Estudo de Livro de Congregação, Semana de 15 a 21 de novembro de 2021, Capítulo 16, Parágrafos 1-8, Respostas Sublinhadas.

Estudo de Livro de Congregação, 15-21 novembro de 2021, Capítulo 16, Parágrafos 1-8, Respostas Sublinhadas.

Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 16 par. 1-8 e vídeo.

1-3. a) Por que é provável que Ezequiel tenha congelado? E o que você descobre sobre como seria a destruição de Jerusalém? b) Que perguntas iremos responder a seguir?

Ezequiel foi congelado! Ele acaba de ter uma visão das coisas detestáveis ​​que os judeus apóstatas estão fazendo no templo em Jerusalém. * Esses rebeldes poluíram o próprio centro da adoração pura em Israel. Mas a coisa não termina aí. A terra de Judá também está poluída; Está cheio de violência e parece que a situação não vai melhorar. Jeová fica extremamente ofendido com o que seu povo escolhido está fazendo; É por isso que ele diz a Ezequiel: "Agirei com fúria" (Ezequiel 8:17, 18).

Jerusalém e seu outrora templo sagrado são o alvo da fúria de Jeová hoje e logo serão destruídos. Como dói em Ezequiel descobrir isso! É normal que o profeta agora se pergunte: “E os judeus fiéis que ficaram na cidade? Eles vão sobreviver? E, em caso afirmativo, como? Ezequiel imediatamente obtém a resposta: assim que ouve a severa sentença contra Jerusalém, ele ouve uma voz alta que reúne aqueles que vão cumprir a sentença ou castigo divino (Ezequiel 9: 1). À medida que a visão continua, o profeta descobre que os justos não serão eliminados junto com os iníquos. Que alívio saber que os fiéis sobreviverão!

À medida que o fim desse sistema maligno se aproxima, nós também podemos nos perguntar quem sobreviverá à futura grande destruição. Agora vamos responder a três perguntas: 1) O que continuou a acontecer na visão ?; 2) Como a visão foi cumprida no tempo de Ezequiel? e 3) O que essa visão profética significa para nós?

“Reúna aqueles que vão punir a cidade”

4. O que aconteceu a seguir na visão?

O que acontece agora na visão? (Leia Ezequiel 9: 1-11). Ezequiel viu sete homens que “vieram do lado da porta de cima que dá para o norte”, talvez de onde estava o símbolo do ciúme ou as mulheres que choravam pelo deus Tamuz (Ezequiel 8: 3, 14). Os sete homens entraram no pátio interno do templo e ficaram ao lado do altar sacrificial de cobre. Mas eles não estavam lá para fazer sacrifícios. A essa altura, Jeová não estava mais aceitando sacrifícios no templo. Seis desses homens foram "com sua arma esmagadora na mão". E o sétimo era bem diferente: vestia-se de linho e não portava arma, mas "tinteiro de secretária" ou, segundo o bilhete, "estojo com ferramentas de escrita".

5, 6. A que conclusão podemos chegar sobre as pessoas que receberam a marca? (Veja o desenho no início).

O que deveria fazer o homem que carregava o tinteiro? Jeová lhe deu uma missão muito importante: "Ande pela cidade, rodeie Jerusalém e marque a testa de todos os que suspiram e choram todas as coisas detestáveis ​​que se fazem na cidade." Naquela época, Ezequiel pode ter se lembrado dos israelitas fiéis que viviam no Egito. Eles marcaram o batente da porta de sua casa com sangue como um sinal para que seu primogênito não morresse (Êxodo 12: 7, 22, 23). Na visão de Ezequiel, a marca do homem com o tinteiro teria uma função semelhante? Aqueles que carregam essa marca seriam salvos da destruição de Jerusalém?

Para descobrir, vamos pensar no propósito da marca. Ele teve que se colocar na testa de quem estava suspirando e lamentando sobre as coisas detestáveis ​​que estavam acontecendo na cidade. A que conclusão isso pode nos levar? Por um lado, aqueles que foram marcados estavam profundamente angustiados pela idolatria praticada no templo, mas também pela violência, imoralidade sexual e corrupção que reinava em Jerusalém (Ez 22: 9-12). Além disso, é provável que não tenham escondido o que pensaram. Eles eram boas pessoas e, por suas palavras e ações, mostraram que estavam apegados à adoração pura e que eram contra o que estava sendo feito no país. É por isso que Jeová teria misericórdia deles e os salvaria.

7, 8. Que missão os homens armados tinham que cumprir? E como tudo acabou?

E que missão os seis homens armados tiveram que cumprir? Ezequiel escuta as instruções que Jeová lhes dá: eles devem seguir o homem que carrega o tinteiro e matar a todos, exceto os que têm a marca na testa. “Comecem com o santuário”, Jeová lhes ordena (Ezequiel 9: 6). Os seis homens teriam que começar no coração de Jerusalém, o templo, que não era mais considerado santo por Jeová. Os primeiros a serem executados foram “os anciãos que estavam em frente ao templo”: os 70 anciãos de Israel que estavam no templo oferecendo incenso a falsos deuses (Ezequiel 8:11, 12; 9: 6).

Como tudo isso acabou? Ezequiel, ainda muito atento à visão, ouve o homem com o tinteiro dizer a Jeová: “Fiz exatamente o que me mandaste” (Eze. 9:11). Mas o que aconteceu no final com os habitantes de Jerusalém? Sobreviveu alguma pessoa fiel?

Comentários