TEXTO DIÁRIO, Quinta-feira de hoje, 30 de setembro de 2021, Seus pecados foram perdoados (1 João 2:12).
TEXTO DIÁRIO, Quinta-feira de hoje, 30 de setembro de 2021
Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021
Quinta-feira, 30 de setembro de 2021
Seus pecados foram perdoados (1 João 2:12).
Saber que Jesus é o Rei do Reino de Deus e que vai reparar todos os danos que Satanás e seu mundo nos causam nos enche de esperança (Is 65:17; 1 João 3: 8; Ap 21: 3, 4). E, além disso, saber que Jesus está ao nosso lado, apoiando-nos na difícil missão que nos confiou para estes últimos dias, enche-nos de coragem (Mt 28:19, 20). Não é verdade que conforto, esperança e coragem são essenciais para ter paz de espírito? Então, como podemos manter nossa paz de espírito quando estamos em terríveis dificuldades? Imitando Jesus. Primeiro, nunca vamos parar de orar. Em segundo lugar, obedeçamos a Jeová e preguemos com entusiasmo, mesmo em circunstâncias difíceis. E terceiro, vamos aceitar a ajuda de nossos amigos. Então, a paz de Deus protegerá nossas mentes e corações (Filipenses 4: 6, 7). E, como Jesus, passaremos em qualquer teste (João 16:33). w19. 04 13 par. 16, 17
11-13. (a) Como os apóstolos e outros discípulos de Jesus mostraram ser verdadeiros amigos de Jesus? b) Que efeito seus amigos tiveram sobre Jesus?
Durante seu ministério, Jesus passou por muitas situações difíceis. Mas apóstolos fiéis provaram ser verdadeiros amigos, como aqueles descritos em Provérbios 18:24, onde diz: "Há um amigo mais chegado do que um irmão." Jesus os valorizou muito. Lembre-se de que, naquela época, nenhum de seus irmãos e irmãs acreditava nele (João 7: 3-5). E houve um momento em que os membros de sua família pensaram que ele havia enlouquecido (Marcos 3:21). Mas quão diferentes eram os apóstolos fiéis. Na noite antes de morrer, Jesus disse-lhes: “Vós sois os que perseverastes constantemente nas minhas provações” (Lucas 22:28).
Houve momentos em que o desapontaram. Mas ele não olhou para seus erros, mas para a fé deles nele (Mateus 26:40; Marcos 10:13, 14; João 6: 66-69). Na última noite que ele passou com aqueles homens leais, ele lhes disse: “Chamei-vos de amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai vos fiz saber” (João 15:15). Não há dúvida de que seus amigos foram uma tremenda fonte de encorajamento para ele. A ajuda deles durante seu ministério o encheu de alegria. - Lucas 10:17, 21.
Além dos apóstolos, Jesus tinha outros amigos que o ajudaram de maneira prática durante seu ministério. Alguns abriram as portas de suas casas para que ele tivesse um lugar para comer (Lucas 10: 38-42; João 12: 1, 2). Outros viajaram com ele e usaram suas propriedades para cuidar dele (Lucas 8: 3). Por que Jesus tinha amigos tão bons? Porque ele mesmo era. Ele fazia coisas por eles e não exigia mais deles. Embora ele fosse perfeito e eles fossem imperfeitos, ele agradeceu o apoio deles. E não há dúvida de que o ajudaram a manter a paz.
a) Como podemos fazer bons amigos? b) De que forma eles nos ajudarão?
Bons amigos nos ajudarão a ser leais a Jeová. E a melhor maneira de fazer amigos é sendo amigos (Mt 7:12). Por exemplo, a Bíblia nos diz para gastarmos para os outros, especialmente os necessitados (Ef 4:28). Vamos pensar em irmãos na congregação que precisam de ajuda. Existe um editor que não pode sair de casa? Talvez possamos fazer as compras para você. Ou talvez possamos ajudar uma família com problemas de dinheiro com uma refeição. Sabemos como usar o site jw.org® e o aplicativo JW Library®? Nesse caso, podemos ajudar alguns irmãos na congregação a se beneficiarem de seu conteúdo. Se nos concentrarmos em ajudar os outros, é mais provável que nos sintamos felizes (Atos 20:35).
Os amigos que fizermos nos apoiarão quando enfrentarmos dificuldades e nos ajudarão a manter a paz. Assim como Eliú ouviu Jó desabafar, nossos amigos nos ouvirão pacientemente quando compartilharmos nossas preocupações (Jó 32: 4). Claro, não devemos esperar que eles tomem decisões por nós, mas seremos prudentes se ouvirmos os conselhos bíblicos que eles nos dão (Pv 15:22). E quando passarmos por momentos de necessidade, sejamos como o Rei Davi, que não permitiu que o orgulho o impedisse de aceitar a ajuda de seus amigos (2 Sam. 17: 27-29). Sem dúvida, esse tipo de amigo é um presente de Jeová (Tiago 1:17).
Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário