TEXTO DIÁRIO, Hoje é domingo, 21 de novembro de 2021, O sétimo dia é um sábado de descanso total. É sagrado para Jeová (Êxodo 31:15).

TEXTO DIÁRIO, Domingo de hoje, 21 de novembro de 2021

Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021

Domingo, 21 de novembro de 2021

O sétimo dia é um sábado de descanso completo. É sagrado para Jeová (Êxodo 31:15).

A Palavra de Deus diz que depois de seis “dias” Jeová parou de fazer obras criativas na terra (Gênesis 2: 2). No entanto, Jeová gosta de trabalhar, por isso continua a fazer isso de outras maneiras. - João 5:17. A lei do sábado seguia um padrão semelhante ao descrito em Gênesis, ou seja, trabalhar seis dias e descansar no sétimo. Deus disse que o sábado era um sinal entre ele e Israel (Êxodo 31: 12-14). Todos foram proibidos de trabalhar, inclusive crianças e escravos. Eles não podiam nem mesmo trabalhar os animais domésticos (Êxodo 20:10). Isso permitiu que os israelitas dessem mais atenção aos assuntos espirituais. Muitos líderes religiosos nos dias de Jesus tinham regras muito rígidas sobre como guardar o sábado. Eles disseram que não era permitido nem mesmo colher algumas espigas de milho ou curar um doente (Marcos 2: 23-27; 3: 2-5). Essas idéias não refletiam o modo de pensar de Jeová, e Jesus deixou isso claro para os que ouviam. w19.12 3-4 paras. 8, 9

Que textos mostram o que a Bíblia ensina sobre o trabalho árduo?

O apóstolo Paulo também sabia como era trabalhar duro. Dedicou-se sobretudo a dar testemunho do nome e da mensagem de Jesus. Mas ele também trabalhou para se sustentar. Os tessalonicenses sabiam que ele havia trabalhado "dia e noite, sem descanso e com grande esforço, para não ser um fardo financeiro" para ninguém (2 Tess. 3: 8; Atos 20:34, 35). Por essas palavras, talvez ele estivesse se referindo ao que fez em Corinto. Lá ficou com Áquila e Priscila e “trabalhou com eles”, pois “o trabalho deles era fazer tendas”. Só porque ele disse que trabalhava "dia e noite" não significa que não parou. Por exemplo, ele aproveitava os sábados para pregar aos judeus, que também não trabalhavam naquele dia (Atos 13: 14-16, 42-44; 16:13; 18: 1-4).

O que podemos aprender com o exemplo de Paulo?

O apóstolo Paulo deu um bom exemplo. Embora tivesse que trabalhar, ele se certificou de participar regularmente “da santa obra das boas novas de Deus” (Rom. 15:16; 2 Cor. 11:23). Ele encorajou outros a fazerem o mesmo que ele. Conseqüentemente, Áquila e Priscila foram seus "colaboradores em Cristo Jesus" (Rom. 12:11; 16: 3). Paulo aconselhou os coríntios a "estarem muito ocupados na obra do Senhor" (1 Coríntios 15:58; 2 Coríntios 9: 8). E ele escreveu por inspiração: "Se alguém não quer trabalhar, também não coma" (2 Tess. 3:10).

O que Jesus quis dizer com as palavras de João 14:12?

A obra mais importante nestes últimos dias é pregar e fazer discípulos. Jesus predisse que seus seguidores fariam obras maiores do que as dele (leia João 14:12). Ele não queria dizer que fariam milagres, assim como ele, mas que pregariam e ensinariam em um território maior, para mais pessoas e por mais tempo do que ele.

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.

Comentários