TEXTO DIÁRIO, Hoje é terça-feira, 28 de setembro de 2021, Pare de julgar, para que você não seja julgado (Mat. 7: 1).
TEXTO DIÁRIO, terça-feira de hoje, 28 de setembro de 2021
Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021
Terça-feira, 28 de setembro de 2021
Pare de julgar, para não ser julgado (Mt 7: 1).
Elifaz, Bildade e Zofar não pararam para pensar em como ajudar Jó. Ao contrário, eles estavam pensando em como provar que ele havia feito algo errado. Algumas de suas afirmações eram verdadeiras, mas muito do que eles disseram sobre Jó e Jeová era falso e cruel. Além disso, eles julgaram Jó com severidade (Jó 32: 1-3). Como Jeová reagiu? Ele ficou muito indignado com aqueles três homens. Ele os chamou de tolos e os fez pedir a Jó que orasse por eles (Jó 42: 7-9). O mau exemplo de Elifaz, Bildade e Zofar nos ensina várias lições. Primeiro, que não devemos julgar nossos irmãos (Mt 7: 2-5). Em vez disso, devemos ouvi-los cuidadosamente antes de falar. Só então entenderemos o que está acontecendo com eles (1 Pedro 3: 8). Em segundo lugar, quando falamos, devemos garantir que nossas palavras sejam gentis e verdadeiras (Ef 4: 25). E terceiro, que Jeová está muito interessado no que dizemos uns aos outros. w20.03 22 pars. 15, 16
Por que Abigail falou com David?
Abigail era esposa de Nabal, um homem rico que possuía muitas terras. Quando Davi e seus homens estavam fugindo do Rei Saul, eles passaram algum tempo com os pastores de Nabal e protegeram seus rebanhos dos ataques de ladrões. Nabal gostou dessa ajuda? Não. Quando Davi lhe pediu para dar comida e água aos seus homens, Nabal ficou furioso, gritou com eles e os insultou (1 Sam. 25: 5-8, 10-12, 14). Como resultado, Davi disse que destruiria todos os homens da casa de Nabal (1 Sam. 25:13, 22). Como esse infortúnio poderia ser evitado? Abigail percebeu que era hora de falar. Com coragem, ele foi ao encontro de Davi e seus 400 homens armados, famintos e furiosos, e falou com ele.
O que aprendemos com o que Abigail fez?
Quando Abigail falou com David, ela o fez com coragem e respeito, e de uma forma convincente. Embora ela não fosse culpada pela situação desagradável, ela se desculpou com David. Ela reconheceu suas boas qualidades e confiou que Jeová a ajudaria. - 1 Sam. 25:24, 26, 28, 33, 34. Como ela, devemos ter a coragem de falar se vemos que alguém vai cometer um erro grave (Salmo 141: 5). Devemos ser respeitosos, mas também determinados. Quando aconselhamos amorosamente alguém que precisa, mostramos que somos bons amigos (Pv 27:17).
O que os anciãos devem ter em mente ao aconselhar outras pessoas?
É especialmente importante que os anciãos tenham a coragem de falar com aqueles que fazem um movimento errado (Gálatas 6: 1). Eles são humildes e sabem que, por serem imperfeitos, podem um dia precisar de conselhos. Mas eles não permitem que isso os impeça de corrigir os necessitados (2 Timóteo 4: 2; Tito 1: 9). Quando aconselham alguém, esforçam-se para ensiná-lo com habilidade e paciência. Eles amam seus irmãos e, portanto, desejam ajudá-los (Pv 13:24). Mas seu principal interesse é honrar a Jeová por manter seus padrões e proteger a congregação contra o mal. - Atos 20:28.
Até agora vimos quando devemos falar. Mas às vezes é melhor não dizer nada. Que dificuldades podem surgir nessas situações?
Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário