pela opressão? Sisera, o chefe do exército de Jabin. Possivelmente Sísera era mais importante e influente do que o próprio rei e também mais cruel. Portanto, aqui vemos como Jeová usou uma mulher para dar coragem e orientação a um juiz em Israel. Hoje, Jeová também pode usar nossas irmãs para nos dar idéias, sugestões ou até mesmo incentivo para fazer algo.
Podem ser nossas esposas, um ente querido que tem muita experiência no reino espiritual. E não vale a pena rejeitar o conselho simplesmente porque pensa que é mulher. Além disso, dentro do povo de Jeová, as mulheres são um grande exército e, graças a elas, muitos anciãos, superintendentes, membros da comissão de congênere, etc. eles foram ensinados ou aconselhados em algum momento por uma mulher como Débora fez com Baraque, obviamente direcionando tudo a Jeová.
Mas ela não foi a única mulher que interveio neste relato bíblico e na libertação de um povo tão opressor. Barak seguiu a orientação que Jeová enviou por meio de Débora. Então a guerra começou.
VAMOS LER: Juízes 4: 16-17.
Barak perseguiu o exército e as carruagens até Haroset das nações, e todos os soldados de Sísera caíram à espada. Não sobrou nenhum. 17 Sísera, porém, fugiu a pé para a tenda de Jael, mulher de Heber, o quenita, porque os da casa de Heber estavam em paz com Jabim, rei de Hazor.
Jeová estava trabalhando em favor de seu povo. E se Sara fugiu para o armazém de Jael, outra mulher, era porque conhecia aquele setor e conhecia a família para onde estava fugindo. Porque havia uma boa relação com ele, com o seu povo e também com este Heber, o Quenite. Mas o que Jael fez quando recebeu este homem que estava fugindo? Ele pediu um presente de água?
E ela sabiamente, sem dúvida sob a direção de Jeová, deu-lhe leite morno. E nós sabemos o que o leite morno produz quando você está cansado, ele te deixa com sono. Ela já sabia o que fazer por ordem de Jeová. Alguém que aparentemente era uma pessoa como o chamam hoje, do sexo mais fraco. O que aconteceu? Ele adormeceu profundamente.
VAMOS LER: Juízes 4:21.
Mas Jael, a esposa de Héber, agarrou uma estaca e um martelo. E enquanto Sísera dormia profundamente de exaustão, ela se aproximou dele sem fazer barulho e cravou a estaca em suas têmporas até que ela afundou no chão e ele morreu.
Todos nós devemos reconhecer e pensar que as mulheres na organização de Deus são altamente valorizadas. Ele até escolheu alguns deles para fazer parte dos 144.000 ungidos. Realmente queremos dar valor a nossas irmãs e ver que são um instrumento valioso na organização de Jeová, e que ele continuará a usá-las da maneira que achar melhor.
Comentários
Postar um comentário