A Sentinela de estudo, “Artigo 38”, Semana de 22 a 28 de novembro de 2021, “Vamos nos aproximar de nossa família espiritual”, Respostas.
A Sentinela de estudo, "Artigo 38", 22-28 de novembro de 2021, "Aproximemo-nos de nossa família espiritual", Respostas.
1. Que relacionamento os seres humanos fiéis podem ter com Jeová?
Temos um relacionamento muito importante que é poder pertencer a uma família amorosa de irmãos e irmãs. Podemos tornar-nos membros desta família quando dedicarmos nossa vida a Jeová e formos batizados.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Fazer parte de uma amorosa família de irmãos e irmãs que servem a Jeová. À semelhança do texto bíblico central deste estudo, onde Jesus disse: Meu pai e vosso Pai, ele também faz parte desta família porque é o primogênito de toda a criação.
2. O que discutiremos neste artigo?
Neste artigo, veremos Jeová como um Pai amoroso e achegado. Veremos como podemos imitar a Jeová ao lidar com nossos irmãos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Analisaremos como Jesus nos ajuda a ver a Jeová como um pai amoroso, um pai amoroso que deseja que nos acheguemos a ele. Claro, alguns podem nos custar mais do que outros, porque não estamos acostumados a sentir aquele amor de um pai por nós. Mas, assim, continuaremos a cavar mais fundo e ver a Jeová de uma maneira totalmente diferente.
JEOVÁ DESEJA QUE NÓS SE APROXIMEMOS DELE
3. Por que a oração do Senhor nos aproxima de Jeová?
Jesus poderia ter dito que nos dirigimos a Jeová como "o Todo-Poderoso", "o Criador" ou "Rei da eternidade", esses títulos também são muito apropriados e se encontram na Bíblia. Mas ele usou um termo mais afetuoso, como "Pai Nosso". Jesus quer que o vejamos como ele o vê, como um pai.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque as expressões usadas mostram que Jeová deseja que o tratemos como um pai amoroso por quem ele é. É por isso que a oração começa dizendo: "Pai nosso". Ele não menciona aqui que devemos chamá-lo de "o Todo-Poderoso", "o Criador".
4. Por que sabemos que Jeová deseja que nos acheguemos a ele?
Jeová é o melhor pai que podemos ter. Ele ama os seres humanos e demonstra isso de várias maneiras. Por exemplo, ele nos deu uma bela Terra para viver. E todos os dias ele nos dá o que precisamos para continuar vivos. Mais importante, isso nos dá o que é preciso para ter uma fé forte. Além disso, ele nos garante que ele mesmo ouve nossas orações. Jeová enviou seu próprio Filho para morrer por nós e pagar por nossos pecados. Graças à morte de Jesus, temos a esperança de viver para sempre e ser perfeitos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque em Tiago 4: 8, ele mesmo faz este convite, aproxime-se de Deus e ele se aproximará de você. É por isso que é lindo sentir que Jeová deseja que nos aproximemos dele, não nos sintamos distantes, ou que o vejamos como estando muito longe de nós. Ele quer como um bom pai que nos aceite como seus filhos
5. De acordo com Lucas 10:22, por que Jesus pode nos ajudar a achegar-nos mais a Jeová?
Porque ele o conhece muito bem e sabe o quão perfeito ele é. Jesus é como um irmão mais velho, ele nos ajuda e nos ensina a obedecer e respeitar a Jeová, para ganhar sua aprovação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como dizia o texto, Jesus conhece muito bem o seu pai e quer que nos aproximemos, e para isso se coloca à disposição. Para nos ajudar a conseguir isso, ele é representado como um irmão mais velho que nos ensina como deve ser respeitado, como deve ser obedecido e até nos ajudará a obter a aprovação de Deus. Ele quer nos ajudar a ver a Jeová como um pai bom e amoroso.
6. Por que podemos dizer que Jeová deu atenção a Jesus?
Porque eu o ajudo quando ele precisa. Ele fez isso quando pediu ajuda em assuntos importantes, como quando escolheu seus 12 apóstolos, Jesus apenas queria que a vontade de Jeová fosse feita. Ele também passou por momentos de angústia e enviou um anjo para fortalecê-lo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Fazia parte da vida de Jesus comunicar-se constantemente com seu Pai, o fez em várias ocasiões como nas orações quando esteve aqui na terra e por exemplo: pediu ajuda para escolher os doze apóstolos. Mas uma cena que se pode fazer mentalmente é a de Luc. 22: 41-44, onde em sua última noite como ser humano perfeito aqui na terra, ele rogou a Jeová que o ajudasse a suportar as provações que estavam por vir e Jeová ouviu. Embora ele não tenha dito nada. sem palavras audíveis. Porém. Ele fez algo para enviar-lhe um anjo para encorajá-lo a despertar o desejo de permanecer fiel.
ILUSTRAÇÃO:
Por ser um Pai amoroso, Jeová fortaleceu seu Filho por meio de um anjo. (Veja o parágrafo 6.) *
7. Como você se sente sabendo que Jeová ouve suas orações?
Jeová ouve nossas orações, e devemos nos sentir mais perto de Deus e ter força para enfrentar as situações dolorosas da vida. Algumas pessoas oram porque se sentem melhor, embora realmente não achem que alguém esteja ouvindo. Mas a oração é muito mais do que apenas terapia para lidar com os problemas. A Bíblia nos garante que Jeová está perto de todos os que o chamam.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Podemos ter certeza de que Jeová nos ouve, mas, como no caso de Jesus, não esperemos que algo sobrenatural pense que Jeová está nos ajudando. Ele usa, como fez com Jesus, um anjo e também usa coisas para nos encorajar e aqui neste parágrafo temos o exemplo, de uma irmã indiana, que estava sofrendo de profunda ansiedade e pediu a Jeová que a ajudasse. Jeová respondeu por meio do programa de transmissão jw em maio de 2019 sobre como lidar com preocupações e ansiedade. Era exatamente o que a irmã precisava. Como ela disse, foi a resposta às minhas orações.
8. De que maneiras Jeová mostrou seu amor por Jesus?
Jesus sempre sentiu o amor e o apoio de seu Pai, independentemente das provações que enfrentou. Jeová estava sempre com ele, atendendo a todas as suas necessidades espirituais, emocionais e físicas. Ele também deu seu amor e aprovação. Portanto, Jesus não se sentia sozinho.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele cuidou para que suas necessidades espirituais, emocionais e físicas fossem atendidas. Ele falava com ele de forma audível às vezes, outros ouviam o que Deus dizia a seu próprio filho na frente dos outros. Então Jesus nunca se sentiu sozinho, deve ter sido lindo ouvir a voz de seus pais depois de tantos anos aqui na terra.
9. Que evidência temos de que Jeová nos ama?
Jeová nos dá o que precisamos. Ele faz a mesma coisa que diz aos pais para fazerem. Ela cuida das necessidades materiais de seus filhos. Ele não quer que nos preocupemos com comida, roupas ou abrigo. Por nos amar, ele até se certificou de que no futuro também tenhamos tudo de que precisamos. Mas o mais importante, ele atende às nossas necessidades espirituais. Ele nos revelou por meio de sua Palavra a verdade sobre si mesmo, seu propósito, o significado da vida e o que acontecerá no futuro.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em João 6:44, está escrito que Jeová atrai aqueles a quem ama. Portanto, é uma demonstração clara de estar em sua organização, você também nos fornece excelente alimento espiritual nutritivo todas as semanas nas várias reuniões e por meio de sua palavra e publicações. E como isso nos ajuda a atender às nossas necessidades físicas. Portanto, ele, como um pai amoroso, nos ama profundamente.
TRATAMOS NOSSA FAMÍLIA ESPIRITUAL COMO JEOVÁ O FAZ
10. Como podemos imitar o amor de Jeová por nossos irmãos?
Não é fácil sentir amor pelos irmãos e expressá-lo a eles. Principalmente porque somos muito diferentes, alguns de nós têm culturas diferentes ou porque crescemos em circunstâncias muito diferentes. Precisamos amar nossos irmãos, assim como Jeová ama. A fim de contribuir para o amor em nossa família espiritual.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Queremos mostrar amor aos nossos irmãos agora, é verdade que não é fácil para todos porque alguns de nós não estão habituados a isso, a dizer coisas boas, a expressões que agradam. Talvez um pouco, somos um pouco mais tímidos porque não fomos criados assim ou pensamos que o que dizemos pode magoar outros irmãos ou quando interpretado. Ainda assim, podemos fazer parte desta família espiritual onde outros se sintam confortáveis conosco.
11. Como Jesus refletiu a “terna compaixão” de Jeová?
Quando uma pessoa é compassiva, ela se preocupa ao ver que alguém está sofrendo e ajuda essa pessoa. A maneira como Jesus mostrou compaixão foi a maneira como tratou as pessoas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Um ponto que o parágrafo enfatiza é que quando uma pessoa compassiva vê outra sofrendo, ela faz algo para fornecer conforto e ajuda. Por isso a bíblia diz que ao ver as multidões comoveu-se profundamente por dentro, porque foram maltratadas e abandonadas como ovelhas sem pastor. Mas isso não foi suficiente, ele agiu porque sentiu aquela compaixão. Ele fez algo para ajudar as pessoas, poderia ser dar-lhes comida, curá-las, etc. Ele demonstrou esse apreço de muitas maneiras.
12. De que maneiras práticas podemos mostrar compaixão?
Mesmo quando você tem a melhor das intenções, mostrar compaixão nem sempre é fácil. Cultivar essa habilidade exige tempo e esforço. Uma maneira simples de mostrar compaixão pelos outros é ouvir e se comunicar com sinceridade, empatia e gentileza.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Se uma irmã tem problemas de saúde e precisa de ajuda, ela pode gostar de ter as refeições preparadas para ela ou de ajudar a limpar a casa. Ou se um irmão perdeu o emprego, poderíamos dar-lhe uma pequena ajuda financeira se estiver ao nosso alcance. Para atuar também temos que mostrar empatia, ou seja, procurar sentir o mesmo que os irmãos. Pense no caso de Jesus, ele não sentiu a dor de uma doença, mas sentiu pena de vê-lo e sem dúvida imaginou o sofrimento e por isso agiu.
13, 14. Como podemos seguir o exemplo de generosidade de Jeová?
Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança. Em outras palavras, ele nos fez refletir sua personalidade. Portanto, se queremos ser felizes e nos sentir realizados, devemos seguir o seu exemplo, interessando-nos pelos outros e sendo generosos. Porque? Simplificando, porque foi assim que Deus nos criou. Apesar de nossa imperfeição, podemos ser generosos como ele.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová não espera que os humanos lhe peçam que o sol nasça, que chova nas plantas para produzir alimentos ou que as condições sejam o que precisamos para viver. Ele dá sem que peçamos, esse é o ponto em nossa congregação também. Não devemos esperar que nos perguntem, às vezes se diz aos irmãos, se precisar da minha ajuda, avisem. Eles não vão fazer isso, seria muito raro que eles fizessem apenas se fosse uma emergência verdadeira, possivelmente. Mas queremos agir sem seu pedido.
ILUSTRAÇÃO:
Série de imagens: 1. Irmãos preparam caixas de comida em uma despensa. 2. Um irmão dá uma das caixas para uma família.
Vamos copiar o exemplo de Jeová e ser compassivos e generosos com nossos irmãos. (Veja os parágrafos 12-14). *
15, 16. Em harmonia com Lucas 6:36, o que devemos fazer se quisermos imitar nosso Pai celestial?
Precisamos ser misericordiosos se quisermos imitar a Jeová, porque nosso Pai celestial mostra misericórdia de nós todos os dias. Devemos fortalecer nossa família espiritual, perdoando generosamente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová é misericordioso, ele nos perdoa diariamente e a todos aqueles que estão dispostos a corrigir seu erro. Jesus também aqui na terra perdoou, muitas vezes mostrou misericórdia aos seus discípulos e apóstolos. Isso é algo que nos faz meditar e nos permite voltar a abordá-los com segurança. Portanto, embora possa não ser fácil para nós perdoar, queremos perdoar, devemos nos esforçar para fazê-lo e, portanto, fazê-lo com generosidade, de maneira que imitemos a Jeová.
VALORIZAMOS NOSSO LUGAR NESTA FAMÍLIA
ILUSTRAÇÃO:
Série de imagens: 1. Uma mãe ajuda sua filha pequena a fazer um desenho que incentiva um irmão que está na prisão. 2. O irmão na prisão sorri ao ver o desenho e a carta que lhe enviaram.
Jovens e adultos demonstraram interesse e afeto pelos irmãos. (Ver parágrafo 17) *
17. Conforme mostra Mateus 5:16, como podemos honrar nosso Pai celestial?
Por não fazer nada que possa manchar o nome de nosso Pai celestial ou de seu povo. Devemos nos conduzir de maneira que as pessoas sejam atraídas para a mensagem das boas novas de nosso Pai celestial.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Por ter a conduta correta para que outros que nos observam sejam atraídos à mensagem das boas novas e vejam que estamos adorando a Jeová da maneira correta. É como em uma família, o bom comportamento eleva a honra do pai dessa família.
