TEXTO DIÁRIO, Hoje é sexta-feira, 17 de setembro de 2021, Aquele que perdoa uma ofensa promove o amor, mas aquele que toca no assunto repetidamente separa bons amigos (Pv 17: 9).
TEXTO DIÁRIO, sexta-feira de hoje, 17 de setembro de 2021
Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021
Sexta-feira, 17 de setembro de 2021
Aquele que perdoa uma ofensa promove o amor, mas aquele que o traz à tona repetidas vezes separa bons amigos (Pv 17: 9).
Às vezes, quando pregamos com os irmãos, vemos não apenas seus pontos fortes, mas também suas fraquezas. O que pode nos ajudar neste caso? Realisticamente, não podemos esperar que nossos irmãos sejam perfeitos. Por isso, vamos nos esforçar para manter fortes as amizades que fazemos. Se um amigo cometer um erro, podemos precisar falar com franqueza, mas com amor, e aconselhá-lo com base na Bíblia (Salmos 141: 5). E se ele nos machuca, devemos perdoá-lo. Depois de perdoar, vamos evitar a tentação de trazer a ofensa à tona no futuro. É de extrema importância que, nestes tempos difíceis, nos concentremos nas qualidades de nossos irmãos e não nas suas deficiências. Desta forma, nossos laços de amizade serão fortalecidos. E é essencial que façamos isso porque precisaremos de bons amigos na grande tribulação. w19,11 6 pars. 13,
De acordo com 1 Pedro 4: 7, 8, o que nos ajudará a enfrentar as adversidades?
À medida que nos aproximamos da parte final dos “últimos dias”, podemos enfrentar sérias adversidades (2 Timóteo 3: 1). Por exemplo, após uma campanha eleitoral, a violência e a agitação destruíram um país da África Ocidental. Por mais de seis meses, nossos irmãos que estavam presos na zona de conflito estavam em perigo. O que o ajudou nessa situação difícil? Alguns se refugiaram na casa de outros cristãos que moravam em um lugar mais seguro. Um irmão explicou: “Naquela época, eu era feliz por ter amigos. Todos nós encorajamos uns aos outros ”.
Quando estourar a “grande tribulação”, daremos graças por ter amigos que nos amam (Apocalipse 7:14). É por isso que é tão importante que façamos amigos fortes agora (leia 1 Pedro 4: 7, 8). Aprendemos muito com o que aconteceu com Jeremias, que foi ajudado por seus amigos durante o período que levou à destruição de Jerusalém. * Como podemos seguir seu exemplo?
a) O que poderia ter causado o isolamento de Jeremias? b) O que Jeremias confiou ao seu secretário e qual foi o resultado?
Por pelo menos quarenta anos, Jeremias viveu cercado por pessoas desleais, incluindo seus vizinhos e talvez alguns parentes de sua cidade natal, Anatote (Jeremias 11:21; 12: 6). Mas não foi isolado. Na verdade, ele confidenciou a seu leal secretário, Baruque, seus sentimentos, que foram registrados e foram transmitidos a nós (Jr 8:21; 9: 1; 20: 14-18; 45: 1). Certamente, os momentos que passaram juntos enquanto Baruque anotava tudo o que havia acontecido com Jeremias fez com que sentissem grande amor e respeito um pelo outro (Jer. 20: 1, 2; 26: 7-11).
O que Jeová disse a Jeremias para fazer, e por que essa missão fortaleceu a amizade entre Jeremias e Baruque?
Jeremias corajosamente advertiu os israelitas sobre o que aconteceria a Jerusalém (Jer. 25: 3). Em outra tentativa de motivar o povo a se arrepender, Jeová disse a Jeremias que escrevesse suas advertências em um rolo (Jer. 36: 1-4). Ele e Baruch colaboraram ombro a ombro provavelmente por vários meses para realizar esta tarefa que Deus havia confiado a eles. Sem dúvida, eles tiveram conversas durante aquele período que fortaleceram sua fé.
Por que sabemos que Baruque era um bom amigo de Jeremias?
Quando chegou a hora de revelar o conteúdo do rolo, Jeremias confiou essa tarefa a seu amigo Baruque (Jr 36: 5, 6). Este foi corajoso e cumpriu a missão perigosa. Podemos imaginar o quão orgulhoso Jeremias deve ter ficado quando seu amigo foi ao pátio do templo e leu o livro diante do povo? (Jer. 36: 8-10). Quando os príncipes de Judá souberam o que Baruque havia feito, ordenaram que ele lesse o livro para eles (Jr 36:14, 15). Então, eles decidiram contar ao rei Jeoiaquim o que Jeremias havia dito. Com consideração, deram a Baruque um conselho muito oportuno: “Ide e escondei-vos, vós e Jeremias; ninguém saiba onde estão ”(Jer. 36: 16-19).
Como Jeremias e Baruque reagiram à oposição?
Quando o rei Jeoiaquim ouviu o que Jeremias havia escrito, ficou tão furioso que queimou o livro e mandou prender o profeta e seu secretário. Mas Jeremias não estava com medo. Ele pegou outro rolo, deu-o a Baruque e ditou-lhe a mensagem de Jeová. Portanto, Baruque escreveu “todas as palavras do livro que o rei Jeoiaquim de Judá queimou” (Jer. 36: 26-28, 32).
O que provavelmente aconteceu com Jeremias e Baruque quando trabalharam juntos?
Muitas vezes, um vínculo especial é formado entre pessoas que vivem juntas uma prova. Portanto, quando Jeremias e Baruque reescreveram juntos o rolo que o perverso rei Jeoiaquim queimou, é lógico que sua amizade se fortaleceu. O que aprendemos com esses dois homens fiéis?
Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário