Encontré Joyas Espirituais 2021, Semana de 15 a 21 de novembro, Josué 23 a 24, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 15 a 21 de novembro de 2021, 23 a 24 de Josué.

Vamos Encontrar Pérolas Escondidas (10 min.)

Jos 24: 2. Terá, pai de Abraão, adorava ídolos? (w04 12/1 12 par. 1).

No início, ele não era um servo de Jeová Deus. É provável que ele adorasse o pecado do deus lua, muito popular em Ur. De acordo com a tradição judaica, ele pode até fazer ídolos. No entanto, quando Abraão deixa Ur por ordem divina, seu pai o acompanha até Harã.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Provavelmente sim, porque Terah vivia em Ur. Uma cidade que adorava o deus da lua Sin, então é possível que ele adorasse esse deus. Isso nos mostra que no início ele não era um servo de Jeová Deus.

Terah era a oitava geração do filho de Noé chamado Shem. Já que Terah morava em Ur. Dos Caldeus e lá ele criou sua família. A cidade de Ur fazia parte da antiga Babilônia, portanto, eles adoravam vários deuses.

Terá pode não ter sido um servo de Jeová a princípio, pois adorava o deus lua Sin e fazia ídolos, mas parece que isso mudou depois de acompanhar seu filho Abraão a deixar Ur por ordem divina.

Josué prosseguiu, dizendo a todo o povo: “Assim disse Jeová, o Deus de Israel: 'Foi do outro lado do rio que seus antepassados, Tera, pai de Abraão e pai de Naor, moraram há muito tempo, e eles costumavam servir a outros deuses.

É provável que ele tenha feito e até mesmo feito alguns além de adorar o deus lua Sin, que era muito popular em Ur. E isso porque, no início, Terah, não era um servo de Jeová, mas acompanhou Abraão quando ele deixou Ur por ordem divina.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

Josué 23: 1. Ele menciona que Jeová deu descanso a seu povo de seus inimigos, da mesma forma que Jeová pode nos dar descanso de nossos fardos e angústias, quando nos refugiamos nele por meio da oração e expressamos todas as nossas preocupações a ele, e lhe agradecemos por suas bênçãos experimentamos uma paz que Ele supera todos os pensamentos, Ele é muito bom e se preocupa com Seus servos leais.

Josué 23: 2-5. Vemos que Josué refletia a qualidade do recato, reconhecia que já era um idoso e que tudo o que haviam conquistado fora com a ajuda de Jeová, é muito importante que nós como cristãos sejamos recatados, como aprendemos no estudo de a atalaia, o recato nos ajudará a nos dar bem com nossos irmãos e a trabalhar como amigos na congregação.

Josué 23: 6-8. As palavras de Josué ao povo contêm lições valiosas para nós, assim como eles, nós também devemos ser corajosos para obedecer a Deus em meio a esta geração corrupta, perversa e perversa, não devemos ter amizade íntima com os não crentes, muito menos do casamento alianças, também não participamos de suas celebrações populares, em vez disso, permanecemos unidos a Jeová.

Josué 23:11. Também estamos em uma guerra espiritual, devemos permanecer em guarda, ou seja, alertas no sentido espiritual, e nos manter no amor de Deus obedecendo de boa vontade aos seus mandamentos, não seria sensato viver acreditando que nada está acontecendo ao nosso redor , ignorando a guerra espiritual que está sendo libertada, por isso é vital tirar toda a armadura que vem de Deus.

Josué 23: 12,13. Jeová os advertiu que formar alianças matrimoniais com nações vizinhas que não eram adoradoras de Deus teria consequências terríveis e dolorosas, em nossos dias esse princípio ainda está em vigor, casar apenas no Senhor, para alguns parece extremo, mas a Bíblia não é errado Vimos que muitos têm sofrido muito por não obedecerem a esse mandamento bíblico, Jeová quer nos ver bem e é por isso que dá esses mandamentos aos seus servos, a decisão está em nossas mãos.

Josué 23:14. Josué foi o sucessor de Moisés como líder de Israel. Quando tinha quase 110 anos, esse servo de Deus havia testemunhado muitos dos milagres que Jeová realizou em favor dos israelitas, como quando os libertou cerca de 60 anos antes no mar Vermelho. Perto do fim de sua vida, ele reuniu "A toso Israel, seus anciãos e seus chefes e seus juízes e seus oficiais" para se despedir deles. Suas palavras mostraram que ele não apenas tinha uma vasta experiência de vida, mas também passava um tempo meditando com fé. Nos ensina que Jeová sempre cumpre suas promessas, nunca devemos duvidar dele, e temos sido testemunhas oculares disso neste tempo de confinamento, Jeová cuidou de nós física e espiritualmente e continuará a fazer isso, não há dúvida de que a melhor decisão que podemos tomar é ficar perto de Jeová e da congregação,e nunca o deixe ir.

Josué 23: 14-15. Jeová sempre cumpre suas promessas, que nos sustentam e nos dão esperança. Essas promessas sustentaram muitos servos fiéis no passado, o que nos faz pensar em quais promessas em particular estamos interessados ​​em ver cumpridas.

Josué 23: 15-16. Quando alguém faz um voto a Deus e não o cumpre, a Bíblia diz que existem consequências para tal pessoa, que nos ensina que não podemos pecar contra Jeová e ao mesmo tempo pedir-lhe que nos dê a sua bênção, com Deus nós não brinque, e dele ninguém zomba, diz a Bíblia, tudo o que fizermos isso também cegará.

Josué 24:14. É importante servir a Deus na integridade, na fidelidade, ultimamente a organização tem destacado que atos tangíveis como ir ao salão do reino, ir de porta em porta entregar folhetos, qualquer um poderia fazer isso e ainda não entrar no Templo espiritual, é isso que nós alcançamos quando vivemos de acordo com nossa dedicação e batismo, quando estamos inteiros, santos ou separados do pecado.

Josué 24:15. Pode ser que nos encontremos em uma situação muito espinhosa se em nossa casa ou família houver quem não queira servir a Jeová e nos pressionem a participar com eles em suas celebrações, podem até nos criticar, ou ficar com raiva de nós , mas devemos ser determinados e escolher a quem servimos.

Josué 24:16, 31. Quando Josué se dirigiu a Israel, ele estava "almejando" que o povo se posicionasse firmemente ao lado da adoração verdadeira e se afastasse da idolatria. Os israelitas naquela época responderam que: Eles nunca parariam de servir a Jeová para outros deuses. Isso me ensina: que nós, cristãos, hoje temos o mesmo "objetivo" e devemos estar firmemente ao lado da verdadeira oração. Jamais desejaríamos ferir a Jeová, por isso evitamos totalmente a idolatria em todas as suas formas, mesmo as mais sutis, e valorizamos o privilégio de fazer parte de um povo limpo: o povo de Jeová.

Josué 23: 6-7. A lei de Jeová incentivou os israelitas a "se manterem separados das nações", mas com "o motivo certo" que era proteger sua espiritualidade e adoração pura. Não que se sentissem superiores às nações vizinhas. Isso me ensina: que os cristãos devem evitar uma atitude de superioridade que despreza aqueles que não compartilham de nossas crenças. Essa atitude não agrada a Jeová nem reflete adequadamente sua adoração pura. Em vez disso, vamos “adornar o ensino divino” considerando e tratando os outros com respeito e dignidade de acordo com os princípios razoáveis ​​da palavra de Deus e da Bíblia.

Josué 23: 8. Um dos conselhos de Josué aos israelitas foi "permanecer unido a Jeová" e que continuarão assim como têm feito até aquele dia. Isso me ensina: a importância da "unidade". Em breve passaremos pelos dias mais difíceis da história, portanto, todos nós, jovens e idosos, devemos permanecer unidos, reunidos diante de Jeová porque ele nos protegerá de nossos inimigos. Não vamos tentar fazer as coisas do nosso jeito ou permitir que alguém nos divida, em vez disso, vamos seguir a instrução de ficarmos juntos e nos prepararmos agora para o próximo Dia de Jeová.

Josué 24:21, 22. Os israelitas eram “Testemunhas” das boas ações que Jeová havia feito por eles, o que os fez raciocinar e tomar a sábia decisão: “servi-lo voluntariamente”. Isso me ensina: que ser uma “Testemunha de Jeová” não é apenas um rótulo, estudar a Bíblia e testar como seus propósitos são servidos nos faz raciocinar, entender e tomar a sábia decisão, voluntariamente, de nos dedicarmos a Jeová e servi-lo por toda a eternidade . Portanto, mostremos apoio constante e leal em nossa vida por essa decisão, para que sejamos testemunhas mais uma vez, quando Jeová cumprir plenamente todos os seus propósitos.

Josué 23: 2. Josué é conhecido como o sucessor de Moisés como o líder de Israel, mas ele também é um bom exemplo de alguém com fé, na época ele tinha quase 110 anos, este servo de Deus tinha testemunhado muitos dos milagres que Jeová realizou em nome dos israelitas, como quando Ele os libertou cerca de sessenta anos antes no Mar Vermelho, então, quando o fim de sua vida se aproximava, ele reuniu todo o Israel para dizer adeus a eles, demonstrando com ele que não só ele tinha extensa experiência de vida, mas que também dedicou tempo para meditar com fé.

Josué 24:24. Nos dias de Josué, as pessoas responderam que estavam dispostas a ouvir e servir a Jeová plenamente, mas infelizmente, nos últimos anos não agiram assim, o que aconteceu com eles deve nos ensinar que não queremos ser como aqueles que eles não obedeceu, pelo contrário, devemos imitar o exemplo de servos fiéis como Josué e sua família, como Calebe, como os gibeonitas e como Raabe para servir a Deus de todo o coração.

Josué 24:29. Depois de uma vida totalmente dedicada a servir a Jeová, Josué, filho de Num, morreu aos 110 anos. O exemplo de sua vida se refletiu no fato de que Israel serviu a Jeová durante todos os dias de Josué e mesmo muito depois de sua morte, quando estudamos seu exemplo de fé, poderemos aceitar designações que podem nos parecer difíceis, defender a adoração pura, ver as coisas do jeito de Deus, aprender a imitar as qualidades divinas e, acima de tudo, imitar sua total confiança em Jeová.

Josué 23: 1-5. Vemos que Josué viveu seus últimos momentos e deu uma série de conselhos. Jeová continuaria a proteger seu povo e a cumprir sua palavra. Isso nos dá a certeza de que o povo de Deus sempre permanecerá como tem feito até agora e sempre terá uma direção ordeira.

Josué 23: 7. Josué nos diz para não nos confundirmos nem mesmo mencionar seus deuses. Devemos continuar a levar isso em consideração hoje, por exemplo, com feriados pagãos, como aniversários. Não apenas não participamos dela, mas nem mesmo precisamos mencioná-los, então não estaremos nos misturando e não iremos colocar em risco nossa fé.

Josué 23: 8-10. Jeová expulsará nossos inimigos de diante de nós e nós os derrotaremos. Mas, para isso, devemos confiar, como aqui se diz, na sua palavra e estarmos unidos. Porque um povo unido é poderoso e capaz de perseguir milhares.

Josué 24:19. Como bem sabemos e este versículo nos lembra, "Deus exige devoção exclusiva." Vamos seguir o conselho que vimos de Josué nos tesouros esta semana e não nos misturemos com pessoas que possam lançar dúvidas sobre nossa devoção pura e exclusiva a Jeová.

Comentários