Encontré Joyas Espirituais 2021, Semana de 18 a 24 de outubro, Josué 12 a 14, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 18 a 24 de outubro de 2021, Josué 12 a 14.

Vamos Encontrar Pérolas Escondidas (10 min.)

Jos 13: 2, 5. Por fim, o povo de Israel recebeu “a terra dos gebalitas”? (it-1 1054).

Parece que não, porque o registro bíblico diz que Jeová incluiu "a terra dos gebalitas" entre as regiões que Israel ainda não havia conquistado nos dias de Josué. Devido a isso muitos críticos e alguns estudiosos têm interpretado que há uma incoerência no local exato onde esta cidade estava localizada ou dizem que o texto hebraico poderia estar danificado e que a história dizia inicialmente "a terra próxima ao Líbano" ou " até a fronteira dos gebalitas ». No entanto, não se deve esquecer que as promessas de Jeová registradas em Josué 13: 2-7 eram de natureza condicional. Se esse detalhe for levado em consideração, então Israel não conquistou Gebal por sua desobediência.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Originalmente, Jeová incluiu a terra de Gebal entre os povos a serem conquistados. Aparentemente, nunca esteve sob o domínio israelense. E é por isso que alguns críticos a interpretam como uma incoerência, porque a cidade de Guebal ficava bem ao norte de Israel.

Alguns estudiosos apontaram que o texto hebraico pode estar corrompido neste versículo, e que o relato originalmente dizia "a terra próxima ao Líbano" ou "na fronteira dos gebalitas". Deve-se notar que esta ordem de Jeová era condicional . Conseqüentemente, Israel nunca conquistou Guebal por causa de sua desobediência.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

Josué 12: 7,24. Josué e os israelitas cumpriram "a meta de conquistar a terra de Canaã". A princípio, a meta de derrotar 31 reis cananeus pode ter parecido inatingível, mas eles confiaram em Jeová e alcançaram sua meta para a glória do Criador. Isso me ensina: que todos nós podemos estabelecer metas em qualquer campo da vida, mas sabemos que as "metas espirituais" são as mais importantes e trazem glória a Jeová, por isso, quando vamos atrás delas, devemos ter certeza de que nossa motivação é pura como Bem. Não perderemos de vista o prêmio que é a vida eterna, mas acima de tudo glorificaremos nosso Deus Jeová.

Josué 13: 5. A cidade de Guebal foi uma vila que nos deixou um grande legado, os gregos a chamavam de "Byblos", famosa por ser o centro de distribuição do papiro, material de escrita de onde vem o nome do livro mais importante da história: a Bíblia. . Isso me ensina: como é interessante e benéfico investigar e conhecer a origem e o significado da palavra "Bíblia". Faz-nos confiar que Jeová usa esse material para preservar sua palavra e confirma a autenticidade das Escrituras Gregas Cristãs, portanto, valorizemos esses “Escritos Inspirados” porque são um guia seguro que nos conduz à vida eterna.

Josué 14: 6,12,13. Os homens de Judá e Calebe abordaram o representante de Jeová, Josué, e fizeram um pedido, ele foi acessível, “atendeu-os” e atendeu ao pedido. Isso me ensina: que imitando Josué, os superintendentes cristãos devem ser acessíveis, "prestar atenção" quando alguém vier até eles com um pedido ou problema. Eles não devem dar a impressão de que estão ocupados demais para minimizar o que lhes está sendo pedido. Prestando atenção e agindo em harmonia com os padrões divinos, vocês estão "assumindo a liderança em honrar uns aos outros".

Josué 12:24. Ao todo, havia "31 reis" que foram derrotados por Josué e os israelitas. Assim como Jeová havia prometido, eles seriam vitoriosos. Com isso, ele demonstrou sua capacidade de causar extermínio a todos os oponentes. Isso me ensina: e é um lembrete do que Jeová fará a todos os "reis da terra" que se opõem ao seu governo celestial. Como ele prometeu: a destruição que fará será seletiva, visto que Jeová tem a capacidade de destruir apenas aqueles que realmente estão contra ele, por outro lado, para os servos fiéis significa libertação e bênçãos como foi no caso de Israel .

