Estudo de Livro de Congregação, Semana de 18 a 24 de outubro de 2021, Capítulo 15, Parágrafos 1-7, Análise de Vídeo e Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 18-24 de outubro de 2021, Capítulo 15, Parágrafos 1-7, Análise de Vídeo e Respostas.

Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr seção 4, cap. 15 par. 1-7 e vídeo.

"Vou acabar com a sua prostituição"

IDEIA PRINCIPAL: O que aprendemos com as prostitutas descritas nos livros de Ezequiel e Apocalipse

ANÁLISE DO VÍDEO E RESPOSTAS AOS PARÁGRAFOS

Jeová ama a todos nós, mas também nos responsabiliza por nossas ações. O que Jeová pensa daqueles que dizem que o adoram, mas o traem com seu comportamento? Como você decide quem sobreviverá à grande tribulação? Por que Jeová, um Deus de amor, eliminou milhões de pessoas?

Isso é respondido na seção 4 do livro Adoração Pura, baseado em Ezequiel 39:25. É intitulado "Defenderei zelosamente o meu santo nome". O capítulo 15 descreve claramente como Jeová se sente. É intitulado "Vou acabar com a sua prostituição."

Este título foi tirado de Ezequiel 16:41: “Eles queimarão as tuas casas a fogo e executarão a minha sentença contra ti aos olhos de muitas mulheres; Acabarei com a sua prostituição e você não fará mais pagamentos.

Ao estudar este capítulo, pense no seguinte: Por que faz sentido comparar a religião falsa com uma prostituta? O que a descrição de Ezequiel 16 e 23 das prostitutas nos ensina sobre os sentimentos de Jeová em relação à religião falsa? O que espera a religião falsa? e que medidas devemos tomar? Somos muito encorajadores em saber que Jeová gosta muito de todos os que o servem! Mas esse relacionamento tão especial também carrega uma responsabilidade séria. Nós nunca quereríamos ferir seus sentimentos! Que este capítulo fortaleça sua decisão de dar a Jeová a adoração pura que só ele merece.

1, 2. Que tipo de prostituta pode nos causar nojo?

Uma mulher que é prostituta porque quer. Não parece humilhante para ela; acredita que é uma oportunidade de ter poder. Você está ansioso para ter muito dinheiro e ser influente. E o que é pior, imagine que você é casada com um homem bom e fiel, e ela descaradamente o trai para se prostituir.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Uma prostituta que é porque quer, não vê isso como algo degradante, mas como uma oportunidade de ter poder, dinheiro e ser influente, e que também é casada com um homem bom e bom, mas ela o trai dessa forma vil, que isto é, quem escolheu esta vida por prazer nos causaria repúdio. É exatamente o que Jeová pensa a respeito da religião falsa.

3. Que histórias analisaremos neste capítulo?

Analisaremos dois relatos nos quais a prostituição é usada para ilustrar a infidelidade dos servos de Deus em Israel e Judá.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Analisaremos os relatos mencionados em Ezequiel 16 e 23, nos quais o tema da prostituição é usado para ilustrar a grande infidelidade cometida pelos servos de Jeová em Israel e Judá. Mas primeiro vamos analisar sobre outra prostituta simbólica, que começou sua prostituição antes de Israel existir e ainda está ativa hoje.

"A mãe das prostitutas"

4, 5. O que “Babilônia, a Grande” representa? E como chegamos a essa conclusão? (Veja o desenho no início).

Ele é representado por uma mulher incomum chamada "a grande prostituta". Mas por muitos anos as Testemunhas de Jeová sabem que quem realmente é "a grande prostituta" é o império mundial da religião falsa.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Embora ele tenha recebido várias identidades, sabemos que ele representa o império mundial da religião falsa. Pois bem, existem características que nos mostram, por exemplo, diz-se que tem uma relação ilícita com as autoridades políticas, também que os comerciantes vão lamentar a sua perda. E quem pratica o espiritismo, a idolatria e a mentira. Combinar com as religiões corruptas deste mundo.

E como chegamos a essa conclusão? (Veja o desenho no início).

Esta prostituta foi condenada por ter relações imorais com "os reis da terra", ou seja, as autoridades políticas. Portanto, é claro que ela não é uma autoridade política. Ela foi considerada culpada por suas "práticas espiritualistas", sua idolatria e suas mentiras.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Além disso, é mencionado que a prostituta está montada em um animal selvagem, o que mostra que ela tem alguma influência sobre as autoridades políticas e, por fim, persegue os servos fiéis de Jeová.

6. Por que dizemos que Babilônia, a Grande, é “a mãe das prostitutas”?

Porque a falsa religião é dividida em uma infinidade de confissões religiosas, grupos e seitas. Satanás muitas vezes usa essas religiões para atrair as pessoas ao espiritismo, à idolatria e a outras crenças e costumes que mancham o nome de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Dizemos isso porque precisamente a religião falsa é dividida em uma infinidade de grupos religiosos e seitas, e isso começou quando Jeová fez com que muitas línguas começassem a ser faladas na antiga Babel, portanto, as pessoas pegaram suas falsas crenças e as espalharam pelo mundo, então, todas essas religiões ou seitas são filhas de uma grande prostituta.

ILUSTRAÇÃO

Torre de Babel.

Da antiga Babel - mais tarde chamada de Babilônia - todos os tipos de práticas e ensinamentos religiosos se espalharam pelo mundo, dando origem a muitas religiões falsas. (Veja o parágrafo 6.)

7. Por que devemos acatar o aviso de Jeová?

Porque devemos ficar longe do que Satanás deseja, ele adoraria que caíssemos em sua armadilha desse tipo de prostituição. Mas a única maneira adequada de satisfazer a Jeová é dando-lhe adoração pura.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Visto que a única maneira de satisfazer nossas necessidades espirituais é adorar a Jeová de maneira pura, também sabemos que Satanás faz todo o possível para nos fazer cair em suas armadilhas, por isso devemos ficar o mais longe possível da prostituição espiritual, porque no passado, houve servos de Deus que caíram em sua armadilha.

Comentários