Estudo da Sentinela, Semana de 15 a 21 de novembro de 2021, “Sacudirei todas as nações”, Respostas sublinhadas.
Estudo da Sentinela, 15 a 21 de novembro de 2021, “Sacudirei todas as nações”, Respostas sublinhadas.

1, 2. Que revolução simbólica foi prevista para nossos tempos?
"Em questão de minutos, as lojas e os prédios antigos começaram a desabar como um castelo de cartas." “As pessoas ficaram apavoradas [...]. Muitos disseram que durou alguns minutos, mas pareceu uma eternidade para mim. " Assim se expressaram alguns sobreviventes do terremoto que atingiu o Nepal em 2015. Se tivéssemos vivido uma experiência tão traumática, dificilmente a esqueceríamos.
Porém, neste exato momento, todos vivemos outro tipo de choque, que não atinge apenas uma cidade ou um país. Jeová está sacudindo todas as nações do mundo, e faz isso há décadas. Isto é o que Ageu profetizou: “Assim diz Jeová dos exércitos: 'Mais uma vez - em breve - abalarei os céus e a terra, o mar e a terra seca.'” - Ageu 2: 6.
3. Qual é a diferença entre esse tremor simbólico e um terremoto literal?
Ao contrário de um terremoto literal, que só traz destruição, o tremor de que fala Ageu produz bons resultados. O próprio Jeová disse: "Farei tremer todas as nações, e as coisas valiosas de todas as nações entrarão nesta casa e eu a encherei de glória" (Ageu 2: 7). O que essa profecia significava para aqueles que viveram na época de Ageu? E o que isso significa para nós hoje? Neste artigo, responderemos a essas perguntas e veremos como podemos participar do abalo das nações hoje.
UMA MENSAGEM ENCORAJADORA NOS DIAS ANTES
4. Por que Jeová enviou o profeta Ageu?
Jeová confiou ao profeta Ageu uma importante missão. Vamos ver por quê. Ageu foi provavelmente um dos que retornou a Jerusalém do exílio na Babilônia em 537 AC. Pouco depois de chegarem, aqueles servos fiéis lançaram o alicerce do templo, a casa de Jeová. - Esdras 3: 8, 10. Mas, infelizmente, eles mais tarde enfrentaram oposição, ficaram desanimados e abandonaram as obras (Esdras 4: 4; Ageu 1: 1, 2). Assim, em 520 DC, Jeová comissionou Ageu para ajudá-los a recuperar o entusiasmo e incentivá-los a terminar o templo. - Esdras 6:14, 15. *
5. Por que a mensagem de Ageu deve ter sido tão encorajadora para o povo de Deus?
A mensagem de Ageu tinha o objetivo de fortalecer a fé dos judeus em Jeová. Corajosamente, o profeta transmitiu as seguintes palavras aos desanimados: “Sejam fortes, todos vocês que vivem nesta terra”, diz Jeová, “e trabalhem. Pois eu estou contigo, declara Jeová dos exércitos ”(Ageu 2: 4). A expressão “Jeová dos exércitos” deve tê-los incentivado muito. Se quisessem ter sucesso, os judeus tinham de confiar em Jeová, que tem um enorme exército de anjos.
6. Quais seriam os efeitos do tremor predito por Ageu?
Jeová ordenou que Ageu dissesse aos judeus que iria sacudir simbolicamente todas as nações. Essa revelação garantiu aos que não haviam construído o templo que Jeová abalaria a Pérsia, a potência mundial que abrangia muitas nações naquela época. Que efeito esse tremor teria? Por um lado, o povo de Deus terminaria de construir o templo. Por outro lado, até mesmo pessoas não judias se juntariam a eles e adorariam a Jeová no templo restaurado. Certamente essa mensagem foi muito encorajadora para o povo de Deus (Zacarias 8: 9).