Josué 13: 9. A arqueologia encontrou em uma pedra chamada Estela Moabita, os nomes de lugares mencionados na Bíblia como: Arnold, Aroer, Medeba e Dibon. Isso me ensina: que essas descobertas de manuscritos antigos e feitos pelo homem nos mostram que a Bíblia é historicamente geograficamente confiável nos mínimos detalhes. Embora a arqueologia apóie a veracidade da palavra de Deus, estamos convencidos de que em si mesma há evidências irrefutáveis ​​de que é realmente a "palavra do Deus vivo e duradouro, Jeová".

Josué 13: 1.6,7. Embora Josué fosse maior de idade, ele teve que cumprir a importante tarefa de distribuir a terra às tribos de Israel. O que significava: trabalhar, tanto para ele quanto para os israelitas. Isso me ensina: que no novo mundo será igual, não devemos pensar que será um mundo enfadonho ou preguiçoso, todos teremos um trabalho útil e abundante, Jeová designará homens qualificados para distribuir a terra e nós o faremos todos participam do gigantesco projeto de embelezá-lo e transformá-lo em um Paraíso literal. Sem dúvida, seremos felizes porque teremos um trabalho gratificante e serviremos a Jeová.

Josué 14: 5. Os israelitas "dividiram a terra" assim como Jeová havia ordenado. Ele deu a cada tribo de Israel uma parte da Terra Prometida. Isso me ensina: que Jeová fará o mesmo quando "dividir a terra" com seus servos fiéis no novo mundo. A antiga Terra Prometida foi uma amostra do paraíso por vir. Quando Jeová dá uma porção do paraíso a humanos obedientes, nos sentiremos livres e confiantes para poder inspecionar todos os "cômodos e recantos da terra" e, com um bônus adicional, porque teremos "a eternidade para fazer isso".

Josué 12: 7,14. Quando Israel ainda era liderado por Moisés, se aproximou dos limites de Canaã e foi atacado pelo rei de Arade e seu exército. O povo de Israel deu aquele distrito inteiramente à destruição e chamou-o de "Hormá", que significa "Uma entrega inteiramente à destruição". No entanto, os israelitas não ocuparam aquela terra. Não era hora de fazer isso. Às vezes há situações em todo o mundo que podem dar a impressão de que chegamos ao fim e começamos a especular. No entanto, podemos ter certeza de que tudo acontecerá no tempo que Jeová designou para acontecer, depois que tudo o que está escrito em sua Palavra for cumprido.

Josué 13:24, 25. Quando Jacó deu as bênçãos aos seus filhos, ele disse a Gade que os saqueadores os atacariam e por causa da localização das terras recebidas como herança na terra prometida isso aconteceria assim. No entanto, eles não tiveram medo, eles não escolheram viver nas terras altas da E. para evitar lutar pela terra de Canaã. Hoje devemos ser corajosos e evitar situações difíceis por causa de nosso serviço a Jeová. Queremos continuar defendendo a verdade, seja por meio de pregação, conduta ou linguagem, e saber dizer não a qualquer atividade que contrarie nossa amizade com Jeová.

Josué 14: 1. Josué passou seis anos subjugando a terra de Canaã e eles estavam designando o território que Jeová decidiu e os israelitas finalmente passaram a ter algo que lhes pertencia e poderiam viver em paz enquanto serviam a Jeová. Durante o reinado de 1000 anos cada servo de Jeová e suas famílias receberão as porções de terra que ajudarão a ter o necessário para produzir alimentos e desfrutar o ambiente, sem dúvida tudo o que for recebido será o que alegra o coração.

Josué 14:10, 11. Apesar da idade de Caleb, ele foi capaz de começar a limpar esses homens enormes. Seu sobrinho, o juiz Otniel, conseguiu limpar aquelas terras desses gigantes e depois fazer de Hebron uma das cidades de refúgio, tudo isso começou porque Calebe seguiu plenamente a Jeová. Se cada um de nós tiver como meta servir plenamente a Jeová, não veremos nenhuma situação, por mais complicada que seja do ponto de vista humano, que nos torne leais a Jeová. Além disso, vamos dar o exemplo para os outros e resultados surpreendentes serão alcançados que irão demonstrar o amor que temos por nosso Deus.

Comentários