TEXTO DIÁRIO, Sábado de hoje, 30 de outubro de 2021, Continuem carregando os fardos uns dos outros, e assim cumpram a lei de Cristo (Gl 6: 2).

TEXTO DIÁRIO, Hoje é sábado, 30 de outubro de 2021

Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021

Sábado, 30 de outubro de 2021

Continue carregando os fardos uns dos outros e, assim, cumpra a lei do Cristo (Gálatas 6: 2).

Jeová ama aqueles que o servem. Sempre foi e sempre será. Além disso, ame a justiça (Salmos 33: 5). Portanto, temos certeza de duas coisas. Primeiro, que o machuca que seus servos sofram injustiça. E, em segundo lugar, que ele será o encarregado de fazer justiça. A Lei que Deus deu à nação de Israel foi baseada no amor e promoveu a justiça para todos, mesmo os desfavorecidos (Deuteronômio 10:18). Essa Lei revela a profunda preocupação de Jeová com aqueles que o adoram. A Lei de Moisés terminou em 33 DC, quando a congregação cristã foi formada. Isso significa que os cristãos não teriam uma lei baseada no amor e na promoção da justiça? Claro que não. Os cristãos tinham uma nova lei, "a lei de Cristo". Jesus não escreveu um código legal para seus discípulos, mas deu-lhes instruções, mandatos e princípios a serem seguidos. “A lei de Cristo” inclui tudo o que Jesus ensinou. w19,05 2 par. 1-3

a) Como os que têm autoridade devem tratar os outros? b) Como os maridos mostram amor sacrificial? c) Como os pais devem tratar seus filhos?

Como vimos, a lei de Cristo é baseada no amor. Portanto, de acordo com esta lei, os detentores de autoridade devem tratar os outros com dignidade e afeto. Eles precisam se lembrar que Cristo espera que mostremos amor em tudo o que fazemos.

Na família. Os maridos devem amar suas esposas "assim como o Cristo amou a congregação" (Efésios 5:25, 28, 29). Eles imitam seu amor sacrificial, colocando as necessidades e desejos de suas esposas antes dos seus próprios. Alguns homens têm dificuldade em demonstrar esse tipo de amor, talvez porque tenham crescido em uma família em que o afeto não era demonstrado e outros não eram tratados com justiça. Embora seja difícil para eles abandonar seus costumes, eles devem mudar para obedecer à lei de Cristo. Os maridos que mostram amor sacrificial conquistam o respeito de suas esposas. E os pais que realmente amam seus filhos nunca os machucarão com suas palavras ou ações (Ef 4:31). Em vez disso, eles expressarão seu amor e aprovação de maneiras que os façam sentir-se seguros. Dessa forma, você conquistará o amor e a confiança de seus filhos.

De acordo com 1 Pedro 5: 1-3, quem é o dono das ovelhas e como elas devem ser tratadas?

Na congregação. Os anciãos devem lembrar que as ovelhas não são deles (João 10:16; leia 1 Pedro 5: 1-3). As expressões “rebanho de Deus” e “herança de Deus” os lembram de que são de Jeová. E ele quer ser tratado com amor e ternura (1 Tes. 2: 7, 8). Os anciãos que cuidam das ovelhas dessa maneira ganham a aprovação de Jeová e o amor e respeito de seus irmãos.

a) Qual é o papel dos anciãos quando pecados graves são cometidos na congregação? b) Nestes casos, que questões os idosos analisam?

De acordo com a Lei que Deus deu a Israel, os juízes e anciãos tratavam de assuntos espirituais, bem como de casos civis e crimes. Por outro lado, sob a lei de Cristo, o papel dos presbíteros é diferente. Quando um pecado sério é cometido na congregação, eles lidam apenas com os aspectos espirituais da situação. Eles reconhecem que Deus deu às autoridades deste mundo a responsabilidade de julgar casos civis e crimes. Portanto, eles têm autoridade para impor multas ou pena de prisão (Rom. 13: 1-4).

Então, como os anciãos agem quando um pecado sério é cometido? Eles usam a Bíblia para analisar questões e tomar decisões. Têm em mente que a lei de Cristo se baseia no amor. Essa qualidade os motiva a analisar o que deve ser feito para ajudar alguém na congregação que foi vítima de pecado. E o amor os leva a examinar se o pecador está arrependido e se pode ser ajudado a reconquistar sua amizade com Deus.

O que será abordado no próximo artigo?

Sem dúvida, somos muito gratos por estar sob a lei de Cristo. Quando todos nós nos esforçamos para obedecê-lo, ajudamos a tornar a congregação um lugar onde todos se sintam amados, valorizados e seguros. Mas vivemos em um mundo onde os homens ímpios vão "de mal a pior" (2 Timóteo 3:13). Portanto, não devemos baixar a guarda. Como a congregação pode refletir a justiça de Deus ao lidar com casos de abuso infantil? O artigo a seguir responderá a essa pergunta.

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.

Comentários