Estudo da Sentinela, semana de 22 a 28 de novembro de 2021, Aproxime-se de nossa família espiritual, respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 22 a 28 de novembro de 2021, Achegue-se a Nossa Família Espiritual, Respostas sublinhadas.

1. Que relacionamento os seres humanos fiéis podem ter com Jeová?

Jeová tem uma família de servos que o adoram. Entre eles estão Jesus, que é "o primogênito de toda a criação", e incontáveis ​​anjos (Colossenses 1:15; Salmos 103: 20). Quando Jesus estava na Terra, ele mostrou que os seres humanos fiéis podem ver a Jeová como seu Pai. Certa ocasião, quando estava falando com seus discípulos, ele se referiu a Jeová como “meu Pai e vosso Pai” (João 20:17). Além disso, quando dedicamos nossa vida a Jeová e somos batizados, nos tornamos uma amorosa família de irmãos e irmãs. - Marcos 10:29, 30.

2. O que iremos analisar neste artigo?

Alguns servos de Deus acham difícil ver a Jeová como um Pai amoroso. Outros podem não saber como demonstrar amor aos irmãos. Neste artigo, veremos como Jesus nos ajuda a ver a Jeová como um Pai amoroso e achegado. Também veremos como podemos imitar a Jeová ao lidar com nossos irmãos.

JEOVÁ QUER QUE NÓS SE APROXIMEMOS DELE

3. Por que a oração do Senhor nos aproxima de Jeová?

Jeová é um Pai atencioso, e Jesus deseja que o vejamos como ele o vê: como um pai atencioso com quem podemos conversar a qualquer hora, não como uma pessoa fria que tem autoridade sobre nós. Jesus deixou isso claro quando, ao ensinar seus discípulos a orar, ele começou com estas palavras: “Pai nosso” (Mt 6: 9). Jesus poderia ter dito para se dirigir a Jeová como “o Todo-Poderoso”, “o Criador” ou “Rei da eternidade”, que são títulos muito apropriados encontrados na Bíblia (Gênesis 49:25; Isa. 40:28).; 1 Tim. 1:17). Mas ele usou um termo mais afetuoso, como "Pai".

4. Por que sabemos que Jeová deseja que nos acheguemos a ele?

É difícil para nós ver a Jeová como um Pai amoroso? Alguns de nós, sim. Isso pode acontecer conosco porque tivemos uma infância difícil. É muito reconfortante saber que ele entende como nos sentimos e quer estar perto de nós. Por isso, a sua Palavra nos convida da seguinte maneira: «Cheguei a Deus, e ele se aproximará de vós» (Tiago 4, 8). Jeová nos ama e nos diz que ele é o melhor Pai que podemos ter.

5. De acordo com Lucas 10:22, por que Jesus pode nos ajudar a nos achegar mais a Jeová?

Jesus pode nos ajudar a achegar-nos mais a Jeová. Ele o conhece muito bem e reflete suas qualidades perfeitamente. É por isso que ele disse: "Quem me vê, também vê o Pai" (João 14: 9). Como um irmão mais velho, Jesus nos ensina a respeitar e obedecer a nosso Pai, agradá-lo e ganhar sua aprovação. Mas, acima de tudo, o que ele fez quando estava na Terra nos mostra que Jeová é muito bom e amoroso. - Leia Lucas 10:22. Vejamos alguns exemplos disso.

6. Por que podemos dizer que Jeová deu atenção a Jesus?

Jeová escuta seus filhos. Vamos ver como ele prestou atenção ao seu filho primogênito. Sem dúvida, ele ouviu as muitas orações que Jesus fez quando estava na terra (Lucas 5:16). Ele o fez quando pediu ajuda em assuntos importantes, como quando escolheu seus 12 apóstolos (Lucas 6:12, 13). Jeová também o ouvia quando ele ia a ele em tempos de aflição. Pouco antes de Judas traí-lo, ele implorou a seu Pai que o ajudasse com a provação que estava prestes a enfrentar. Jeová não apenas ouviu seu querido Filho, mas enviou um anjo para fortalecê-lo (Lucas 22: 41-44).

ILUSTRAÇÃO:

Por ser um Pai amoroso, Jeová fortaleceu seu Filho por meio de um anjo. (Veja o parágrafo 6.) *

7. Como você se sente sabendo que Jeová ouve suas orações?

Hoje, Jeová também nos ouve quando oramos a ele e nos responde na hora certa e da melhor maneira possível. - Sal. 116: 1, 2. Uma irmã da Índia experimentou em primeira mão. Ela estava sofrendo de profunda ansiedade e implorou a ajuda de Jeová. Ele diz: “O programa JW Broadcasting® de maio de 2019, que falava sobre como lidar com preocupações e ansiedade, era exatamente o que eu precisava. Foi a resposta às minhas orações ”.

8. De que maneiras Jeová mostrou seu amor por Jesus?

Jeová mostra seu amor por nós assim como mostrou seu Filho quando estava na Terra. - João 5:20. Ele atendeu a todas as suas necessidades espirituais, emocionais e físicas. E ele não hesitou em expressar seu amor e aprovação (Mt 3:16, 17). Jesus nunca se sentiu sozinho, sabendo que sempre contou com seu amoroso Pai celestial (João 8:16).

9. Que evidência temos de que Jeová nos ama?

Como Jesus, todos nós já sentimos o amor de Jeová em muitas ocasiões. Pense nisto: Jeová nos trouxe a ele e nos deu uma família espiritual cheia de amor e união que nos faz felizes e nos apóia emocionalmente. - João 6:44. Também nos dá um suprimento constante de alimento espiritual nutritivo. E nos ajuda a atender às necessidades físicas de cada dia (Mt 6:31, 32). Quando pensamos no amor de Jeová por nós, nosso amor por ele aumenta.

DEIXE-NOS TRATAR NOSSA FAMÍLIA ESPIRITUAL COMO JEOVÁ O FAZ

10. Como podemos imitar o amor de Jeová por nossos irmãos?

Jeová ama nossos irmãos. Mas nem sempre é fácil para nós sentir amor por eles e expressar isso a eles. Às vezes é porque temos culturas diferentes ou porque crescemos em circunstâncias muito diferentes. E todos cometemos erros que podem decepcionar ou aborrecer outras pessoas. Mesmo assim, podemos contribuir para o amor em nossa família espiritual por amar nossos irmãos, assim como Jeová ama. - Efésios 5: 1, 2; 1 João 4:19. Vamos ver o que seu exemplo nos ensina.

11. Como Jesus refletiu a “terna compaixão” de Jeová?

Jeová mostra “terna compaixão” (Lucas 1:78). A pessoa compassiva se preocupa ao ver os outros sofrendo e procura maneiras de ajudá-los e confortá-los. A maneira como Jesus tratava as pessoas era um reflexo da preocupação de Jeová por elas. - João 5:19. A Bíblia diz que, “quando ele viu as multidões, ficou profundamente comovido, porque foram maltratadas e abandonadas como ovelhas sem pastor” (Mateus 9:36). A compaixão de Jesus não se limitou a bons sentimentos. Ele curou os enfermos e ajudou aqueles que trabalhavam duro e estavam sobrecarregados (Mt 11: 28-30; 14:14).

12. De que maneiras práticas podemos mostrar compaixão?

Se quisermos mostrar preocupação e compaixão aos nossos irmãos, devemos pensar nos problemas que eles estão enfrentando. Por exemplo, uma irmã pode ter um sério problema de saúde. Ele nunca reclama, mas talvez aprecie uma ajudinha. É possível atender às necessidades físicas de sua família? Você gostaria que o ajudássemos a preparar as refeições ou limpar a casa? Ou suponha que um irmão perdeu o emprego. Podemos dar-lhe uma pequena ajuda financeira, talvez anonimamente, para ajudá-lo até encontrar trabalho.

13, 14. Como podemos seguir o exemplo de generosidade de Jeová?

Jeová é generoso (Mt 5:45). Se quisermos ser compassivos, não devemos esperar que nossos irmãos nos peçam ajuda. Podemos tomar a iniciativa, assim como Jeová faz. Todos os dias, ele faz o sol nascer sem pedirmos, e seu calor beneficia a todos, não apenas aqueles que são gratos. Jeová não nos mostra que nos ama, dando-nos o que precisamos? Quão bom e generoso ele é, e quanto o amamos por isso!

Muitos de nossos irmãos seguem o exemplo de nosso Pai celestial tomando iniciativa e sendo generosos. Vamos ver o que aconteceu em 2013, quando o Super Typhoon Haiyan varreu uma parte das Filipinas. Muitos irmãos perderam suas casas e tudo o que possuíam. Mas sua família espiritual de todo o mundo imediatamente veio em seu auxílio. Graças às doações e ao trabalho de muitos, foi possível realizar um projeto colossal que permitiu reparar ou reconstruir quase 750 casas em menos de um ano. E, durante a pandemia de COVID-19, as Testemunhas de Jeová se esforçaram para dar aos irmãos a ajuda de que precisavam. Quando estamos prontos para ajudar nossa família espiritual imediatamente, mostramos a eles que os amamos.

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: 1. Irmãos preparam caixas de comida em uma despensa. 2. Um irmão dá uma das caixas para uma família.

Vamos copiar o exemplo de Jeová e ser compassivos e generosos com nossos irmãos. (Veja os parágrafos 12-14). *

15, 16. Em harmonia com Lucas 6:36, o que devemos fazer se quisermos imitar nosso Pai celestial?

Jeová é misericordioso e nos perdoa (leia Lucas 6:36). Todos os dias, nosso Pai celestial nos mostra misericórdia (Salmos 103: 10-14). Da mesma forma, embora os discípulos de Jesus fossem imperfeitos, ele mostrou misericórdia e os perdoou. Ele chegou ao ponto de entregar sua vida para que nossos pecados pudessem ser perdoados (1 João 2: 1, 2). A misericórdia e o perdão de Jeová e Jesus não nos aproximam deles?

