TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira de hoje, 29 de outubro de 2021, Notamos a expressão inspirada da verdade e a expressão inspirada do erro (1 João 4: 6).
TEXTO DIÁRIO, sexta-feira de hoje, 29 de outubro de 2021
Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021
Sexta-feira, 29 de outubro de 2021
Notamos a expressão inspirada da verdade e a expressão inspirada do erro (1 João 4: 6).
Satanás, "o pai da mentira", enganou as pessoas desde o início da história humana (João 8:44). Entre suas mentiras estão falsos ensinamentos sobre os mortos e a vida após a morte. Esses ensinamentos são a raiz de muitos costumes e superstições populares. Por que Satanás faz tantas pessoas acreditarem em suas mentiras? Porque ele sabe o que o ser humano sente da morte e aproveita para nos enganar. Visto que fomos feitos para viver para sempre, não queremos morrer (Ec 3:11). Para nós, a morte é uma inimiga (1 Coríntios 15:26). Por mais que tente, Satanás falhou em esconder a verdade sobre a morte. Na verdade, nunca antes houve tantas pessoas que sabem e proclamam o que a Bíblia ensina sobre a morte e a esperança dos mortos (Ec 9: 5, 10; Atos 24:15). Essas verdades nos confortam e nos libertam de dúvidas e medos desnecessários. w19,04 14 par. 1; 15 par. 5, 6
De acordo com Tiago 1: 5, o que devemos fazer se não tivermos certeza de que certo costume desagrada a Jeová?
Se não tivermos certeza de que certo costume desagrada a Jeová, peçamos-lhe fielmente sua sabedoria. - Leia Tiago 1: 5. Então vamos pesquisar em nossos posts. E, se precisarmos, vamos perguntar aos anciãos da congregação. Claro, eles não nos dirão o que fazer, mas nos mostrarão alguns princípios bíblicos úteis, como os que este artigo discute. Esses passos nos ajudarão a exercitar nossas "faculdades perceptivas" para que possamos "distinguir entre o certo e o errado" (Hebreus 5:14).
Como podemos evitar fazer os outros tropeçarem?
“Faça todas as coisas para a glória de Deus. Evite ser causa de tropeço ”(1 Cor. 10:31, 32). Na hora de decidir se vamos ou não participar de algum desses costumes ou tradições, devemos levar em conta também a consciência de outras pessoas, especialmente de nossos irmãos. Não queremos fazer os outros tropeçarem (Marcos 9:42). Por outro lado, também não queremos ofender desnecessariamente as pessoas que não são Testemunhas de Jeová. O amor nos motivará a falar com eles com respeito, visto que isso honra a Jeová. É claro que evitaremos discutir com eles ou zombar de suas tradições. Lembre-se de que o amor tem muito poder. Se formos respeitosos e atenciosos, podemos até abrandar o coração dos oponentes.
a) Por que é bom contar aos outros sobre nossas crenças? Dê um exemplo. b) O que as palavras de Paulo em Romanos 1:16 nos ensinam?
Vamos dizer aos nossos parentes e vizinhos que somos Testemunhas de Jeová (Isaías 43:10). Se fizermos isso de antemão, poderemos achar mais fácil lidar com situações em que nossas emoções estão exaltadas. Francisco, que mora em Moçambique, escreve: “Quando minha esposa, Carolina, e eu descobrimos a verdade, dissemos à nossa família que deixaríamos de adorar os mortos. Nossa decisão foi posta à prova quando a irmã de Carolina faleceu. Onde moramos, existe o costume de dar banho ao falecido como parte de um ritual. Portanto, o parente mais próximo tem que dormir três noites no local onde a água foi derramada. Esses costumes supostamente apaziguam o espírito do falecido. A família de Carolina esperava que ela fosse dormir lá ”.
O que o Francisco e a mulher fizeram? Ele explica: “Porque amamos a Jeová e queremos agradá-lo, nos recusamos a seguir a tradição. A família de Carolina ficou furiosa. Eles nos acusaram de desrespeitar o falecido e ameaçaram nunca mais nos visitar ou ajudar. Já havíamos explicado nossas crenças a eles antes, então não discutimos o assunto enquanto eles estavam chateados. Alguns parentes até nos defenderam e disseram que já havíamos deixado clara nossa posição. Com o tempo, os parentes de Carolina se acalmaram e pudemos fazer as pazes. Além disso, alguns nos visitaram para pedir publicações bíblicas ”. Portanto, nunca temos vergonha de defender a verdade sobre a morte (leia Romanos 1:16).
Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário