TEXTO DIÁRIO, Hoje segunda-feira, 27 de setembro de 2021, fiquei muito feliz e consolada ao saber do seu amor (Filem. 7).

TEXTO DIÁRIO, Segunda-feira de hoje, 27 de setembro de 2021

Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021

Segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Fiquei encantado e consolado ao saber do seu amor (Fp 7).

O apóstolo Paulo era humilde, por isso buscou o consolo de seus amigos. Ele não estava preocupado que outros o considerassem fraco, porque reconheceram que seus irmãos o encorajaram em tempos de angústia (Colossenses 4: 7-11). Se reconhecermos humildemente que precisamos de encorajamento, os irmãos ficarão felizes em dá-lo a nós. Paulo sabia que as Sagradas Escrituras o confortariam (Rom. 15: 4). Além disso, eles também poderiam dar-lhe sabedoria para enfrentar qualquer provação (2 Timóteo 3:15, 16). Na segunda vez em que foi preso em Roma, ele percebeu que morreria em breve. Ele pediu a Timóteo que fosse vê-lo em breve e lhe trouxesse “os rolos” (2 Timóteo 4: 6, 7, 9, 13). Por quê? Como esses rolos provavelmente continham partes das Escrituras Hebraicas, você poderia usá-los para seu estudo pessoal. Se nós, como Paulo, estudamos regularmente a Bíblia, Jeová o usará para nos tranquilizar, não importa as dificuldades que enfrentemos. w20.02 23 pars. 14, 15

Como Davi se sentiu ao cometer um pecado grave?

Davi foi atormentado por uma consciência pesada, e com bons motivos. Ela havia cometido adultério com Bat-Sheba, planejou a morte de seu marido e por um tempo tentou esconder esses pecados (2 Sam. 12: 9). No início, ele queria aquietar sua consciência e, como resultado, sofreu não apenas espiritualmente, mas também mental e fisicamente (Salmos 32: 3, 4). O que ele fez para aliviar o sofrimento que causou a si mesmo? E o que pode nos ajudar se cometermos pecados graves?

Como as palavras do Salmo 51: 1-4 revelam que Davi se arrependeu de coração?

Peçamos a Jeová que nos perdoe. Por fim, Davi orou a Jeová e, arrependido de coração, confessou seus pecados a Ele. - Leia Salmo 51: 1-4. Isso o fez se sentir muito melhor (Salmos 32: 1, 2, 4, 5). Se cometemos um pecado grave, não tentemos escondê-lo. Recorramos a Jeová e lhe contemos o que fizemos. Então começaremos a sentir que parte do fardo de uma consciência culpada foi retirado de nós. Mas se quisermos reconquistar nossa amizade com Jeová, precisamos fazer outra coisa.

Como Davi reagiu quando Jeová o disciplinou?

Vamos aceitar a disciplina. Quando Jeová enviou o profeta Natã para expor o pecado de Davi, ele não tentou se justificar ou minimizar isso. Ele imediatamente reconheceu que havia pecado não apenas contra o marido de Bat-Sheba, mas acima de tudo contra Deus. Ele aceitou a disciplina de Jeová, e Jeová o perdoou (2 Sam. 12: 10-14). Se cometemos um pecado grave, precisamos falar àqueles a quem Deus designou para nos pastorear (Tiago 5:14, 15). E devemos rejeitar o desejo de nos justificar. Quanto mais rápido aceitarmos a correção e fizermos as mudanças necessárias, mais rápido iremos recuperar a paz e a felicidade.

O que devemos decidir fazer?

Decidamos não repetir os mesmos erros. O Rei Davi sabia que precisava da ajuda de Jeová para evitar cair nos mesmos pecados novamente. - Salmo 51: 7, 10, 12. Quando Jeová o perdoou, ele decidiu evitar pensamentos ruins. Como resultado, ele recuperou a paz interior.

Como mostramos apreço pelo perdão de Jeová?

Demonstramos apreço pelo perdão de Jeová quando oramos por ele, aceitamos a disciplina e nos esforçamos para não repetir os erros. Quando fazemos isso, recuperamos a paz interior. Foi o que aconteceu com Tiago, um irmão que cometeu um pecado grave. Ele diz: “Depois que confessei meu pecado aos anciãos, foi como se um grande peso tivesse sido tirado de meus ombros. Comecei a sentir que estava recuperando minha paz ”. Como isso nos incentiva a saber que “Jeová está perto dos que estão com o coração partido” e “salva os que estão afundados no desânimo” (Sal. 34:18).

Como podemos deixar Jeová nos tranquilizar?

À medida que o fim dos últimos dias se aproxima, os motivos de preocupação devem aumentar. Quando as preocupações nos invadem, não demoremos em buscar a ajuda de Jeová. Vamos estudar a Bíblia diligentemente. Vamos aprender com os exemplos de Ana, Pablo e David. Peçamos a Jeová que nos ajude a saber o que nos preocupa. - Salmo 139: 23. Deixe-nos carregar os fardos, especialmente aqueles sobre os quais temos pouco ou nenhum controle. Se o fizermos, nos sentiremos como o salmista que cantou a Jeová: “Quando as preocupações me oprimiram, você me consolou e me tranquilizou” (Sal. 94:19).

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.

Comentários