TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 15 a 21 de novembro de 2021, “Últimos Conselhos de Josué à Nação”, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 15 a 21 de novembro de 2021, “Últimos Conselhos de Josué à Nação”, Discurso Preparado.
“Últimos Conselhos de Josué à Nação” (10 min.)
Diz-se que você não pode envelhecer se não ouvir conselhos, e quando esses conselhos vêm de pessoas com vasta experiência, você deve ouvir com atenção. Isso é o que discutiremos agora no Discurso dos Tesouros da Bíblia. "Últimos Conselhos de Josué à Nação".
Estamos agora concluindo os capítulos finais do livro de Josué e é hora de fazer uma revisão com sua ajuda para ouvir conselhos que também nos beneficiarão. Veremos três pontos: O primeiro, que devemos nos manter vigilantes, amando a Jeová Deus. Em segundo lugar, não se misture com as nações. E terceiro, confie plenamente em Jeová.
Algo que sempre notamos é que Jeová usa um servo de Deus com características para o momento. Por exemplo, no caso de Moisés, era preciso muita paciência e Moisés era o homem mais manso da terra naquela época, porque seu povo se revelava vez após vez. Mas aqui Josué foi um homem valente que aprendeu a lutar, a enfrentar situações muito difíceis porque teve que enfrentar a conquista da terra de Canaã.
É por isso que ele é descrito como um líder destemido e destemido, convencido da veracidade das promessas de Jeová. Obediente à orientação divina e determinado a servir fielmente a Jeová. Portanto, embora seu nome fosse Oséias, Moisés mudou seu nome para Josué. O que significa isto? "Jeová é a salvação." E é justamente por isso que vamos rever as primeiras palavras de despedida de Josué ao povo.
VAMOS LER: Josué 23:11.
Portanto, esteja constantemente alerta por amar a Jeová, seu Deus.
Essas palavras que os israelitas conheciam perfeitamente bem. Mas o que viria dos extras antes seria um pouco complicado. Estariam cercados por pessoas que se esforçariam tanto para desobedecer a Jeová e, assim, praticariam coisas que iriam contra o que Jeová havia dito. E isso pode significar vida ou morte. A expressão estar em guarda dá-nos a ideia de que devemos estar atentos a qualquer momento da nossa vida.
Hoje podemos estar em escolas, faculdades, empregos com a família, amigos. Cada um deles pode nos influenciar a fazer algo errado. Josué deu uma olhada. O povo de Israel viu claramente que, quando se deixava levar pelos costumes de cada um dos povos vizinhos, isso lhes custava muito caro. Hoje, se não cuidarmos de nós mesmos, o que pode parecer inocente talvez signifique nossa morte espiritual.
Cada passo devemos medir com cuidado, estar em guarda. Essa expressão pode ser comparada a um cão de guarda de uma empresa ou instituição onde algo pode surgir que põe em risco a integridade das pessoas ou da propriedade que está sendo cuidada. Não podemos nos dar ao luxo de baixar a guarda. O amor pode ser perdido. O amor a Jeová pode acontecer mesmo que não pareça.
Mas isso para qualquer um de nós. O próprio Josué viu que muitos servos antigos de sua época se rebelaram contra Deus e tiveram que pagar as consequências. Excelente conselho para não pensarmos que podemos lidar com as situações. A melhor maneira de ficar em guarda é amar a Jeová. por amor, resistiremos a muitas coisas. O segundo ponto ou conselho que Josué mencionou é não se misturar com as nações.
VAMOS LER: Josué 23: 12,13.
Mas se você se desviar e se juntar aos remanescentes dessas nações que ainda estão entre você e formar alianças matrimoniais com eles e se associar a eles e eles a você, 13 pode ter certeza de que Jeová, seu Deus, não mais expulsará essas nações por você. Tornar-se-ão um laço, um laço, um flagelo ao teu lado e espinhos aos teus olhos, até que desapareças desta boa terra que Jeová, teu Deus, te deu.
Josué expressa-lhes um perigo real de que se casem com homens ou mulheres desses lugares. Isso os faria não mais serem completamente expulsos da terra, mas sim que essas alianças matrimoniais promoveriam o casamento com esposas pagãs e para agradar, fazendo os parentes se sentirem bem por não servirem a Jeová, eles poderiam se envolver em práticas que Jeová não faz. gostei.
Em nossos dias, algo semelhante acontece. Quando um cristão faz alianças matrimoniais com um descrente para agradar seu cônjuge, podem ser cometidos atos que ofendem a Jeová. Agora que nos aproximamos dos feriados pagãos, é difícil para os cristãos casados com não crentes. Passe esse tempo com calma, com paz de espírito e, se quiser evitar isso, é lógico que devemos evitar as alianças conjugais indicadas por Jeová. S olo se casa com alguém que já há algum tempo demonstrou lealdade a Jeová. Não queremos, nem devemos nos misturar com as nações. Nós queremos ouvir o conselho de Josué. Como dissemos, quem ouve conselhos envelhecerá. O terceiro ponto é confiar em Jeová.
VAMOS LER: Josué 23:14.
Agora veja, estou prestes a morrer, e você sabe muito bem de todo o seu coração e de toda a sua alma que nem uma única palavra de todas as boas promessas que Jeová, seu Deus, fez para você, falhou. Todos foram cumpridos a seu favor. Nem uma única palavra deles falhou.
Como Josué expressou essas palavras naquela época perante o povo? Com que sentimento? Com qual decisão? Com que segurança? Perguntamos: você conhece alguma promessa divina que não foi cumprida no devido tempo? Certamente não, porque a palavra de Deus é confiável. É por isso que confiamos totalmente nela.
Por isso podemos olhar para o futuro com confiança. Jeová nos oferece a esperança de viver numa Terra transformada em um paraíso de prazeres, e para alguns cristãos a esperança de governar com Cristo no céu, seja qual for a nossa esperança. Queremos permanecer fiéis a Jeová, pois chegará o dia em que nossa esperança se realizará.
O fato de a situação mundial ficar cada vez mais complicada, mais crítica, mais preocupante é uma demonstração clara de que estamos prestes a ver o pleno cumprimento das promessas de Jeová. E podemos, portanto, dizer em um mundo novo, como disse Josué, nenhuma palavra deles falhou. Nenhum de nós pode baixar a guarda nestes tempos tão próximos do fim.
Não queremos nos misturar com as nações porque queremos agradar a um familiar querido, esquecer de Jeová e virar as costas para ele. Queremos confiar totalmente nele. Queremos ouvir o conselho que vem de Jeová, ouvir o conselho que Josué disse na história bíblica. Quando ele morreu, houve paz e sossego, porque os juízes que vieram depois dele e o povo permaneceram em obediência a Jeová.
Eles ouviram aqueles últimos conselhos e envelheceram, não só queremos que queiramos viver para sempre por isso prestamos atenção ao último conselho de Josué à nação de Israel mas prestamos atenção a toda a palavra de Deus que tem um único propósito que sejamos felizes para sempre.
Comentários
Postar um comentário