UMA OBRA QUE AGITA A TERRA NOS NOSSOS DIAS
7. Que trabalho estamos ajudando a fazer em nossos dias?
O que a profecia de Ageu significa para nós hoje? Mais uma vez, Jeová está sacudindo todas as nações, e desta vez nós o ajudamos a fazer isso. Considere o seguinte: em 1914, Jeová fez de Jesus Cristo Rei de seu Reino celestial (Sal. 2: 6). Para os líderes do mundo, o estabelecimento desse Reino era uma má notícia. Significava que “os tempos designados das nações” haviam se cumprido, ou seja, havia terminado o tempo em que não haveria governante para representar a Jeová. - Lucas 21:24. Em vista disso, o povo de Jeová tem dito às pessoas, especialmente desde 1919, que o Reino é a única esperança para a humanidade. Esta obra de pregar "as boas novas do Reino" abalou o mundo inteiro (Mt 24:14).
8. De acordo com o Salmo 2: 1-3, como a maioria das nações reagiu a essa mensagem?
Como as pessoas reagiram a esta mensagem? A maioria reagiu negativamente (leia Salmos 2: 1-3). As nações estão em alvoroço. Eles se recusam a aceitar o governante designado por Jeová. Eles não acreditam que a mensagem do Reino que pregamos sejam "boas novas". Na verdade, alguns governos até proibiram a pregação. E embora muitos dos governantes dessas nações afirmem servir a Deus, eles não querem abrir mão de seu poder e autoridade. Como no tempo de Jesus, hoje eles se opõem ao ungido de Jeová atacando seus servos leais (Atos 4: 25-28).
ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: 1. Ageu transmite uma mensagem aos judeus que pararam de reconstruir o templo devido ao desânimo. 2. Irmãos e irmãs anunciam um discurso de Joseph Rutherford com cartazes nas mãos e pendurados nos ombros. Alguns sinais dizem: "Sirva a Deus e a Cristo Rei". 3. Com a ajuda de “A Sentinela” número 2 de 2020, que fala sobre o Reino, um casal prega por carta e por telefone. 4. Jesus e seu exército de anjos vêm do céu para destruir os inimigos de Deus.
Você está participando ao máximo do trabalho de sacudir a Terra que está ocorrendo hoje? (Veja os parágrafos 7 e 8). *
9. Como Jeová reage à reação negativa das nações?
Como Jeová reage ao ver a reação negativa das nações? O Salmo 2: 10-12 diz: “Portanto, agora, reis, sejam perspicazes; aceitem a correção, juízes da terra. Sirva a Jeová com temor e regozije-se com tremor. Honre o filho; Do contrário, Deus ficará indignado e você morrerá no caminho, porque a fúria dele se inflama rapidamente. Felizes todos os que nele se refugiam! ”. Jeová é bom e dá a esses oponentes um período de tempo para mudar de ideia e aceitar seu Reino. Mas o tempo esta se esgotando. Vivemos nos “últimos dias” deste sistema (2 Tim. 3: 1; Isa. 61: 2). É mais urgente do que nunca que as pessoas aprendam a verdade e tomem a decisão de ficar do lado de Jeová.
UMA REAÇÃO POSITIVA AO CHOQUE
10. De acordo com Ageu 2: 7-9, que reação positiva haveria como resultado do tremor?
A sacudida simbólica que Ageu previu tem um efeito positivo em algumas pessoas. Ele explica que, como resultado do abalo, “coisas valiosas [isto é, pessoas de bom coração] de todas as nações” virão a adorar a Jeová (leia Ageu 2: 7-9). * Isaías e Miquéias também profetizaram que isso aconteceria "nos últimos dias" (Isaías 2: 2-4, nota; Miq. 4: 1, 2, nota).
11. Como um irmão reagiu ao ouvir a mensagem do Reino pela primeira vez?
Vamos ver como essa mensagem emocionante abalou um irmão chamado Ken, que serve na sede mundial. Já se passaram cerca de 40 anos desde que ele ouviu falar do Reino pela primeira vez, mas ele se lembra como se fosse ontem. Ele diz: “Quando ouvi a verdade da Palavra de Deus, fiquei feliz em saber que vivemos nos últimos dias deste sistema. Percebi que, para receber a aprovação de Deus e a vida eterna, precisava sair deste mundo instável e ficar firmemente ao lado de Jeová. Eu orei e imediatamente o fiz. Deixei este mundo para trás e me refugiei no Reino de Deus, que não pode ser abalado.
12. Como o templo espiritual de Jeová se encheu de glória nestes últimos dias?
É evidente que Jeová tem abençoado seu povo. Nestes últimos dias, vimos que o número de pessoas que o adoram aumentou de forma impressionante. Em 1914 éramos apenas alguns milhares. Agora somos mais de oito milhões de servos ativos de Deus, e a cada ano milhões mais se juntam a nós na celebração da Comemoração. Desse modo, “as coisas valiosas de todas as nações” encheram os pátios terrestres do templo espiritual de Jeová, representando tudo o que ele fez para que possamos adorá-lo da maneira certa. As mudanças que essas pessoas fazem quando assumem a nova personalidade também glorificam o nome de Jeová (Ef 4: 22-24).
13. Que outras profecias estão cumprindo esses eventos emocionantes? (Veja a imagem da capa).
Esses eventos emocionantes também cumprem outras profecias, como a do capítulo 60 de Isaías. O versículo 22 diz: “O mais pequeno se tornará mil, e o insignificante, uma nação poderosa. Eu, Jeová, apressarei isso no tempo devido. Porque tantas pessoas estão entrando no povo de Deus, algo maravilhoso acontece: essas “coisas valiosas” trazem consigo diferentes habilidades e um espírito de boa vontade para se juntar à pregação das “boas novas do Reino”. Como resultado, o povo de Jeová pode tirar proveito das habilidades que Isaías descreveu como “o leite das nações” (Isa. 60: 5, 16). Com a ajuda desses valiosos homens e mulheres, ele está sendo pregado em 240 países e territórios, e as publicações estão sendo publicadas em mais de 1.000 idiomas.
ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: Irmãos de diferentes culturas participam com alegria da pregação. 1. Uma irmã escreve uma carta. 2. Um casal prega ao telefone. 3. Um irmão escreve em um laptop. 4. Uma mãe ajuda a filha a escrever uma carta.
Os servos de Deus em todo o mundo têm pregado com alegria a mensagem do Reino de Deus às pessoas. (Ver parágrafo 13)
É HORA DE TOMAR UMA DECISÃO
14. Que decisão as pessoas devem tomar agora?
Neste tempo do fim, o abalo das nações está obrigando todas as pessoas a tomarem uma decisão: apoiarão o Reino de Deus ou confiarão nos governos deste mundo? Embora os servos de Jeová obedeçam às leis do país em que vivem, eles permanecem completamente neutros em questões políticas (Rom. 13: 1-7). Eles sabem que o Reino é a única solução para os problemas da humanidade, e que o Reino não faz parte deste mundo (João 18:36, 37).
15. Que grande teste de lealdade é previsto no livro de Apocalipse?
O livro de Apocalipse explica que nos últimos dias a lealdade do povo de Deus será testada. Isso significa que continuaremos a sofrer intensa perseguição e oposição. Os governos deste mundo exigirão que os adoremos e perseguirão aqueles que se recusarem a apoiá-los (Apocalipse 13:12, 15). E "a todos - pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos -" será imposta "a obrigação de ser marcado na mão direita ou na testa" (Ap 13:16). Nos tempos antigos, os escravos eram marcados com uma marca que identificava quem era seu mestre. Da mesma forma, em nossos dias, espera-se que todas as pessoas tenham uma marca simbólica na mão ou na testa. Em outras palavras, espera-se que todos mostrem por suas ações e pensamentos que pertencem e apóiam governos políticos.
