Encontré Joyas Espirituais 2021, Semana de 25 a 31 de outubro, Josué 15 a 17, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 25 a 31 de outubro de 2021, 15 a 17 de Josué.

Vamos Encontrar Pérolas Escondidas (10 min.)

Jos 17:15, 18. Como sabemos que havia muitas árvores no antigo Israel? (w15 15/7 32).

Sabemos que havia muitas árvores porque a própria Bíblia diz isso. Nestes dois versículos, Josué diz aos descendentes de José duas vezes "para irem para a floresta e derrubá-la". Porém, hoje, muitas dessas árvores desapareceram e por isso há quem se pergunte se o que a Bíblia diz é verdade. Mas no livro Life in Biblical Israel explica que "no antigo Israel, as florestas eram muito maiores do que hoje." Que nas áreas montanhosas cresciam árvores como o pinheiro de Aleppo, o carvalho de kermes palestino e a terebintina. E na Sefelá os sicômoros eram abundantes. Também na obra Plantas da Bíblia indica que em alguns lugares de Israel todas as árvores desapareceram. Além disso, ele destaca que foi um processo gradativo e a razão foi porque: “O homem tem derrubado florestas para conseguir mais terras agrícolas, gramíneas, materiais de construção e combustíveis. "

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A Bíblia diz que em algumas regiões da Terra Prometida havia "grande número" de árvores. O livro Life in Biblical Israel explica que "no antigo Israel, as florestas eram muito maiores do que hoje." Os versículos bíblicos que lemos indicam que as extensões de florestas eram enormes e por isso tiveram que ser derrubadas para que pudessem usá-las como terra para viver.

As plantas da Bíblia indicam que em algumas partes de Israel todas as árvores desapareceram. O livro observa que foi um processo gradual: “O homem derrubou as florestas para obter mais terras agrícolas, pastagens, materiais de construção e combustível”.

Porque há registros em tempos antigos, as florestas eram muito mais extensas do que hoje e que nas áreas montanhosas de Israel, árvores como o pinheiro de Aleppo, o carvalho da Palestina e a terebintina, bem como os sicômoros, cresciam, mas devido ao passar dos séculos as pessoas cresciam derrubar as florestas para obter mais terras agrícolas, pastagens, materiais de construção e combustível.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

Josué 15: 18,19. Em Israel, às vezes, as bênçãos implicavam dar presentes, razão pela qual a filha de Calebe, Achsa, usava a expressão "presente da bênção". Eles podem ser oferecidos como uma expressão de bons votos a um ente querido ou amigo em agradecimento ou favor. Isso me ensina: que gentileza é necessária ao "dar e receber presentes", sejam eles para a família, amigos ou irmãos na congregação. Quando damos presentes, devemos garantir que nossa motivação seja pelo "amor sincero e preocupação genuína", portanto, imitamos "Jeová Deus, que ama aquele que dá com alegria".

Josué 16: 1-4. A distribuição do terreno e seus limites para os descendentes de José foi por sorteio, mas a decisão veio de Jeová, isso evitou ciúmes e disputas entre eles. Isso me ensina: que Jeová, como soberano, tem o direito de determinar "as fronteiras ou demarcações da habitação dos homens". Além disso, deixa claro para nós que a administração terrestre que estará no novo mundo estará em sintonia com todas as decisões emanadas do Reino de Deus, esta é uma garantia de que a terra estará muito bem organizada e que haverá não haja ciúme ou disputas entre nós.

Josué 17:11. A tribo de Issacar era louvável, pois estava disposta a dar e compartilhar "três regiões altas de seu território" com a tribo de Manassés. Ele não reclamou ou ponderou que estava sendo removido à força, mas entendeu as necessidades de seus companheiros israelitas e ficou feliz em contribuir com eles. Isso me ensina: como é importante que os cristãos sigam o conselho de "não buscar o benefício próprio, mas o dos outros". Portanto, procuremos imitar a tribo de Issacar e, em face das necessidades de nossos irmãos, estejamos prontos para "dar e compartilhar com alegria".

