Encontré Joyas Espirituais: 22 a 28 de novembro de 2021, Juízes 1 a 3.
Vamos Encontrar Pérolas Escondidas (10 min.)
Qui 2: 10-12. O que aprendemos com o mau exemplo desses israelitas? (w05 1/15 24 ¶7)
Ela nos ensina que, como humanos imperfeitos, podemos facilmente esquecer "todas as ações ou atos de benevolência que Jeová fez por nós". Para evitar isso, devemos ter um programa de estudo da Bíblia, e nós, pais, devemos nos esforçar para gravar a verdade da Palavra de Deus no coração de nossos filhos, para que não se esqueçam de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Devemos ter um programa de estudo da Bíblia para "não nos esquecermos das obras de Jeová". Os pais devem gravar a verdade da Palavra de Deus no coração de seus filhos. Apesar de todos os esforços da parte dos pais, há alguns filhos que são ingratos a Deus e a seus pais e não se importam com todo o bem que foi feito por eles e acabam falhando a Jeová. Os pais devem permanecer leais a Jeová.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Juízes 1: 1. Ele menciona que os israelitas consultaram a Jeová, é importante que antes de tomar uma decisão, principalmente aquelas que poderiam ter mudanças em nossas vidas, consultemos a Jeová, para isso devemos confiar nos princípios bíblicos, e temos os anciãos da congregação e também Cristãos maduros, devemos apreciar e valorizar essas ajudas e levá-las em consideração, o não cumprimento pode levar a muitas dores e problemas.
Juízes 1: 6. É um detalhe interessante que os israelitas faziam para tirar o polegar de seus inimigos, o motivo é que a pessoa que perdeu aqueles dedos evidentemente estava impossibilitada de fazer qualquer ação militar. Como pode um soldado empunhar uma espada ou lança sem polegares? E a perda dos dedões dos pés o impediria de se equilibrar bem.
Juízes 1: 7. O dano que este homem causou aos outros não ficou impune, agora eles fizeram o que ele havia feito no passado, devemos nos esforçar para estar em paz com todos, evitar ferir os outros para abusar de nossa posição de autoridade já que no momento Less pensou, as circunstâncias mudam e o que fazemos volta para nós mais tarde.
Juízes 1:26. Ele menciona um homem de Betel que ajudou os israelitas da casa de José a demolir a cidade. Assim como Raabe e sua família, ao contrário de Raabe, ela não estava interessada em ficar com os israelitas, mas sim em ficar com eles. Se não foi para a terra dos hititas e construiu ali a cidade que chamou de luz, certamente em memória de sua cidade natal, tudo isso parece indicar que ele não ajudou os israelitas por medo e genuíno apreço por Jeová, o Deus de Israel. O fato de a Bíblia não citar seu nome indica que ela não recebeu nenhum reconhecimento, ao contrário do caso de Raabe.
Juízes 2: 2. Nos ensina uma lição valiosa sobre a qual devemos refletir seriamente: participamos obedientemente da comissão de pregar o Reino e fazer discípulos? A Escritura nos assegura que esta obra também tem apoio angelical e será concluída para a satisfação de Deus. Como já observado, muitos israelitas sucumbiram à falta de fé e zelo para cumprir a ordem de Deus de exterminar os cananeus. Da mesma forma, os cristãos hoje devem estar vigilantes contra o esfriamento em seu zelo pela obra que Jesus deu a seus seguidores como uma comissão.
Juízes 2: 1-3. Nos ensina que os anjos estão nos observando e observando nosso comportamento, na verdade a Bíblia diz em 1 Coríntios 4: 9 que somos um show teatral para eles, então isso nos faz pensar sobre que tipo de comportamento ou comportamento estamos manifestando, todos isso resultará em bênção, alegria e paz, ou lamentar e chorar.
Juízes 2:17. A palavra "apostasia" vem de um termo grego que significa "colocar-se fora, dar-se, deserção, rebelião, abandono". O primeiro a se afastar da adoração verdadeira de Jeová foi Satanás, o Diabo. Ele foi, portanto, o primeiro a apostar. Ele fez o primeiro par humano jogar. Bem no início da história de Israel, houve aqueles que "se afastaram" ou se desviaram da adoração verdadeira. Portanto, não é surpreendente que alguns que tiveram bons pais, bons professores deixem a verdade, o importante é continuar trabalhando nossa própria salvação.
Juízes 1: 23-26. Um homem de Betel ajudou os israelitas da casa de José a demolir a cidade, mas, ao contrário de Raabe, Raabe não estava interessada em ficar com os israelitas, mas em vez disso foi para a terra dos hititas. O que indica que a ajuda deles não foi motivada pelo temor e apreço por Jeová. Isso me ensina: que atos ocasionais de bondade não indicam necessariamente uma atitude de temor ou apreço por Jeová. Portanto, é importante compreendermos que “não basta” apenas “ser bom”. Em vez disso, devemos nos esforçar para obter a aprovação de Jeová. Se o fizermos, ele nos ajudará a alcançar "a vida que realmente é vida".
Juízes 2: 2,3. Jeová já havia avisado Israel que, por não expulsar completamente os cananeus, isso seria uma "armadilha" para eles e os motivaria a servir a outros deuses. Isso me ensina: como é sutil e perigoso adotar uma atitude relaxada em relação aos relacionamentos sociais com pessoas que não adoram a Jeová. Isso pode se tornar uma “armadilha”, por isso é preferível ser obediente aos mandamentos e padrões de Jeová desde o início. Devemos ter em mente que as empresas nos afetam, para o bem ou para o mal. Portanto, tomemos a firme decisão de que "ninguém estraga nossos bons hábitos".
Juízes 3: 9-11. Foi uma bênção para Israel que “Jeová colocou seu espírito no Juiz Otniel”, ele foi capaz de lutar e derrotar o rei da Mesopotâmia e trazer paz ao povo por 40 anos. Isso me ensina: que hoje acontece a mesma coisa, homens que têm responsabilidades familiares, na congregação ou na organização, podem ser incentivados a saber que "o espírito de Jeová" ainda apóia seus servos e os ajuda a cumprir suas obrigações. seus deveres cristãos, de fato, resultam em “uma grande bênção para as congregações por terem o apoio do espírito de Jeová”.
Juízes 1: 5-7. A lei do "olho por olho", também conhecida como "lei da retaliação", ajuda-nos a compreender como Jeová vê as pessoas que intencionalmente causam mal a outras. Nesse caso, o próprio Rei Adoni-Bézec reconheceu que merecia que essa lei fosse aplicada a ele. Isso me ensina: que nosso legislador Jeová dita leis que nos fazem pensar e nos desencorajam de “fazer qualquer coisa má ou maliciosa” contra nosso próximo, ao contrário, nos ensina o respeito e o bom tratamento que devemos ter uns com os outros. Isso destaca, mais uma vez, que "a lei de Jeová e sua justiça são perfeitas".
Juízes 2:18. Ao sofrerem as consequências de suas ações, os israelitas imploraram pela ajuda divina. Assim, Jeová, movido por sua misericórdia, teve compaixão deles e "levantou juízes" que os libertarão do jugo do inimigo. Isso o ensina: que Jeová é razoável, flexível e misericordioso, embora fique zangado quando alguém peca de propósito, ele sente pena daqueles que abandonam sua má conduta e se arrependem de coração. Também nos ensina que o que fazemos afeta seus sentimentos, portanto, em vez de magoá-lo ou ofendê-lo, devemos estar determinados a alegrar seu coração.
Juízes 2: 11,13,14. Os israelitas começaram a praticar o mal, a adorar e servir a Baalins, algo que Jeová claramente condenou. Portanto, ele ficou furioso com eles e os deixou nas mãos de seus inimigos. Isso nos ensina: e serve de alerta hoje, é verdade que talvez sejamos claros que não devemos adorar ídolos ou baals, mas, talvez, sem perceber, possamos estar adorando "seus equivalentes atuais", que são: o materialismo , nacionalismo e imoralidade sexual. Se quisermos dar a Jeová a devoção exclusiva, temos que obedecer ao mandamento: "Fuja da idolatria" em todas as suas formas.
Comentários
Postar um comentário