TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 22 a 28 de novembro de 2021, “O plano secreto de um homem valente”, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 22 a 28 de novembro de 2021, “O Plano Secreto de Um Homem Valente”, Discurso Preparado.
“Plano secreto de um homem valente” (10 min.)
O que você sente ao receber uma nova designação na congregação ou organização de Jeová? Pode haver duas reações, uma, de que você está com medo, pânico, terror, porque você pode não saber se vai realizar bem a tarefa que lhe foi atribuída ou se a outra reação vai. "Estou pronto para fazer isso." Já era hora!.
Em nossa seção Tesouros da Bíblia, intitulada “O plano secreto de um homem valente”, observaremos que, quando alguém recebe uma designação de Jeová, não é porque temos todas as habilidades, qualidades ou dons necessários para cumpri-la. trabalhar. Jeová simplesmente escolhe uma pessoa para executá-lo. Mas Jeová fará tudo.
Vamos analisar o que aconteceu ao povo de Israel depois que Josué morreu, a situação havia piorado. Os israelitas novamente demonstraram sua falta de confiança em Jeová e de corromper a adoração pura. Agora eles estavam por 18 anos sob a escravidão do Rei Eglon de Moabe. Depois desse período, os israelitas reconsideraram e começaram a clamar a Jeová por ajuda. O que Jeová fez?
VAMOS LER: Juízes 3:15.
Portanto, os israelitas imploraram ao Senhor que os ajudasse, e o Senhor lhes deu um salvador: Eúde, filho de Gera, um benjaminita canhoto. Por fim, os israelitas enviaram Eúde para pagar tributo a Eglom, o rei de Moabe.
O relato bíblico em nosso vídeo que vimos anteriormente é mencionado como o segundo juiz que Israel teve. Características especiais deste homem: ele era da tribo de Benjamin e era canhoto. Eles tinham a habilidade de usar a tipoia com uma precisão incrível que conseguiam acertar um fio de cabelo. Portanto, pode-se considerar que foi esse homem quem fez isso.
Hoje, também, quando recebemos uma designação de Jeová, não é porque temos 100% das habilidades e é por isso que Jeová nos escolhe. Portanto, não vamos pensar. "Já era hora de eles me concederem esse privilégio." Quando Jeová quer fazer algo, ele escolhe alguém e Jeová se encarrega de polir ou usar no momento apropriado.
Foi o que ele fez com Ehúd de uma tribo especial e ele era canhoto, mas também precisava de alguém corajoso.
VAMOS LER: Juízes 3:16.
Ehúd fez uma espada de dois gumes com um côvado de comprimento e a amarrou na coxa direita, por baixo das roupas.
Como ele era canhoto, ele teve que colocar a espada do lado direito, para usá-la rapidamente. Ninguém iria suspeitar de um canhoto. Ele dá o tributo ou o pagamento que o povo sempre deu ao rei que estava na escravidão. Depois de fazer isso, ele se aposenta e algum tempo depois decide voltar sozinho.
VAMOS LER: Juízes 3: 21,22.
E Ehud tirou com sua mão esquerda a espada que estava amarrada em sua coxa direita e a cravou na barriga de Eglon. 22 Entrou toda a espada, inclusive o cabo, e a gordura cobriu a espada, porque Eúde não a tirou do ventre, e os excrementos do rei saíram.
Em outras palavras, ele matou o rei. Feito isso, ele fugiu. Algum tempo depois, os escravos do rei, ao entrar, encontram-no já morto. Eles conseguiram sair da escravidão deste rei e de sua nação. É muito claro que Jeová escolheu Ehúd por certas habilidades que Jeová já pensava que deveriam ser usadas, mas mais em um homem valente que confia em Jeová, que é o instrumento de Jeová.
Portanto, da próxima vez que recebermos uma tarefa para fazer, não pensemos que somos os únicos com o que é preciso para fazer esse trabalho. Às vezes, uma ou duas habilidades são suficientes para serem usadas por Jeová. Mostraremos que temos coragem de fazer o que Jeová nos pede, mas acima de tudo, demonstraremos nossa confiança absoluta em Jeová.
Comentários
Postar um comentário