Estudo da Sentinela, “Aproxime-se de nossa família espiritual”, Semana de 22 a 28 de novembro de 2021, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo da Sentinela, “Achegue-se a Nossa Família Espiritual”, 22 a 28 de novembro de 2021, Comentários e Respostas.

1. Que relacionamento os seres humanos fiéis podem ter com Jeová?

Podemos ter um relacionamento achegado com Jeová, como: Pai e filhos. Na verdade, Jesus se referiu a Jeová como “meu pai e seu pai”, indicando que, se nos dedicarmos a ele e formos batizados, nos tornaremos parte de “sua amorosa família” junto com nossos irmãos e irmãs.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como diz o tema deste artigo, é a nosso Pai a quem dedicamos nossa vida no batismo. Se nos aproximarmos Dele e O conhecermos, veremos que é assim e, além disso, temos o privilégio de pertencer à Sua amorosa família espiritual de irmãos e irmãs.

Eles podem ter um relacionamento muito próximo com ele, assim como um pai com seu filho, é por isso que Jesus em João 20:17 disse aos seus discípulos que ele também era o pai deles. E embora possamos perder muitos familiares e amigos em nossa tentativa de nos achegar mais a Deus, mas Marcos 10: 29,30 diz que, sem dúvida, por nos tornarmos servos de Jeová, ganharemos uma grande e bela família espiritual.

2. O que discutiremos neste artigo?

Veremos como Jesus nos ajuda a ver a Jeová como um Pai que nos ama e a quem podemos nos achegar. Também veremos como podemos imitar a Jeová ao lidar com nossos irmãos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Veremos como Jesus nos ajuda para que vejamos a Jeová como um Pai que nos ama e que, embora não o conheçamos, não possamos nos aproximar dele. Conhecê-lo e assim imitar os tratos de Jeová para com nossos irmãos.

JEOVÁ DESEJA QUE NÓS SE APROXIMEMOS DELE

3. Por que a oração do Senhor nos aproxima de Jeová?

Jesus, ao nos ensinar a Oração do Senhor, poderia ter dito que poderíamos nos dirigir a Jeová com qualquer um dos diferentes títulos sublimes que ele possui, como: "Todo-poderoso", "Criador", mas ele escolheu usar um termo afetuoso "Pai". Porque, ele quer que nos aproximemos do "Maior Ser do Universo" com a mesma atitude com que um filho se aproxima de seu querido pai, com profundo respeito mas, ao mesmo tempo, com total confiança.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Quando Jesus ensinou seus discípulos a orar, ele poderia ter dito a eles que se dirigissem a Jeová como "O Todo-Poderoso", "Criador" ou "Rei da eternidade", títulos que encontramos na Bíblia e são bastante apropriados para se dirigir a Jeová, mas em Mateus. 6: 9 vemos que Jesus usou um termo mais afetuoso referindo-se a Jeová como "Pai nosso".

Aproximamo-nos porque, por exemplo, o simples facto de se dirigir a ele com as palavras "Pai nosso" dá-nos a ideia de que podemos falar com ele quando quisermos e com grande confiança como um pai. Ele era como o Todo-Poderoso ou o Criador, mas ele queria que o víssemos da forma mais afetuosa.

4. Por que sabemos que Jeová deseja que nos acheguemos a ele?

Sabemos disso porque ele mesmo nos faz aquele convite, em sua palavra a Bíblia diz: "Aproxime-se de Deus e ele se aproximará de você." Isso nos mostra que Jeová deseja que nos “acheguemos a ele” porque ele nos ama e nos diz que ele é o melhor pai que podemos ter.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se tivemos uma infância complicada, pode ser difícil para nós ver a Jeová como um pai amoroso e ele entende os nossos sentimentos, por isso quer que nos sintamos próximos a ele e em sua palavra a Bíblia, em Tiago 4: 8 convida para nos aproximarmos de Deus e assim ele se aproximará de nós.

Visto que ele registrou isso em sua palavra, por exemplo, Tiago 4: 8 diz que Jeová deseja que nos aproximemos dele e, portanto, ele se aproximará de nós, mostrando assim o quanto nos ama.

5. De acordo com Lucas 10:22, por que Jesus pode nos ajudar a achegar-nos mais a Jeová?

Porque não há ninguém que conheça a Jeová melhor do que o próprio Jesus. Portanto, como diz este texto, Jesus, como irmão mais velho, pode “revelar-nos como é nosso Pai Jeová” e nos ensinar a respeitá-lo, obedecê-lo e ganhar sua aprovação. Mas, acima de tudo, pode nos ensinar que Jeová é muito bom e amoroso.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No texto que acabamos de ler, Jesus disse que ninguém sabe quem é o Pai senão o Filho, o que significa que ele o conhece muito bem e reflete perfeitamente suas qualidades maravilhosas, por isso nos ensina a respeitar e obedecer ao nosso pai e agrade-o e ganhe sua aprovação.

Porque ele o conhece muito bem e reflete perfeitamente a personalidade de Deus, então não há ninguém mais indicado para nos ajudar, pois Jesus pode nos ajudar a respeitar, obedecer e agradar ao nosso pai celestial.

6. Por que podemos dizer que Jeová deu atenção a Jesus?

Porque, por exemplo, a Bíblia diz em Lucas 6: 12,13 que “Jesus passou a noite inteira orando a seu Pai, provavelmente pedindo sua orientação e bênção, antes de tomar a importante decisão de escolher seus 12 apóstolos. Sabemos que Jeová "prestou atenção" nele porque, no dia seguinte, Jesus escolheu esses homens.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Também em tempos de angústia, Jeová deu ouvidos a Jesus, porque em Lucas 22: 41-44 diz que “quando ele implorou por ajuda, pouco antes de Judas o traiu e vieram as outras provações, Jeová, como um bom pai, deu ouvidos a ele e Ele enviou um anjo para fortalecê-lo.

Porque ele ouviu as muitas orações que Jesus fez quando estava na terra. Por exemplo, em Lucas 6: 12,13, vemos que Jesus orou a Jeová antes de escolher seus 12 apóstolos para pedir sua ajuda e orientação.

Porque as muitas vezes que Jesus orou a ele enquanto ele estava na terra, ele o ouviu e o que mais ele ofereceu sua ajuda, ele também o ouviu quando Jesus estava passando por grandes momentos de angústia, também a bíblia diz que ele o enviou um anjo para fortalecê-lo antes que ele fosse traído por Judas.

ILUSTRAÇÃO:

Por ser um Pai amoroso, Jeová fortaleceu seu Filho por meio de um anjo. (Veja o parágrafo 6.) *

7. Como você se sente sabendo que Jeová ouve suas orações?

Fico feliz e grato porque Jeová ouve minhas orações e as responde. Talvez em algumas ocasiões ele não responda imediatamente, mas sempre o faz, seja por meio de: algumas palavras de um irmão, um artigo em nossa revista ou programa Jw, uma conferência bíblica ou a própria Bíblia. O importante é que estou convencido e feliz de que Jeová ouve minhas orações e as responde na hora certa.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Hoje Jeová também nos ouve quando oramos a ele e nos responde no momento certo e isso nos faz ver que ele nos conhece como era de seu filho Jesus e não nos deixa a sós em nenhum momento e saber disso nos ajuda para fortalecer nossa fé em Jeová.

A mesma coisa aconteceu a muitas de nós quanto à irmã da experiência mencionada no parágrafo, porque quando mais precisamos e imploramos a ajuda de Jeová, ele sempre respondeu a nós com a ajuda de um irmão, um discurso ou um programa de Radiodifusão, e sem dúvida isso nos enche de imensa alegria saber que temos um pai amoroso pronto para nos ajudar.

8. De que maneiras Jeová mostrou seu amor por Jesus?

Jeová demonstrou amor a Jesus em palavras e ações. Por exemplo, quando Jesus foi batizado, Jeová expressou seu amor e aprovação dizendo: "Ele era seu filho amado e tinha sua aprovação". Também em João 8:16 o próprio Jesus disse: que "nunca se sentiu só, porque seu Pai amoroso, que o enviou, estava sempre com ele", de modo que Jesus, no cumprimento do seu ministério, sentiu o apoio e o amor de seu Pai, Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois Jeová cuidou de todas as suas necessidades, tanto espirituais como emocionais e físicas. Em Mateus 3: 16,17 vemos que quando Jesus foi batizado, Jeová hesitou em expressar sua aprovação e estava sempre com ele, o que fazia com que Jesus nunca se sentisse sozinho, pois sempre contava com o apoio de seu pai.

De muitas maneiras, por exemplo, atendeu a todas as suas necessidades, e sempre mostrou seu amor e aprovação, uma amostra disso foi quando Jesus foi batizado e ele do céu disse: "Este é o meu filho amado a quem eu aprovei", então Jesus sempre poderia dizer que seu pai estava com ele.

9. Que evidência temos de que Jeová nos ama?

Uma prova do amor que Jeová tem por nós é: ele nos atraiu à verdade e nos permite fazer parte de uma grande família espiritual cheia de amor e união. Além disso, dá-nos alimento espiritual nutritivo constante e abundante. Outra prova de seu amor é que, todos os dias, ele atende às necessidades físicas de que necessitamos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A prova mais óbvia disso é que Jeová nos atraiu a ele e nos deu uma família espiritual que nos sustenta em todos os momentos e nos faz felizes, e sempre nos dá alimento espiritual para fortalecer nossa fé.

Ele também nos mostra todos os dias, dando-nos o que precisamos para viver, visto que, como diz em Mateus 6:32, ele sabe que precisamos dessas coisas e diariamente nos dá o que é necessário para atender a essas necessidades físicas.

Muitas provas, como o facto de nos ter atraído para a sua cidade onde temos uma família espiritual maravilhosa, amorosa e unida onde somos muito felizes, também nos dá todo o alimento espiritual de que necessitamos e também nos ajuda a satisfazer as nossas necessidades físicas.

TRATAMOS NOSSA FAMÍLIA ESPIRITUAL COMO JEOVÁ O FAZ

10. Como podemos imitar o amor de Jeová por nossos irmãos?

Em 1 João 4:19, João nos aconselha a imitar a Jeová Deus em amor, ele disse: "Nós amamos porque ele nos amou primeiro." Portanto, se algum de nós achar difícil sentir, mostrar ou expressar amor por nossos irmãos e irmãs, devemos nos esforçar para imitar a Jeová, que ama todas as pessoas, independentemente de sua cultura ou passado, ajudando assim a alcançar o amor em nossa família espiritual.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Nem sempre é fácil para nós sentir amor por nossos irmãos e expressá-lo a eles, talvez porque tenhamos culturas ou formas de pensar diferentes. Embora todos cometamos erros que podem decepcionar outros, podemos contribuir para a paz entre nossos irmãos imitando o exemplo de Jeová e amando nossos irmãos.

Jeová ama todos os seus servos, por isso devemos fazer o mesmo, mesmo que às vezes nos complicemos pelo fato de sermos imperfeitos e errarmos, ou pela nossa maneira de criar, mas ainda assim nos esforçamos para amar nossos irmãos e assim contribuir para a unidade.

11. Como Jesus refletiu a “terna compaixão” de Jeová?

Jesus refletia a mesma compaixão de seu Pai, procurava uma forma de ajudar e confortar as pessoas que sofriam. Por exemplo, Mateus 11: 28-30 diz que ele "convidou todos os que estão exaustos de trabalho árduo a aceitar o seu jugo, que é fácil de suportar e traria alívio". Além disso, ele não se limitou a dar conforto apenas com palavras, mas foi além, porque "sua terna compaixão" o movia a curar aqueles que estavam fisicamente enfermos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Uma pessoa compassiva se preocupa quando vê os outros sofrendo e procura maneiras de confortá-los e ajudá-los. Jesus era assim e podemos ver isso em Mateus 9:36 onde ele diz que, “Quando ele viu as multidões, ficou profundamente comovido, porque elas foram maltratadas e abandonadas como ovelhas sem pastor”.