16. Por que é urgente fortalecer nossa lealdade a Jeová agora?
E nós, o que vamos fazer? Vamos aceitar essa marca simbólica e dar nossa lealdade aos governos políticos? Aqueles que se recusarem a receber a marca enfrentarão dificuldades e perigos. O livro do Apocalipse prossegue dizendo que ninguém pode "comprar ou vender, exceto aquele que tem a marca" (Apocalipse 13:17). Mas os servos de Deus sabem o que ele fará àqueles com a marca (Ap 14: 9, 10). Portanto, em vez de usar essa marca, será como se eles escrevessem em sua mão: “Propriedade de Jeová” (Is 44: 5). Agora é a hora de garantir que nossa lealdade a Jeová seja firme. Se for, ele ficará feliz em dizer que pertencemos a ele.
O CHOQUE FINAL
17. O que devemos nos lembrar sobre a paciência de Jeová?
Jeová mostrou grande paciência nestes últimos dias. Ele não quer que ninguém seja destruído (2 Pedro 3: 9). Ele deu a todos a oportunidade de se arrepender e tomar a decisão certa. Mas sua paciência tem um limite. Aqueles que rejeitarem esta oportunidade se encontrarão na mesma situação que o faraó do tempo de Moisés. Jeová disse a ele: “Eu já poderia ter estendido a mão para punir você e seu povo com uma doença mortal, e você já teria desaparecido da terra. Mas eu vos deixei viver por esta razão: para vos mostrar o meu poder e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra ”(Êxodo 9:15, 16). No final das contas, todas as nações terão que saber que Jeová é o único Deus verdadeiro (Ezequiel 38:23). Como isso vai acontecer?
18. a) Que outro tipo de sacudida é descrito em Ageu 2: 6, 20-22? b) Como sabemos que as palavras de Ageu terão um cumprimento futuro?
Séculos depois da morte de Ageu, o apóstolo Paulo mostrou por inspiração divina que as palavras encontradas em Ageu 2: 6, 20-22 teriam um cumprimento futuro (leia). Paulo escreveu: “Agora ele prometeu: 'Mais uma vez, abalarei não só a terra, mas também o céu.' Agora, a expressão 'mais uma vez' indica que as coisas que são abaladas - as coisas que são feitas - serão removidas para que as coisas que não são abaladas permaneçam ”(Heb. 12:26, 27). Ao contrário do abalo mencionado em Ageu 2: 7, esse abalo significará a destruição eterna daqueles que, como Faraó, se recusam a reconhecer o direito de Jeová governar.
19. O que não será abalado, e como sabemos disso?
O que é que não será abalado ou removido? Paulo prosseguiu dizendo: "Visto que vamos receber um Reino que não pode ser abalado, continuemos a receber uma benignidade imerecida, para que por meio dela possamos prestar serviço sagrado a Deus como ele quiser, com temor de Deus e profundo respeito "(Hb 12:28). Na verdade, quando o grande choque final passar, a única coisa que permanecerá firme e de pé será o Reino de Deus (Salmos 110: 5, 6; Dn 2:44).
20. Que decisão as pessoas devem tomar e como podemos ajudá-las?
Não há tempo a perder. As pessoas devem escolher. Eles continuarão a apoiar o estilo de vida que este mundo promove e serão destruídos? Ou farão as mudanças necessárias para viver de acordo com a vontade de Deus e receber a vida eterna? (Heb. 12:25). Por meio da pregação, ajudamos as pessoas a tomar essa importante decisão. Por isso, continuemos a contribuir para que coisas mais valiosas sejam colocadas do lado do Reino de Deus. E tenhamos sempre em mente as palavras de nosso Senhor Jesus: "As boas novas do Reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim" (Mt 24:14) .
O QUE ESSES TEXTOS TE ENSINARAM SOBRE O AGITADO DAS NAÇÕES?
Salmo 2: 1-3
Ageu 2: 7-9
Ageu 2: 20-22
Comentários
Postar um comentário