Estudo da Sentinela, Semana de 25 a 31 de outubro de 2021, Como podemos “provar” a bondade de Jeová, respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 25 a 31 de outubro de 2021, Como podemos “provar” a bondade de Jeová, respostas sublinhadas.

1, 2. De acordo com o Salmo 34: 8, o que devemos fazer para descobrir como Jeová é bom?

Vamos imaginar que alguém nos oferece algo para comer que nunca experimentamos. Podemos ter uma ideia de seu sabor vendo, cheirando, pegando a receita ou perguntando a alguém se gosta. Mas a única maneira de saber se gostamos é experimentando.

De maneira semelhante, podemos ter uma idéia da bondade de Jeová lendo a Bíblia e nossas publicações, bem como ouvindo outros falar sobre como Jeová os abençoou. Mas só podemos entender verdadeiramente como Jeová é bom se “provarmos” sua bondade por nós mesmos. - Leia Salmo 34: 8. Vamos dar um exemplo. Vamos imaginar que queremos servir a Jeová por tempo integral, mas, para isso, temos de simplificar nossa vida. Podemos ter lido a promessa de Jesus muitas vezes de que, se colocarmos os interesses do Reino em primeiro lugar, Jeová nos dará as coisas de que precisamos, mas talvez nunca tenhamos cumprido essa promessa em nosso caso (Mateus 6: 33). Ainda assim, porque temos fé na promessa de Jesus, reduzimos nossas despesas e horas de trabalho e nos concentramos na pregação. Ao fazer isso, Vemos com nossos próprios olhos que Jeová cuida de nós. E assim provamos pessoalmente a bondade de Jeová.

3. Em harmonia com o Salmo 16: 1, 2, quem se beneficia da bondade de Jeová?

Jeová é “bom para todos”, mesmo para aqueles que não o conhecem (Sal. 145: 9; Mat. 5:45). Mas ele abençoa especialmente aqueles que o amam e o servem com toda a alma. - Leia Salmos 16: 1, 2. Vejamos algumas das coisas boas que Jeová fez por nós.

4. Como Jeová mostra sua bondade para com os que começam a se aproximar dele?

Sempre que aplicamos o que aprendemos sobre Jeová, vemos os bons efeitos em nossa vida. À medida que aprendemos sobre ele e passamos a amá-lo, ele nos ajudou a mudar a maneira de pensar e agir que nos mantinha separados dele (Colossenses 1:21). E quando dedicamos nossas vidas a ele e fomos batizados, ele nos mostrou ainda mais sua bondade, permitindo-nos ter uma boa consciência e uma amizade íntima com ele (1 Pe 3:21).

5. Que evidência da bondade de Jeová vimos em nossa pregação?

Na pregação, vemos evidências contínuas da bondade de Jeová. Você é uma pessoa tímida? Muitos servos de Jeová são. Talvez antes de saber a verdade, ele nunca se imaginou batendo na porta de um perfeito estranho para lhe falar sobre a Bíblia. No entanto, hoje ele faz isso regularmente. Além disso, com a ajuda de Jeová, ela aprendeu a gostar de pregar. Ela também sentiu o apoio de Jeová de outras maneiras. Por exemplo, ajudou você a manter a calma quando alguém na pregação o tratou mal. Também o ajudou a lembrar o texto certo ao falar com uma pessoa interessada. E deu-lhe a força de que precisava para seguir em frente quando confrontado com a indiferença do território (Jer. 20: 7-9).

6. Como a bondade de Jeová é vista no treinamento que ele nos dá?

Jeová também nos mostrou sua bondade por nos equipar para o ministério. - João 6:45. Na reunião do meio da semana, somos apresentados a ideias ponderadas para conversar e são incentivados a usá-las em nossa obra de pregação. Ao pensar em tentar algo novo, podemos ficar um pouco nervosos no início. Mas quando o fazemos, descobrimos que essas sugestões funcionam muito bem em nosso território. Também somos incentivados nas reuniões e assembléias a participar de formas de pregação que talvez nunca tenhamos experimentado antes. Isso também pode nos tirar de nossa zona de conforto. Mas se o fizermos, daremos a Jeová algo para abençoar. Agora, vejamos algumas das coisas boas que Jeová nos dá quando tentamos novas maneiras de dar a ele o melhor, independentemente de nossas circunstâncias.

JEOVÁ ABENÇOA AQUELES QUE CONFIAM Nele

7. Que bênção recebemos quando nos esforçamos para aumentar nosso ministério?

Nos achegamos ainda mais a Jeová. Vejamos o exemplo de um homem idoso chamado Samuel, * que serve com sua esposa na Colômbia. Eles gostavam de ser pioneiros em sua congregação local, mas queriam aumentar seu ministério servindo a uma congregação mais carente. Para conseguir isso, eles tiveram que fazer alguns sacrifícios. Samuel diz: “Aplicamos Mateus 6:33 e paramos de fazer compras desnecessárias. Mas o mais difícil foi sair do nosso apartamento, que havia sido projetado para nós e estava totalmente pago ”. Em sua nova designação, eles descobriram que poderiam viver com apenas um sexto de sua renda anterior. Samuel acrescenta: “Vimos como Jeová guia nossos passos e responde às nossas orações. Sentimos sua aprovação e amor de maneiras que nunca experimentamos antes. ” Você pode aumentar o seu ministério de alguma forma? Nesse caso, pode ter certeza de que se achegará mais a Jeová e que ele cuidará de você. - Sal. 18:25.

8. O que você aprende com o que Iván e Viktoria contam?

Nosso serviço a Jeová nos deixa felizes. Veja o que Ivan e Viktoria, um casal de pioneiros que serve no Quirguistão, nos contam. Eles decidiram levar uma vida simples para serem voluntários em qualquer tarefa, incluindo construção. Iván diz: “Demos tudo em cada projeto. Apesar de estarmos cansados ​​no final do dia, nos sentimos em paz e satisfeitos, sabendo que gastamos nossas energias trabalhando pelo Reino. As amizades que fizemos e as boas lembranças que guardamos também nos deixam muito felizes ”(Marcos 10:29, 30).

9. O que uma irmã em circunstâncias difíceis fez para aumentar seu ministério, e com que resultados?

Servir a Jeová pode nos deixar felizes, mesmo em circunstâncias difíceis. Por exemplo, uma viúva idosa da África Ocidental chamada Mirreh trabalhava como médica. Quando ela se aposentou, ela foi pioneira. Ele sofre de artrite avançada e toda vez que sai para pregar, ele só pode fazer isso por uma hora de casa em casa. Mas você pode passar mais tempo pregando em público. Ela tem muitas revisitas e cursos bíblicos e frequenta alguns deles por telefone. O que o fez querer fazer mais por Jeová? Ela diz: “Meu coração transborda de amor a Jeová e a Jesus Cristo. Sempre peço a Jeová que me ajude a fazer tudo o que posso por ele. ”- Mat. 22:36, 37.

10. Conforme mostrado em 1 Pedro 5:10, o que Jeová dá aos que procuram fazer mais em seu serviço?

Jeová nos dá treinamento adicional. Kenny, um pioneiro que serve nas Ilhas Maurício, descobriu que isso é verdade. Quando ele aprendeu a verdade, ele largou a faculdade, foi batizado e entrou no serviço de tempo integral. Ele comenta: “Esforço-me para ser como o profeta Isaías, que disse: 'Aqui estou! Envie para mim!" (Is. 6: 8). Kenny trabalhou em vários projetos de construção e também ajudou a traduzir publicações bíblicas para seu idioma nativo. Diz: "Recebi um treinamento que me ensinou as habilidades necessárias para completar minhas atribuições." Mas ele não aprendeu apenas como fazer seu trabalho. Ele acrescenta: “Aprendi quais são minhas limitações e quais qualidades preciso cultivar para servir melhor a Jeová.” (Leia 1 Pedro 5:10). Que tal analisar suas circunstâncias e ver se você pode se disponibilizar para mais treinamento da parte de Jeová?

ILUSTRAÇÃO:

Um casal prega em uma área onde mais publicadores do Reino são necessários; uma jovem colabora na construção de um Salão do Reino; um casal de idosos prega ao telefone. Todos ficam muito felizes em servir a Jeová. (Ver parágrafo 11)

11. Que esforços algumas irmãs da Coréia do Sul fizeram para poder participar no ministério, e com que resultados? (Veja a imagem da capa).

Até mesmo aqueles que são Testemunhas de Jeová há muitos anos se beneficiam do treinamento de Jeová quando experimentam uma nova forma de serviço. Durante a pandemia de COVID-19, os anciãos de uma congregação sul-coreana escreveram: “Alguns irmãos que antes acreditavam que não podiam participar da pregação por causa de sua saúde, agora o fazem por videoconferência. Três irmãs com mais de 80 anos aprenderam a usar essa nova tecnologia e agora pregam quase todos os dias ”(Salmo 92:14, 15). Você gostaria de aumentar seu ministério e provar ainda mais a bondade de Jeová? Os itens a seguir o ajudarão a alcançar esse objetivo.