De muitas maneiras, por exemplo, ele ficou muito comovido ao ver as pessoas sofrerem por não terem bons guias espirituais e ele não se limitou a isso, mas fez algo por elas ao curar os enfermos e dar alívio aos que precisavam.

12. De que maneiras práticas podemos mostrar compaixão?

Por exemplo, talvez uma irmã tenha um sério problema de saúde e seja difícil para ela atender às necessidades físicas de sua família; neste caso, uma forma prática de mostrar compaixão é ajudá-la a preparar uma refeição ou limpar a casa. Ou pode ser que um irmão tenha ficado sem trabalho, seria compassivo e amoroso se lhe demos alguma ajuda financeira, talvez anonimamente, para ajudá-lo até que encontre um emprego.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se quisermos mostrar compaixão e preocupação por nossos irmãos, devemos pensar nos problemas que eles estão enfrentando. Por exemplo, uma irmã pode ter um sério problema de saúde e talvez pudéssemos cuidar das necessidades físicas de sua família ajudando-a a limpar a casa ou fazendo comida para ela. Podemos saber de um irmão que perdeu o emprego e poderíamos dar-lhe ajuda financeira para ajudá-lo até que encontre um emprego ou fazer uma compra para ele, para que ele tenha o básico.

Por exemplo, se uma irmã está passando por um problema de saúde e mesmo que ela não procure ajuda, podemos providenciar, talvez ajudando-a a preparar as refeições ou limpar a casa, ou se um irmão estiver desempregado, podemos dar-lhe alguns pequenos ajuda financeira anonimamente.

13, 14. Como podemos seguir o exemplo de generosidade de Jeová?

Jeová toma a iniciativa de ser generoso, em Mateus 5:45 diz que "Ele faz nascer o seu sol sobre os ímpios e bons e faz chover sobre os justos e os injustos" sem que tenhamos que lhe pedir, então se queremos para imitá-lo, não devemos esperar que nossos irmãos nos peçam ajuda, mas tomemos a iniciativa e a dêmos quando percebermos que precisam. Esta pandemia tem sido uma oportunidade para mostrar compaixão e generosidade entre nós, muitos de nós tomamos a iniciativa de compartilhar alimentos ou itens essenciais. Quando estamos prontos para ajudar, demonstramos "o amor verdadeiro que existe em nossa família espiritual".

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Demonstramos isso não esperando que nossos irmãos nos peçam ajuda, mas tomando a iniciativa, assim como Jeová nos dá o que precisamos todos os dias sem que peçamos, por exemplo, todos os dias ele faz o sol nascer sem que peçamos. podemos nos beneficiar do calor que ele emite.

Podemos seguir o exemplo deles se tomarmos a iniciativa de ser generosos, por exemplo, temos a experiência de quando ocorreu um desastre natural nas Filipinas em 2013, muitos irmãos perderam suas casas e todos os seus bens, mas muitos irmãos vieram em seu auxílio e em menos de um ano reconstruíram 750 casas e, recentemente, com a pandemia, vimos quantos irmãos se esforçaram para ajudar os que mais precisam na congregação.

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: 1. Irmãos preparam caixas de comida em uma despensa. 2. Um irmão dá uma das caixas para uma família.

Vamos copiar o exemplo de Jeová e ser compassivos e generosos com nossos irmãos. (Veja os parágrafos 12-14). *

15, 16. Em harmonia com Lucas 6:36, o que devemos fazer se quisermos imitar nosso Pai celestial?

Como este texto diz, devemos ser “misericordiosos” e perdoar como Jeová faz. É verdade que não é fácil perdoar, mas como uma irmã disse, “perdoar alguém não significa aprovar seu mau comportamento ou minimizar o dano que ele causa, ao contrário, significa banir o ressentimento pelas más ações daquela pessoa e para não perder a paz ». Portanto, se perdoarmos generosamente nossos irmãos, imitaremos a Jeová e o amor em nossa família espiritual será fortalecido.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos ser misericordiosos e perdoar nossos irmãos assim como Jeová nos faz. No Salmo 103: 10-14 vemos que Jeová não nos tratou de acordo com nossos pecados nem nos deu o que merecemos por nossos erros, mas os colocou tão longe quanto o leste está do oeste e é isso que devemos fazer com nossos irmãos.

Se quisermos imitar a Jeová, devemos perdoar generosamente, embora não seja fácil, mas temos que fazer um esforço, por exemplo, uma irmã comenta que um artigo da torre de vigia a ajudou muito, onde foi explicado que estar disposta a perdoar não significa concordar com o erro da pessoa, mas sim eliminar o ressentimento pelo erro que cometeu.

VALORIZAMOS NOSSO LUGAR NESTA FAMÍLIA

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: 1. Uma mãe ajuda sua filha pequena a fazer um desenho que incentiva um irmão que está na prisão. 2. O irmão na prisão sorri ao ver o desenho e a carta que lhe enviaram.

Jovens e adultos demonstram interesse e afeto pelos irmãos. (Ver parágrafo 17) *

17. Conforme mostra Mateus 5:16, como podemos honrar nosso Pai celestial?

Podemos fazê-lo “fazendo brilhar a nossa luz e fazer boas obras aos olhos do povo”, por isso o nosso comportamento deve ser adequado, dessa forma as pessoas serão atraídas para a mensagem das boas novas e acima de tudo “daremos glória e honrar a Jeová ".

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Queremos que o maior número possível de pessoas adore a Jeová, por isso não queremos fazer nada para manchar o nome de Jeová e sempre tentamos nos comportar de maneira a atrair as pessoas à mensagem das boas novas que levamos.

Como este texto diz que podemos honrar nosso Deus se brilharmos nossa luz aos olhos dos outros, ou seja, devemos nos comportar de uma forma que as pessoas sejam atraídas para a verdade.

18. O que nos ajudará a pregar com coragem?

O que nos ajudará a estar presentes no que Jesus disse em Mateus 10: 19,20, aí ele disse: que não devemos nos preocupar em pensar no que íamos dizer ou como o íamos dizer. Ele explicou: "Quando chegar a hora, o espírito de nosso pai Jeová falará por nós." Portanto, quando pregamos, não estamos sozinhos, temos a ajuda de Jeová, Jesus e do espírito santo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Lembrar-se de que Jeová e Jesus nos ajudarão. Jesus disse aos seus discípulos para não ficarem preocupados com o que iriam dizer ou como dizer e em Mateus 10: 19,29 ele explicou que seria o espírito de Jeová quem falaria por eles e que quando chegasse a hora ele diria eles o que o que eles deveriam dizer.

Lembrando que temos a ajuda de Jeová e de Jesus, porque Jesus prometeu que por meio do espírito santo nos daria as palavras precisas para tocar o coração das pessoas.

19. Como um estudante da Bíblia deu testemunho corajoso?

Ele o fez quando teve que comparecer a um tribunal militar na África do Sul. Lá ele explicou que por amor a seus irmãos, ele não serviria no exército. Mas, de repente, um dos juízes perguntou-lhe: "Quem eram seus irmãos?" Ele não esperava essa pergunta, mas lembrou-se imediatamente do texto daquele dia. Mateus 12:50 diz: “Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Portanto, o espírito de Jeová o ajudou a responder essas e outras perguntas inesperadas. Seu exemplo nos mostra que podemos pregar com coragem em situações difíceis.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Quando ele estava apenas começando a estudar a Bíblia e tinha muito pouco conhecimento, Robert teve que comparecer a um tribunal militar na África do Sul. Ele explicou que não serviu no exército por amor aos irmãos. Quando um juiz perguntou quem eram seus irmãos, ele se lembrou do texto de Mateus 12:50 e o citou para ele. Embora ele já estivesse estudando a Bíblia por um curto período, o espírito de Jeová o ajudou a responder a essas e outras perguntas que foram feitas e assim dar testemunho da palavra de Jeová.