Josué 15: 33-36. Uma característica geográfica ímpar da Sefelá era sua localização, nos tempos bíblicos essa região de morros era uma "barreira" que separava o povo de Deus de seus antigos inimigos. Qualquer exército invasor que quisesse marchar do oeste contra Jerusalém teria que cruzar a Shephelah primeiro. Isso me ensina: que, da mesma forma, Satanás tenta devorar os servos de Deus, mas primeiro tem que transpor a "barreira espiritual" que nos separa deste mundo. Portanto, é vital que essa barreira ou nossa adesão aos princípios bíblicos seja bem protegida, para que resistamos e não violemos os padrões de Jeová.

Josué 15:16. Como incentivo, Caleb ofereceu como recompensa a sua filha, a israelita, para atacar e conquistar Kiryat-Sefer. Isso me ensina: que, da mesma forma, o amor ao nosso Pai Jeová e a recompensa da vida eterna são incentivos poderosos que nos motivam a realizar e cumprir nossa dedicação cristã. Portanto, é apropriado que os cristãos 'olhem cuidadosamente para o pagamento da recompensa', porque Jeová Deus a oferece a pessoas que realmente o amam e mostram lealdade. Portanto, vamos correr até o fim para servirmos a Jeová por toda a eternidade.

Josué 17: 3,4. Por decreto divino, as filhas de Zelofehad, descendentes de Manassés, receberam sua porção na Terra Prometida. Jeová cumpriu sua promessa e mostrou dignidade a essas mulheres. Isso o ensina: que Jeová não mostra nenhum tipo de favoritismo, ele oferece suas maravilhosas perspectivas a todas as pessoas. O facto de estas mulheres terem recebido a sua parte dá-nos a certeza de que nenhum residente no mundo será abandonado, pelo contrário, sob o seu Governo Celestial qualquer injustiça desaparecerá porque "todos" gozarão de uma vida digna onde "habitará a justiça".

Josué 17: 16-18. Os homens de Manassés e Efraim não expulsaram os cananeus de Bete-Sean ou das outras cidades do vale, apresentando como desculpa sua desvantagem militar em face dos carros de guerra equipados com foices de ferro. Josué não aceitou sua desculpa e disse-lhes que eles eram um povo numeroso com poder e para expulsar esses cananeus. Isso me ensina: os cristãos precisam ter cuidado ao dar desculpas, especialmente quando se trata de nosso serviço a Jeová. Se nos sentirmos incapazes ou que uma designação seja difícil, devemos lembrar que, com a ajuda e o poder de Jeová, podemos cumpri-la.

Josué 15: 1,2. Judá não era o primeiro filho de Jacó, mas nas profecias bíblicas ele se destacava como a tribo da qual viria a descendência prometida. Quando ocorreu o lançamento da sorte para dividir a terra conquistada, Judá recebeu a primeira designação. Ao conquistar a terra para possuí-la, Jeová Deus designou a tribo de Judá para assumir a liderança. Isso me ensina: Tanto o Rei Davi quanto o Senhor Jesus Cristo eram descendentes desta tribo de Judá. Essa é uma demonstração clara de que Jeová cuida para que sua palavra seja cumprida ao pé da letra, apesar da lógica que pode soar diferente. Temos certeza de que tudo o que Jeová prometeu se cumprirá tanto em nossos dias como nos dias vindouros e no paraíso aqui na Terra.

Josué 15: 16-18. Nos tempos bíblicos, entre o povo escolhido de Deus, o preço da noiva era freqüentemente pago como despesa inicial para se ter uma esposa. Quando ela recebeu Acsa como esposa, ela pediu a seu pai Caleb que se viciasse em um certo dote. Portanto, Caleb adicionou as fontes de água necessárias para um pedaço de terra ao sul para ela. Isso me ensina: existem algumas culturas onde se dá muita importância aos presentes pré-matrimoniais. Isso pode tornar os cônjuges gananciosos e exigir bens que estão além das possibilidades dos pais. A Bíblia adverte contra todas as formas de ganância que devemos evitar.

Josué 15:63. Lemos que Judá não poderia conquistar Jerusalém ... como se Jerusalém fosse parte da herança de Judá. Por fim, Judá derrotou Jerusalém e queimou-a com fogo. No entanto, também há um registro de que centenas de anos depois Davi conquistou Jerusalém. Isso me ensina: às vezes podem parecer contradições, mas quando se investiga bem, as dúvidas podem ser esclarecidas. Um bom estudante da Bíblia deve saber as razões de suas crenças e estar preparado para defender a verdade e enquanto outros melhoram seu entendimento da Palavra de Deus.