18. O que nos ajudará a pregar com coragem?
Deus concedeu-nos a honra inigualável de proclamar o seu Reino. No entanto, este trabalho contém muitos desafios. Embora algumas pessoas aceitem de bom grado as boas novas, a grande maioria se parece com os contemporâneos de Noé, que, como Jesus disse, "as ignoraram até que veio o dilúvio e os varreu a todos". Alguns até zombam de nós ou são hostis. Para piorar as coisas, temos que lidar com nossas próprias fraquezas, como timidez e medo da rejeição. Na verdade, existem muitos fatores que tornam difícil para nós fazer o nosso ministério. Devemos ser determinados, mas também pacíficos. Quando pregamos as boas novas do Reino, devemos equilibrar coragem e tato, porque não queremos ofender ninguém.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pelo nosso estudo da Bíblia sabemos que nem todos aceitarão a mensagem de salvação, porém também queremos lembrar que não estamos sozinhos nesta obra que Jeová, seu filho, os anjos, nos apóiam e neste parágrafo 18 a texto de Mateus 10: 19-20 onde Jesus disse: que quando chegar a hora, eles serão informados do que dizer. O espírito santo falaria por nós.
19. Como um estudante da Bíblia deu testemunho corajoso?
Robert, quando estava começando a estudar a Bíblia, tinha muito pouco conhecimento, teve que comparecer a um tribunal militar na África do Sul. Ele foi muito corajoso, ele explicou que por amor a seus irmãos cristãos, ele não serviria no exército. "Quem são os seus irmãos?". Robert não esperava essa pergunta, mas lembrou-se do texto de Mateus 12,50: “Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus é meu irmão e minha irmã e minha mãe”. O espírito de Jeová o ajudou a responder a essa pergunta.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Temos o caso desse estudante na África do Sul, ele teve que comparecer a um tribunal militar. Não foi nada fácil, no entanto, ele corajosamente explicou que por amor a seus irmãos cristãos, ele não iria servir no exército. Um dos juízes perguntou a ele quem são seus irmãos? Embora não esperasse que essa pergunta fosse mencionada, ele disse: "Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus é meu irmão, minha irmã e minha mãe". Ele estava estudando a Bíblia há pouco tempo, o espírito de Jeová sem dúvida o ajudou a responder essa e outras perguntas inesperadas que é o cumprimento do que dizia o parágrafo anterior, seu pai falará por você, foi o que Jesus Cristo disse.
20. O que devemos continuar fazendo? (João 17:11, 15).
Temos que reconhecer que pertencemos a uma família espiritual que é muito amorosa. Satanás e seus seguidores malignos querem que duvidemos do amor de nosso Pai celestial e tentam quebrar nossa unidade. Precisamos continuar a fortalecer o amor de Jeová em nossas orações.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Devemos reconhecer que pertencemos a uma família espiritual amorosa com o melhor pai que existe e os irmãos e irmãs que nos amam muito, por isso queremos orar pelos outros para que Jeová cuide deles e cuide de nós e os guarde nossa família espiritual junta.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
O que mostra que Jeová é um Pai amoroso?
Ela cuida das necessidades materiais de seus filhos. Ele não quer que nos preocupemos com comida, roupas ou abrigo. Como ele nos ama, ele até se certificou de que no futuro também tenhamos tudo de que precisamos. Mas o mais importante, ele atende às nossas necessidades espirituais.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová quer que o chamemos de Pai Nosso. Ele também quer que nos aproximemos dele porque ele nos ama. Ele está sempre pronto para nos ouvir e responder às nossas orações em tempo hábil. Ele nos atraiu para sua família espiritual, fornece alimento espiritual nutritivo e nos ajuda a atender às necessidades físicas diárias.
De que maneiras podemos expressar amor a nossos irmãos?
Por ajudar um irmão necessitado, podemos contribuir para o amor em nossa família espiritual por amar nossos irmãos, assim como Jeová faz.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Queremos não apenas dizer que amamos nossos irmãos, mas também mostrá-los. Talvez uma irmã com problemas de saúde precise de ajuda para preparar as refeições ou limpar a casa. Ou um irmão perdeu o emprego e, se possível, podemos ajudá-lo de alguma forma até que ele encontre um emprego. Também podemos perdoar generosamente para manter a unidade de nossa família espiritual.
Como mostramos que valorizamos pertencer a nossa família espiritual?
Vamos imitar o exemplo de Jesus e nunca duvidar do amor e apoio de nosso Pai celestial. Vamos nos aproximar cada vez mais de nossa família espiritual.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Queremos nos comportar de maneira apropriada para respeitar nosso Pai celestial. Busque a ajuda de Jeová para cumprir nosso ministério e valorizar a união de nossa família espiritual.
Comentários
Postar um comentário