TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 18 a 24 de outubro de 2021, “Sigamos a Jeová de todo o nosso coração”, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 18 a 24 de outubro de 2021, “Vamos Seguir a Jeová de Todo o Nosso Coração”, Discurso Preparado.

“Siga a Jeová de todo o nosso coração” (10 min.)

Nesse mundo altamente competitivo, uma pessoa com mais de 40 ou 50 anos não tem mais lugar em um trabalho ou em algo que possa desempenhar corretamente, mas para o mundo não é mais uma pessoa muito velha. Jeová é muito diferente! Ele encomendou, usou pessoas muito velhas do nosso ponto de vista para fazer um trabalho que talvez outros não pudessem fazer.

Por exemplo, Moisés. Iniciou a sua atividade como libertador por volta dos 80 anos. O que o profeta Daniel disse a você quando Belsazar o chamou para interpretar as Escrituras na parede, ele tinha cerca de 90 anos. E o apóstolo João, com quase 100 anos, ele recebeu a revelação de Deus.

Do personagem de que vamos falar desta vez. Ele também foi alguém de muitos anos, Caleb. Nesta seção de Tesouros da Bíblia, intitulada "Vamos seguir a Jeová de todo o nosso coração", falaremos como este servo de Deus. Com a idade de setenta e nove anos, ele cruzou o rio Jordão para começar a apoiar a conquista de Canaã por Israel.

Como você conseguiu isso? Certamente não foi nada fácil. Caleb era parceiro de Josué. Quando Moisés enviou como jovens para espiar a terra, eles foram os únicos que trouxeram bons relatórios.

VAMOS LER: Josué 14: 7,8

Eu tinha 40 anos quando Moisés, servo de Jeová, me enviou de Cades-Barnéia para espionar a terra, e voltei com um relato franco e honesto. 8 E embora meus irmãos que subiram comigo fizessem o povo estremecer, eu segui a Jeová meu Deus de todo o meu coração.

Que bela lembrança, Caleb falando com Josué, ele só conhecia muito bem porque era seu parceiro. E ele deixou claro por que fez isso daquele jovem, porque seguia a Jeová seu Deus de todo o coração.

O mesmo se aplica a muitos de nossos irmãos na organização que serviram a Jeová desde muito jovens e permaneceram firmes no serviço ombro a ombro com os mais jovens. O fato de alguém atingir a maioridade não significa que seja descartado na organização, mas é valioso porque ele possui uma riqueza de conhecimentos e experiências que muitos de nós gostaríamos de ter.

E no caso de Caleb, quando ele se dirigiu a Josué na frente do povo, ele estava pedindo algo que nem qualquer um faria. Ele não estava tentando obter o favoritismo de um bom conhecido como Josué, mas sim pedindo uma tarefa um tanto complicada.

VAMOS LER: Josué 14: 10-12

E agora Jeová, assim como ele prometeu, tem me mantido vivo estes 45 anos desde que Jeová fez aquela promessa a Moisés quando Israel estava andando no deserto; e eu ainda estou aqui hoje, 85 anos. 11 E estou tão forte agora como no dia em que Moisés me enviou. Ainda tenho a mesma força daquela época, tanto para a guerra quanto para outras coisas. 12 Portanto, dê-me esta região montanhosa que Jeová me prometeu naquele dia. Embora naquele dia você tenha ouvido que os anaquins estavam lá com grandes cidades fortificadas, certamente Jeová estará comigo e eu os expulsarei, assim como Jeová prometeu. "

Bem, aqui estamos ouvindo uma pessoa de 85 anos que se sentia com a mesma energia de quando era jovem. Mas qual foi o seu apoio? Como foi bem dito no versículo 12 "certamente o Senhor estará comigo, e eu os expulsarei."

E quem teve de expulsar foram os Anaquim, homens de enorme estatura, muito valentes, guerreiros habilidosos na batalha. Eles os conheciam. Josué e Caleb disseram pessoalmente a eles quando foram espionar a terra prometida. E foi uma das causas de espalhar o terror entre os habitantes de Israel quando eles disseram que viram pessoas enormes em comparação com as que existiam nos tempos anteriores ao dilúvio.

Mas aqui você vê um homem que, embora mais velho, não está pedindo nada fácil. Mas por que ele se atreveu a fazer isso? Porque ele confiou em Jeová, porque seu coração se manteve firme em Deus. E assim foi. Ele conseguiu conquistar a cidade de Hebron, que mais tarde se tornou uma cidade de refúgio.

Isso nos mostra, irmãos, que temos tantos irmãos na organização, mais velhos do que eles, que não se esquivam de qualquer designação teocrática, por mais difícil que seja. Não só eles. Se formos mais jovens, também queremos ser corajosos, enfrentar situações complicadas que poderiam parecer um grande Anakin, mas se seguirmos a Jeová de todo o coração, podemos conseguir.

VAMOS LER: Josué 14: 13,14

Assim, Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e deu-lhe Hebrom em herança. 14 É por isso que Hebrom pertence a Calebe, filho de Jefoné, o quenizita, por herança até hoje, porque ele seguiu a Jeová, o Deus de Israel, de todo o seu coração.

Esta dupla de amigos e servos de Deus, Josué e Calebe, realmente gostou dos benefícios de servir a Deus. Caleb pediu uma tarefa nada fácil, mas não cabia apenas a ele, como ele disse com razão. Dependia do apoio de Jeová.

Também queremos fazer o mesmo. Se você receber uma oferta que pareça difícil de cumprir. Lembre-se de que a idade não tem nada a ver com se ela é realizada ou não, mas se seguimos a Jeová de todo o coração.

Se você tem um irmão ou irmã mais velho em sua congregação, por que não estende a mão e tem uma conversa para que você realmente se torne mais forte? Eles são irmãos que viram tantas mudanças na organização que notaram progresso graças às bênçãos de Jeová, e são irmãos que às vezes são os primeiros a chegar ao Salão do Reino ou a assistir às reuniões.

Eles são aqueles que não se cansam de pregar, apesar de suas doenças físicas. Às vezes, são eles que permanecem como pioneiros até o fim da vida, porque são cristãos que seguem a Jeová de todo o coração. Da próxima vez que você puder falar com um deles, dê a ele a graça de ser um bom exemplo de fidelidade em nossa congregação.

E embora nosso modelo principal seja Jesus, mas esses irmãos são os modelos vivos que temos à vista de pessoas que gastaram tanto no serviço de Jeová quanto Calebe, e que talvez tenham suas energias um pouco enfraquecidas, mas seus corações completos para Deus.

Comentários