COMO ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS

12. O que Jeová promete aos que confiam nele?

Aprenda a confiar em Jeová. Se confiarmos nele e dermos o nosso melhor, ele promete nos regar com bênçãos (Mal. 3:10). Uma irmã da Colômbia chamada Fabiola viu por si mesma como Jeová cumpriu essa promessa. Ela queria se tornar pioneira regular logo depois de ser batizada, mas seu marido e três filhos dependiam muito de seu salário. Por isso, quando se qualificou para a aposentadoria, ela implorou sinceramente a Jeová por ajuda. Conta: “Normalmente demora muito para processar uma pensão, mas só fui aprovado um mês depois de solicitar. Foi como um milagre ". Dois meses depois, o pioneirismo começou. Ele já tem mais de 70 anos e está neste serviço há mais de 20 anos. Durante esse tempo, ele ajudou oito pessoas a chegar ao batismo. Ele diz: “Às vezes me sinto fraco,

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: 1. Sara anda de camelo e é acompanhada por membros de sua família. 2. Jacó luta com um anjo. 3. Alguns sacerdotes carregam a arca da aliança e mergulham os pés nas poderosas águas do rio Jordão.

Como Abraão e Sara, Jacó e os sacerdotes que cruzaram o rio Jordão mostraram sua confiança em Jeová? (Ver parágrafo 13)

13, 14. Que exemplos podem nos ajudar a confiar em Jeová e encontrar maneiras de fazer mais por ele?

Aprenda com os exemplos de outros que confiaram em Jeová. A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que fizeram o melhor para servir a Deus. Em muitos casos, eles tiveram que dar o primeiro passo antes de Jeová lhes dar bênçãos especiais. Por exemplo, Deus abençoou Abraão somente depois que ele saiu de casa “mesmo sem saber para onde estava indo” (Heb. 11: 8). De sua parte, Jacó recebeu uma bênção especial somente depois de lutar com um anjo (Gênesis 32: 24-30). E, quando a nação de Israel estava para entrar na Terra Prometida, o povo só conseguiu cruzar o rio Jordão depois que os sacerdotes entraram em suas águas poderosas (Josué 3: 14-16).

Você também pode aprender com os exemplos de Testemunhas de Jeová hoje que confiaram em Jeová e buscaram maneiras de fazer mais por ele. Por exemplo, um irmão chamado Payton e sua esposa, Diana, gostavam de ler experiências sobre irmãos que aumentaram seu serviço a Jeová, como os da série “Eles se ofereceram para ajudar”. * Ele diz: “Quando os lemos, sentimos como se estivéssemos vendo alguém saboreando uma refeição deliciosa. Quanto mais víamos, mais queríamos provar e ver que Jeová é bom. " Com o tempo, esse casamento mudou para um lugar de necessidade. Você leu esta série de artigos? E você já viu os vídeos Pregando em Lugares Isolados: Austrália e Pregando em Lugares Isolados: Irlanda, que estão disponíveis no jw.org? Tudo isso pode ajudá-lo a encontrar maneiras de aumentar seu serviço.

15. Como as influências positivas podem nos ajudar?

Escolha influências positivas. É mais fácil experimentar um novo alimento se passarmos tempo com pessoas que gostam desse alimento. Da mesma forma, passar tempo com aqueles que concentram sua vida em servir a Jeová tornará mais fácil encontrar maneiras de aumentar nosso serviço a Deus. Foi o que aconteceu com Kent e Veronica. Ele explica: “Nossos amigos e familiares nos incentivaram a experimentar novas facetas de serviço. Percebemos que passar tempo com aqueles que primeiro buscaram o Reino nos deu confiança para experimentar coisas novas. " Hoje, os dois servem como pioneiros especiais na Sérvia.

16. De acordo com a comparação em Lucas 12: 16-21, por que devemos estar dispostos a fazer sacrifícios?

Esteja disposto a fazer sacrifícios por Jeová. Para agradar a Jeová, não é necessário abrir mão de todos os confortos. - Eclesiastes 5:19, 20. Agora, se não fizéssemos mais no serviço de Deus só porque não queremos fazer sacrifícios pessoais, poderíamos cometer o mesmo erro que o homem na comparação com Jesus que levou uma vida muito confortável, mas se esqueceu de Deus (leia Lucas 12:16 - vinte e um). Um irmão chamado Christian, que mora na França, admite: "Não estava dando o melhor de meu tempo e energia a Jeová e minha família." Ele e a esposa decidiram ser pioneiros, mas para isso tiveram de largar o emprego. Para se sustentar, eles começaram um pequeno negócio de limpeza e aprenderam a se contentar com menos. O sacrifício valeu a pena? Ele diz: "Gostamos mais de pregar e de ver os estudantes da Bíblia e as pessoas que visitamos aprenderem mais sobre Jeová."

17. Por que alguns não são incentivados a tentar coisas novas no ministério?

Sinta-se encorajado a experimentar novas facetas de serviço (Atos 17:16, 17; 20:20, 21). Uma pioneira dos Estados Unidos chamada Shirley teve que fazer mudanças em seu ministério durante a pandemia COVID-19. No início, ele não se atreveu a pregar ao telefone. Mas durante a visita do superintendente de circuito, eles o ensinaram como fazer. E a partir de então ele começou a pregar ao telefone regularmente. Ela explica: “No começo eu estava com medo, mas agora eu amo isso. Conseguimos falar com mais pessoas do que quando íamos de casa em casa ”.

18. O que pode nos ajudar a superar os problemas que tornam mais difícil para nós aumentar nosso ministério?

Estabeleça uma meta e trabalhe para alcançá-la. Quando passamos por problemas, oramos a Jeová e pensamos cuidadosamente em como lidar com eles. - Pro. 3:21. Sonia, que serve como pioneira regular em um grupo de língua cigana na Europa, diz: “Gosto de colocar minhas metas por escrito e colocar o papel em algum lugar visível. Na minha cômoda, tenho o desenho de um entroncamento. Quando tenho que tomar uma decisão, olho para o desenho e penso aonde minha decisão vai me levar ”. E quando Sonia está em apuros, ela tenta ser positiva. Ele explica: “Cada nova circunstância pode ser como uma parede que me impede de alcançar meu objetivo ou como uma ponte que me ajuda a alcançá-lo. Tudo depende da minha atitude ”.

19. Como podemos mostrar que somos gratos por todas as coisas boas que Jeová nos deu?

Jeová nos abençoa de muitas maneiras. Podemos mostrar nossa gratidão fazendo o nosso melhor para louvá-Lo (Hebreus 13:15). Isso pode incluir a procura de novas maneiras de aumentar nosso ministério. Se o fizermos, Jeová nos abençoará ainda mais. Portanto, procuremos todos os dias oportunidades de provar e ver que Jeová é bom. Assim seremos como Jesus, que disse: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e completar a sua obra" (Jo 4:34).

ELE LEMBRA?

O que devemos fazer para que Jeová nos mostre sua bondade de uma maneira especial?

Podemos ter uma ideia da bondade de Jeová lendo a Bíblia e nossas publicações, bem como ouvindo outros falar sobre como Jeová os abençoou.

Por termos fé na promessa de Jesus, devemos reduzir nossas despesas e horas de trabalho e nos concentrar na pregação. Ao fazermos isso, vemos com nossos próprios olhos que Jeová cuida de nós. E assim provamos pessoalmente a bondade de Jeová.

Como Jeová mostra sua bondade para com os que procuram fazer mais em seu serviço?

Ele promete regar-nos com bênçãos.

Quando dedicamos nossa vida a ele e fomos batizados, ele nos mostrou ainda mais sua bondade, permitindo-nos ter uma boa consciência e uma estreita amizade com ele.

O que pode nos ajudar a fazer mais em nosso serviço a Jeová?

Quando passamos por problemas, oramos a Jeová e pensamos cuidadosamente em como lidar com eles.

Uma coisa que pode nos ajudar é fazer o que uma pioneira nos Estados Unidos chamada Shirley teve de fazer mudanças em seu ministério durante a pandemia COVID-19. No início, ele não se atreveu a pregar ao telefone. Mas durante a visita do superintendente de circuito, eles o ensinaram a fazer isso. E a partir de então ele começou a pregar ao telefone regularmente. Ela explica: “No começo eu estava com medo, mas agora eu amo isso. Conseguimos falar com mais pessoas do que quando íamos de casa em casa ”.

O parágrafo mostra a experiência de uma irmã chamada Sônia, ela coloca no papel e coloca em algum lugar visível. Em sua cômoda, ela tem o desenho de um entroncamento. Quando você tiver que tomar uma decisão, olhe para a foto e pense sobre aonde sua decisão o levará.

Comentários