TEXTO DIÁRIO, Hoje é segunda-feira, 13 de setembro de 2021, Todo aquele que se orgulha de coração é algo detestável para Jeová (Pv 16: 5).
TEXTO DIÁRIO, segunda-feira de hoje, 13 de setembro de 2021
Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021
Segunda-feira, 13 de setembro de 2021
Todo aquele que tem um coração orgulhoso é algo detestável para Jeová (Pv 16: 5).
Os anciãos trabalham muito para ajudar os irmãos. E eles não acreditam que são superiores aos outros por causa da autoridade que têm, mas tratam a congregação com ternura (1 Tes. 2: 7, 8). Seu profundo amor e humildade se refletem na maneira como ele fala aos outros. Um ancião experiente chamado Andrew disse: “Descobri que os irmãos geralmente reagem bem quando os anciãos são gentis e genuinamente amorosos. Essas qualidades os motivam a colaborar com os idosos ”. E Tony, que também é ancião há muitos anos, explica: “Procuro seguir o conselho de Filipenses 2: 3 e sempre me esforço para considerar os outros superiores a mim. Isso me ajuda a não me comportar como um ditador ”. Os anciãos devem ser humildes, assim como Jeová. Embora ele seja o Soberano do universo, ele se abaixa para levantar “o próprio humilde do pó” (Salmo 18:35; 113: 6, 7). Na verdade, ele odeia pessoas arrogantes. w19.09 16-17 pars. 11, 12
Por que o Rei Davi é um bom exemplo para os pais?
Jeová designou Davi não apenas como chefe de sua família, mas de toda a nação de Israel. Já que ele era o rei, ele tinha muito poder. Mas às vezes ele usava mal e cometia erros graves (2 Sam. 11:14, 15). Mesmo assim, ele mostrou que estava se submetendo a Jeová por aceitar sua correção. Ele abriu seu coração para ele em oração e tentou de todas as maneiras seguir sua orientação (Salmos 51: 1-4). Além disso, ele era humilde o suficiente para aceitar bons conselhos de homens e mulheres (1 Sam. 19:11, 12; 25:32, 33). Ela aprendeu com seus erros e concentrou sua vida em servir a Jeová.
Que lições os pais podem aprender com David?
Vejamos algumas lições que vocês, pais, podem aprender com o Rei Davi. Não abuse da autoridade que Jeová lhe deu. Reconheça seus erros e aceite o conselho bíblico que é dado a você. Se o fizer, sua esposa e filhos o respeitarão por sua humildade. Além disso, ao orar com eles, abra seu coração a Jeová. Desta forma, sua família verá o quanto dependem dele. E, acima de tudo, centre sua vida em servir a Deus (Deuteronômio 6: 6-9). Seu bom exemplo é um dos presentes mais valiosos que você pode dar à sua família.
Que papel Jeová deu às mães?
Jeová deu às mães um papel importante na família e alguma autoridade sobre os filhos. - Pro. 6:20. Na verdade, eles podem ter uma influência profunda sobre eles que dura a vida inteira (Pv 22: 6). Vejamos as lições que as mães podem aprender com Maria, a mãe de Jesus.
O que as mães podem aprender com o exemplo de Maria?
Maria conhecia as Escrituras muito bem. Ele tinha profundo respeito por Jeová e uma grande amizade com ele. Ela estava disposta a se submeter à sua orientação, embora isso significasse uma mudança total em sua vida (Lucas 1: 35-38, 46-55).
Vejamos algumas lições que vocês mães podem aprender com o exemplo de Maria. Primeiro, estude a Bíblia e ore pessoalmente para manter sua amizade com Jeová. Em segundo lugar, esteja disposto a fazer mudanças em sua vida para agradá-lo. Por exemplo, seus pais podem facilmente perder a paciência e falar duramente com os filhos. Então você pode ter crescido pensando que essa era a maneira de criar uma família. Mesmo depois de aprenderem como Jeová deseja que tratem seus filhos, podem achar difícil manter a calma e a paciência, especialmente quando estão cansados e se comportam mal. - Ef 4:31. É aí que eles mais precisam recorrer a Jeová em oração. Uma mãe chamada Lydia disse: “Às vezes, tenho de orar com todas as minhas forças para não falar asperamente com meu filho quando ele me desobedece. Tive até de fazer uma pausa no meio de uma frase e pedir a ajuda de Jeová em silêncio. Graças à oração, posso manter a calma ”(Salmo 37: 5).
Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário