TEXTO DIÁRIO, Hoje é domingo, 24 de outubro de 2021, não depende do desejo ou do esforço de uma pessoa, mas de Deus (Rm 9:16).

TEXTO DIÁRIO, Domingo de hoje, 24 de outubro de 2021

Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021

Domingo, 24 de outubro de 2021

Não depende do desejo ou do esforço de uma pessoa, mas de Deus (Rm 9:16).

Jeová é quem decide quando chama seu ungido (Rom. 8: 28-30). Ele começou a escolher o ungido após a ressurreição de Jesus. Aparentemente, no primeiro século, todos os verdadeiros cristãos eram ungidos. Mas, nos séculos posteriores, a maioria dos que afirmavam ser cristãos, na verdade não o eram. Ainda assim, naquela época, Jeová ungiu os poucos cristãos verdadeiros que havia. Eles eram como o trigo que Jesus disse que cresceria entre o joio (Mt 13: 24-30). Nos últimos dias, Jeová continuou a escolher aqueles que estarão entre os 144.000. Portanto, se Deus chama alguns ungidos pouco antes do fim, quem somos nós para questionar sua decisão? (Rom. 9:11). Não queremos reagir como os trabalhadores sobre os quais Jesus falou em uma parábola, que questionaram o dono da vinha o que ele tinha feito com aqueles que começaram a trabalhar na última hora (Mt 20: 8-15). w20,01 30 par. 14

Por que devemos ter cuidado ao tratar os ungidos? (Veja também a nota).

Como devemos tratar irmãos e irmãs ungidos? É errado admirar muito alguém, mesmo um ungido, irmão de Cristo (Mt 23: 8-12). Ao falar de presbíteros, a Bíblia diz: "Eles imitam sua fé", mas não diz que nos tornamos seguidores de algum ser humano (Hb 13: 7). É verdade que também diz que alguns cristãos são "dignos de dupla honra". Mas não é porque sejam ungidos, mas porque “conduzem bem a congregação” e “trabalham arduamente para falar e ensinar” (1 Timóteo 5:17). Se dermos muito louvor ou atenção aos ungidos, podemos deixá-los incomodados * ou, pior ainda, fazer com que o fato de serem ungidos suba à sua cabeça (Rm 12: 3). E é verdade que não queremos contribuir para que um ungido cometa um erro tão grave? (Lucas 17: 2).

Como podemos mostrar respeito pelos ungidos?

Como podemos mostrar respeito pelos que Jeová ungiu? Para começar, não perguntaremos como você recebeu a chamada celestial. É um assunto muito pessoal que não precisamos saber (1Ts 4:11; 2Ts 3:11). Nem presumiremos que seu cônjuge, pais ou outros membros da família também sejam ungidos. A chamada celestial não é herdada; é recebido de Deus (1 Tes. 2:12). Além disso, não faremos perguntas que possam fazer os outros se sentirem mal. Por exemplo, nunca perguntaremos à esposa de um ungido como é pensar em viver para sempre na Terra sem seu marido. Afinal, estamos convencidos de que no novo mundo Jeová satisfará o desejo de todos os seres vivos (Sal. 145: 16).

Por que não devemos admirar personalidades?

Por outro lado, quando não tratamos os ungidos como se fossem mais importantes do que os outros, protegemo-nos. Como? De acordo com a Bíblia, alguns ungidos podem se tornar infiéis (Mt 25: 10-12; 2 Ped. 2:20, 21). Mas se formos um daqueles que não “admiram personalidades”, nunca seremos seguidores de homens, mesmo que sejam ungidos, sejam conhecidos ou tenham servido a Jeová por muitos anos (Juízes 16, nota). Portanto, se eles se tornarem infiéis ou deixarem a congregação, não perderemos a fé nem abandonaremos a Jeová.

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

Comentários