TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 25 a 31 de outubro de 2021, “Protejamos a nossa valiosa herança”, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 25 a 31 de outubro de 2021, “Vamos proteger nossa valiosa herança”, Discurso Preparado.
“Proteja Nosso Valioso Patrimônio” (10 min.)
Para alguns, uma herança pode ser algo já preparado para recebê-la e para outros pode ser algo inesperado. Mas não importa como foi obtida, temos certeza de que essa herança deve ser protegida e cuidada. E, como cristãos, também devemos fazer o mesmo. Nesta seção de Tesouros da Bíblia, com o título: "Proteja nossa valiosa herança."
Analisaremos como alguém pode cuidar dele ao recebê-lo, como os outros podem reagir ao recebê-lo sem nenhum esforço e simplesmente desperdiçá-lo. E por outro lado, como poderíamos fazer todo o esforço necessário para cuidar dele, protegê-lo, para não perdê-lo?
Para servir de exemplo: vejamos o caso de Caleb, de quem se falou nessas semanas em nossa seção do livro de Josué. Vejamos como ele protegeu a herança que estava sendo dada a ele como herança, neste caso de terras, e também para a proteção de sua identidade como servo de Jeová.
VAMOS LER: Josué 15:14.
Então Caleb expulsou de lá os três filhos de Anac: Sesai, Ahiman e Talmai, descendentes de Anac.
Esta ação descrita neste versículo não foi nada fácil. Anac era um homem de estatura muito grande, por isso tiveram força para permanecer naqueles territórios. E aqui Caleb, junto com o resto de Judá, não foi o único que eles tiveram que derrotar. Além do mais, Anac havia partido agora que estavam seus filhos, três dos quais são mencionados aqui.
Então, para cuidar do que lhe foi dado para proteger, ele primeiro teve que derrubar aquelas pessoas. E não foi nada fácil. Foi uma batalha onde ele poderia arriscar sua própria vida. E ele o fez porque sabia que, se não o fizesse, não teria nada para desfrutar.
Hoje como servos de Deus. Também precisamos ter cuidado com o que está ao nosso redor, com coisas que temos que remover completamente de nossa vida, o que pode ser um obstáculo em nosso serviço a Jeová. Poderíamos talvez estar pensando em atividades que desperdiçam tempo, que poderíamos usar em nossa atividade no ministério, em nossa frequência, em reuniões, em nosso estudo pessoal e na leitura da Bíblia.
Se percebermos que às vezes temos que tomar decisões firmes, decisivas no sentido de remover coisas que nos atrapalham. Por exemplo, atividades como atividades ao ar livre e recreação não são ruins. Mas quando eles excedem o tempo ou tiram o tempo de nosso serviço a Jeová ou de nossas atividades espirituais, isso pode prejudicar nossa herança espiritual.
Agora, por que você tem que fazer isso? Por que você corre o risco de perdê-lo? Uma herança pode ser desperdiçada ou desperdiçada por alguém que a recebe sem muito esforço. Hoje foi visto como os pais fizeram fortunas ou possuíram propriedades em quantidade, ou talvez em uma medida razoável.
Mas, dando-o aos filhos como eles fizeram, não lhes custou nada. Eles começam a desperdiçá-lo, desperdiçá-lo e perdê-lo. Isso aconteceu com os israelitas. Eles tinham muitas coisas quase sem esforço. Alguns deles apenas tiveram que tomar posse da terra e nada mais. E eles o desperdiçaram.
VAMOS LER: Josué 16:10
Mas eles não expulsaram os cananeus que viviam em Gezer; Os cananeus continuam a viver entre os efraimitas até hoje e têm sido submetidos a trabalhos forçados.
Os israelitas descritos aqui, os da tribo de Efraim, conquistaram aquela terra, mas não fizeram o que Jeová pediu que fosse feito, que os cananeus que estavam entre eles fossem expulsos ou mortos. É verdade que o versículo indicava que eles foram submetidos a trabalhos forçados, mas eles continuaram com eles.
Agora, qual era o perigo? Os cananeus não adoravam a Jeová. Eles tinham seus próprios falsos deuses tendo-os tão perto. Em algum momento, poderia incitar ou pressionar os israelitas a copiarem essa mesma maneira de agir? E era sabido que mais cedo ou mais tarde eles iriam empurrar os israelitas ou seduzi-los a adorar seus falsos deuses. E a história bíblica prova isso.
Hoje podemos ter uma atitude semelhante a desses israelitas, acreditando que podemos dar conta da situação e que nada nos acontecerá. Como estamos errados, mesmo os cristãos ungidos da época depois de Jesus. Eles falharam por não agir como deveriam. Cada um de nós deve examinar honestamente o que pode atrapalhar ou afetar nosso serviço a Jeová e tomar decisões radicais.
Não queremos pratos fora do trabalho com nossos colegas de trabalho, porque isso pode nos prejudicar. Pode-se dizer não, mas não gosto de beber. Não gosto de fumar, não gosto de cometer imoralidade, mas ao nos associarmos a pessoas que o praticam e que podem em algum momento nos incitar a fazê-lo, podemos cair e perder nossa valiosa herança.
Todos nós precisamos ser cautelosos, todos precisamos ter cuidado. A tentação sempre será para todos. Até o próprio Senhor Jesus Cristo teve uma tentação ou várias tentações de Satanás, e se ele não tivesse agido como deveria, ele também teria caído, o que era uma possibilidade. Não achamos que somos mais fortes do que ninguém. Devemos cuidar de nossa preciosa herança.
Voltando a este ponto, sabemos que para receber uma herança certos requisitos devem ser atendidos. Um pai por amor ao filho, essa é a exigência, sua afiliação emocional à família. Para outros, pode ser ter servido aquela pessoa muito duramente e em gratidão a herança é dada. Mas algo deve ser feito. Jeová também deu a herança que era devida ao povo que a merecia.
VAMOS LER: Josué 17: 17,18
Assim, Josué disse o seguinte à casa de José, Efraim e Manassés: “Eles são um povo numeroso e têm grande poder. Não só tocará uma parte do terreno, 18 mas a região montanhosa também será sua. Embora seja uma floresta, eles a derrubarão e será o limite do seu território. Eles expulsarão os cananeus, embora sejam fortes e tenham carros com foices de ferro ”.
Embora já víssemos que nem todos foram expulsos do lugar, Jeová deu-lhes a herança na íntegra e aos poucos eles foram assumindo o controle total, embora alguns cananeus continuassem vivos. Isso mostra que Jeová está disposto a dar a herança. Ele vê que fazemos um esforço e, claro, também quer cumprir.
Hoje, a herança que Jeová nos oferece é a vida eterna. É algo que não podemos alcançar sozinhos, e ele deseja que façamos todos os esforços para proteger e garantir essa herança. Como pode ser feito?
Não queremos ser como alguns que recebem heranças e não se importam com elas, nem as desperdiçam, graças ao nosso atual serviço fiel a Jeová. Podemos conseguir a diferença, mas precisamos protegê-la, cuidar dela. Façamos o possível para mostrar a Jeová que somos elegíveis para a diferença e que faremos o possível para protegê-la agora e no futuro.
Comentários
Postar um comentário