Temos o caso desse irmão que quando estava apenas estudando a Bíblia, teve que comparecer ao tribunal porque não queria fazer o serviço militar, ele disse aos juízes que o fazia como mestre de seus irmãos.

20. O que devemos continuar fazendo? (João 17:11, 15).

Devemos continuar a valorizar a honra que temos de pertencer a uma família espiritual amorosa: temos o melhor pai e muitos irmãos e irmãs que nos amam. Jesus sabe como é importante a união de nossa família espiritual, por isso, em João 17: 11,15, ele pediu a Jeová que cuidasse de nós de Satanás e de seus seguidores malignos, que querem nos fazer duvidar do amor de nosso Pai e tentar quebrar nossa união. Não vamos permitir, pelo contrário, vamos nos aproximando cada vez mais de nossa família espiritual.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos continuar a valorizar a honra que temos de fazer parte desta família maravilhosa. Satanás quer que duvidemos do amor de Jeová por nós e tenta quebrar nossa união, por isso devemos imitar Jesus e nunca duvidar do amor de Jeová e nunca duvidar do amor de Jeová e ficar cada vez mais perto dele e de nossa família espiritual.

Devemos continuar valorizando a honra de pertencer a uma bela família espiritual, também temos o amor e a proteção do Todo-Poderoso do universo, por isso vamos continuar nos esforçando para manter nossa grande família unida.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que mostra que Jeová é um Pai amoroso?

Jeová nos mostra que é um Pai amoroso porque nos atraiu a ele e nos deu uma família espiritual cheia de amor e união. Também nos dá alimento espiritual nutritivo constante e abundante. E nos ajuda a atender às necessidades físicas de cada dia. Também ouça e responda nossas orações na hora certa e da melhor maneira possível.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Saber que deseja que nos aproximemos dele e que ouve cada uma de nossas orações e responde a nós na hora certa. Ele também nos mostra isso nos dando o que é necessário todos os dias e o alimento espiritual que ele nos dá constantemente.

Por exemplo, o fato de ele nos convidar a nos aproximar dele, embora sejamos imperfeitos e ele seja o ser mais poderoso do universo, ele também nos ouve como ouviu seu filho quando ele estava aqui na terra.

De que maneiras podemos expressar amor a nossos irmãos?

1) Ter compaixão por eles e pensar sobre os problemas pelos quais estão passando para ajudá-los de forma prática. Como, por exemplo, ajudá-los a preparar uma refeição, dar o exemplo, ajudá-los a preparar uma refeição, realizar uma tarefa ou dar-lhes alguma ajuda financeira se estiverem desempregados. 2) Podemos também ser generosos e tomar a iniciativa de ajudar e não esperar que eles nos peçam. 3) Além disso, podemos ser misericordiosos e nos esforçar para perdoar, quando o fazemos, promovemos a paz e a união e convidamos nosso pai, Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por mostrar compaixão e preocupação por eles e ser generoso com eles assim como Jeová é generoso conosco.

Por exemplo, se uma irmã está passando por um problema de saúde e mesmo que ela não procure ajuda, podemos ajudá-la, talvez ajudando-a a preparar as refeições ou limpar a casa.

Como mostramos que valorizamos pertencer a nossa família espiritual?

Valorizamos nossa família espiritual quando demonstramos por meio de nossas palavras e ações que servimos a Jeová e não permitimos que Satanás e seus seguidores iníquos duvidem do amor de nosso pai celestial ou de nossos irmãos e irmãs. Em vez disso, somos gratos a cada dia por fazer parte de "uma família espiritual unida e amorosa".

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por querer que o maior número possível de pessoas se unisse a esta família maravilhosa e adorar a Jeová, e também por tentar não fazer nada que manche o nome de Jeová.

Nunca duvidando do apoio e amor que Jeová nos dá, também se comportando de maneira digna de seus servos, o que por sua vez atrairá mais pessoas à verdade e pregará com coragem.

Comentários