Quando perdoamos generosamente, fortalecemos o amor em nossa família espiritual (Ef 4:32). Claro, às vezes não é fácil perdoar, mas temos que trabalhar muito para isso. Uma irmã disse que o artigo de A Sentinela intitulado "Perdoem-se mutuamente com liberalidade" foi útil. * Ela escreve: “O estudo deste artigo me ajudou a ver o assunto de uma perspectiva diferente e mais positiva. Ele explicou que estar disposto a perdoar alguém não significa aprovar seu mau comportamento ou minimizar o dano que ele causa. Mas significa banir o ressentimento pelos erros dessa pessoa e não perder a paz. " Quando perdoamos generosamente nossos irmãos, mostramos que os amamos e que imitamos nosso Pai, Jeová.

VALORIZAMOS NOSSO LUGAR NESTA FAMÍLIA

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: 1. Uma mãe ajuda a filha pequena a fazer um desenho que incentiva um irmão que está na prisão. 2. O irmão na prisão sorri ao ver o desenho e a carta que lhe enviaram.

Jovens e idosos demonstraram interesse e afeto pelos irmãos. (Ver parágrafo 17) *

17. Conforme mostra Mateus 5:16, como podemos honrar nosso Pai celestial?

É uma grande honra pertencer a uma família internacional que se ama. E queremos que o maior número possível de pessoas também adore a Jeová conosco. Portanto, não queremos fazer nada que manche o nome de nosso Pai celestial ou de seu povo. Sempre tentamos nos comportar de maneira que as pessoas sejam atraídas pela mensagem das boas novas (leia Mateus 5:16).

18. O que nos ajudará a pregar com coragem?

Às vezes, alguns nos desprezam ou até nos perseguem porque somos obedientes ao nosso Pai celestial. O que podemos fazer se tivermos medo de falar a outras pessoas sobre nossas crenças? Lembremo-nos de que Jeová e seu Filho nos ajudarão. Jesus disse a seus discípulos para não se preocuparem com o que diriam ou como diriam. Ele explicou a eles: “Quando chegar a hora, eles serão informados sobre o que dizer. E não é só você que vai falar: o espírito de seu Pai falará por você ”(Mt 10:19, 20).

19. Como um estudante da Bíblia deu testemunho corajoso?

Vejamos o caso de um irmão chamado Robert. Quando ele estava apenas começando a estudar a Bíblia e tinha muito pouco conhecimento, ele teve que comparecer a um tribunal militar na África do Sul. Ele corajosamente explicou que por amor aos outros cristãos, ele não serviria no exército. É óbvio que ele valorizava seu lugar em nossa família espiritual. De repente, um dos juízes perguntou-lhe: "Quem são seus irmãos?" Robert não esperava essa pergunta, mas lembrou-se imediatamente da mensagem daquele dia. Era Mateus 12,50: “Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Embora Robert estivesse estudando a Bíblia há pouco tempo, o espírito de Jeová o ajudou a responder a essas e outras perguntas inesperadas. Jeová deve ter ficado muito orgulhoso dele!

20. O que devemos continuar fazendo? (João 17:11, 15).

Vamos continuar a valorizar a honra que temos de pertencer a uma amorosa família espiritual. Temos o melhor Pai que existe e muitos irmãos e irmãs que nos amam. Nunca vamos considerar tudo isso garantido. Satanás e seus seguidores malignos querem que duvidemos do amor de nosso Pai celestial e tentam quebrar nossa unidade. Em vez disso, Jesus orou por nós e pediu a Jeová que cuidasse de nós para que nossa família permanecesse unida. - Leia João 17:11, 15. E Jeová está respondendo a essa oração. Vamos imitar o exemplo de Jesus e nunca duvidar do amor e apoio de nosso Pai celestial. Vamos nos aproximar cada vez mais de nossa família espiritual.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que mostra que Jeová é um Pai amoroso?

Jeová quer que o chamemos de Pai Nosso. Ele também quer que nos aproximemos dele porque ele nos ama. Ele está sempre pronto para nos ouvir e responder às nossas orações em tempo hábil. Ele nos atraiu para sua família espiritual, fornece alimento espiritual nutritivo e nos ajuda a atender às necessidades físicas diárias.

De que maneiras podemos expressar amor a nossos irmãos?

Queremos não apenas dizer que amamos nossos irmãos, mas também mostrá-los. Talvez uma irmã com problemas de saúde precise de ajuda para preparar as refeições ou limpar a casa. Ou um irmão perdeu o emprego e, se possível, podemos ajudá-lo de alguma forma até que ele encontre um emprego. Também podemos perdoar generosamente para manter a unidade de nossa família espiritual.

Como mostramos que valorizamos pertencer a nossa família espiritual?

Queremos nos comportar de maneira apropriada para respeitar nosso Pai celestial. Busque a ajuda de Jeová para cumprir nosso ministério e valorizar a união de nossa família espiritual.

Comentários