Josué 16: 1. Joseph obteve a primogenitura de Jacó por causa da grave falha moral de Ruben, o meio-irmão mais velho de Joseph. Como herdeiro de duas partes da herança de seu pai, José ganhou destaque especial por meio de seus dois filhos, Manassés e Efraim, que o patriarca Jacó chamou de duas tribos em Israel iguais aos filhos diretos de Jacó. Isso me ensina: O mais velho Joseph, isto é, o Senhor Jesus Cristo. É o meio pelo qual todas as nações serão abençoadas muito em breve, quando receberem a herança no paraíso aqui na terra. Assim como Jeová cumpriu sua palavra a José e seus filhos, ele também o fará com as bênçãos do reino messiânico nas mãos de seu filho junto com os 144.000 ungidos. Será maravilhoso ver o cumprimento dessas belas profecias bíblicas.

Josué 15: 1-4. Nestes versículos podemos ver que esses limites e essa descrição da Terra Prometida eram muito específicos, Jeová pessoalmente se encarregava de estabelecer os limites para as tribos e também atendia perfeitamente às necessidades que elas tinham a esse respeito, por isso não tinham desculpa para desobedecer às regras, regulamentos que Jeová estabeleceu, da mesma forma, Jeová estabeleceu seus padrões e mandamentos claramente e devemos obedecê-los, não temos desculpa para desobedecer a Jeová.

Josué 15:13, 14. Aqui é mencionado que Caleb foi comissionado para expulsar de Hebrom os três filhos de Anaque e todos os habitantes daquela cidade que há mais de quarenta anos inspirava medo e medo nos israelitas porque eram descritos como povo de grande altura e poderosa em força e fez com que todo o povo perdesse a fé, mas agora todas aquelas pessoas que inspiravam medo foram eliminadas e os israelitas puderam habitar suas cidades com tranquilidade, da mesma forma, o povo de Deus poderá viver com tranquilidade sabendo que as pessoas más foram eliminadas para sempre durante a grande tribulação.

Josué 15:17. Neste versículo Otniel é mencionado pela primeira vez que era sobrinho de Calebe, Otniel foi o responsável pela vitória israelita sobre a fortaleza cananéia de Debir, devido a este Otniel casar-se com Acsa, filha de Calebe já que ele havia prometido dá-la como sua esposa. conquistador da cidade e também devido à sua vitória foi concedido Gulot-Maim, devido à sua vitória, algum tempo depois Jeová levantou Otniel para libertar os israelitas do ataque dos inimigos tornando-se assim o primeiro juiz de Israel citado pelo nome depois de Josué.

Josué 16: 9. Quando a Terra Prometida foi dividida entre as doze tribos, houve algumas situações que podem nos parecer interessantes quando as analisamos, como o caso em que havia cidades localizadas dentro do território geral de uma tribo que foram atribuídas a outra tribo, por exemplo os membros da tribo. de Efraim tinham cidades localizadas ou estabelecidas no meio da herança ou território da tribo de Manassés, outro exemplo poderia ser o caso de membros da tribo de Manassés viverem em cidades que estavam dentro dos territórios de as tribos de Issacar e Asher.

Josué 17: 1-6. Quando os israelitas conquistaram a Terra Prometida e a dividiram entre as doze tribos, Samaria permaneceu no território da tribo de Manassés indicando que dez clãs de Manassés receberam lotes de terras nesta área, quando a óstraca de Samaria foram descobertos sete desses clãs nomes, os dos cinco filhos de Gileade e os das duas netas de Hepher, portanto, este óstraca confirma as alusões bíblicas a esse aspecto da história antiga das tribos de Israel e fornece um fato extra-bíblico que confirma o que está relacionado na Bíblia.

Josué 17:17, 18. Josué disse às tribos de Efraim e Manassés que eles não receberiam mais território para eles; em vez disso, eles receberam uma região montanhosa que eles deveriam limpar para habitá-la, a tarefa de limpar uma floresta seria seriam muito úteis para eles, pois lhes permitiriam obter terras que seriam utilizadas para plantações, também abririam espaço para o gado e outros animais se alimentarem de grama e quando cortassem as árvores obteriam os materiais que usariam para construção e para ser usado como combustível.

Comentários

Postar um comentário