TEXTO DIÁRIO, Hoje é quarta-feira, 22 de setembro de 2021, Pela fé, Moisés, já adulto, recusou-se a ser chamado de filho da filha de Faraó (Hb 11:24).

TEXTO DIÁRIO, quarta-feira de hoje, 22 de setembro de 2021

Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021

Quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Pela fé, Moisés, já adulto, recusou-se a ser chamado de filho da filha de Faraó (Hb 11:24).

Moisés agiu de acordo com o que aprendeu. Quando ele tinha 40 anos, ele decidiu ficar do lado do povo de Deus, os hebreus, em vez de ser conhecido como "o filho da filha de Faraó". Moisés deu as costas a uma posição importante. Ao se aliar aos hebreus, que eram escravos no Egito, ele arriscou a ira de Faraó, um governante poderoso que era considerado um deus. Sem dúvida, Moisés demonstrou fé e confiança extraordinárias em Jeová. Essa confiança é o alicerce de uma amizade duradoura (Pv 3: 5). O que aprendemos? Que, como Moisés, todos devemos decidir se serviremos a Deus e seremos parte de seu povo ou não. Servir a Jeová pode significar fazer sacrifícios e sofrer oposição daqueles que não o conhecem. Mas se confiarmos em nosso Pai celestial, temos certeza de que ele nos ajudará. w19,12 17 pars. 5, 6

O que Jeová disse sobre o Rei Davi?

O rei Davi nasceu em uma nação dedicada a Deus. Mas ele não se limitou a seguir as tradições religiosas de sua família. Ele mesmo se tornou amigo de Deus, e Jeová gostava muito dele. Na verdade, ele disse que Davi era um homem que agradava seu coração (Atos 13:22). Como Davi passou a ter uma relação tão achegada com Jeová?

O que Davi aprendeu sobre Jeová por observar a criação?

Davi aprendeu sobre Jeová desde a criação. Quando ele era jovem, ele passou muitas horas no campo cuidando das ovelhas de seu pai. Talvez tenha sido quando ele começou a meditar no que Jeová havia feito. Por exemplo, quando ele olhou para o céu noturno, ele não viu apenas um cobertor de estrelas, mas também percebeu as qualidades de quem as criou. Por isso, ele foi motivado a escrever: “Os céus declaram a glória de Deus; as alturas proclamam a obra das suas mãos ”(Salmos 19: 1, 2). Ele também viu a imensa sabedoria de Jeová ao ponderar sobre como os seres humanos são feitos (Salmo 139: 14). Ao tentar entender a complexidade das obras de Deus, ele se sentiu insignificante (Salmo 139: 6).

O que podemos aprender meditando sobre a criação?

Que lição aprendemos? Vamos prestar atenção à criação. Não nos contentemos em viver neste lindo planeta que Jeová criou; vamos ficar fascinados por ele. Ao realizarmos nossas atividades diárias, vamos meditar sobre o que tudo ao nosso redor nos ensina sobre Deus: plantas, animais e pessoas. Desta forma, todos os dias serão preenchidos com lições sobre nosso Pai amoroso (Rom. 1:20). E veremos o amor que sentimos por ele crescer a cada dia.

Como mostra o Salmo 18, o que Davi reconheceu?

Davi sentiu a ajuda de Jeová. Por exemplo, quando ele defendeu as ovelhas de seu pai de um leão e um urso, ele reconheceu que era capaz de matar aqueles animais selvagens graças à ajuda divina. Quando ele derrotou o gigante Golias, ele viu claramente que Jeová o estava guiando (1 Sam. 17:37). E ele também percebeu a intervenção de Jeová quando conseguiu escapar do ciumento Rei Saul (Sal. 18, legenda). Uma pessoa orgulhosa teria recebido o crédito por tudo isso. Mas Davi era humilde e, por isso, pôde ver a mão de Jeová em sua vida (Salmo 138: 6).

O que o exemplo de Davi nos ensina?

O que seu exemplo nos ensina? Que, além de pedir a Jeová que nos ajude, devemos tentar ver como e quando ele faz isso. Se formos humildes e reconhecermos nossas limitações, será muito evidente para nós que Jeová nos dá o que nos falta. E cada vez que percebermos sua ajuda, nossa amizade com ele ficará mais forte. Foi o que aconteceu com Isaac, um irmão de Fiji que serviu a Jeová por muitos anos. Diz: “Quando penso na minha vida, percebo como Jeová me ajudou desde que comecei a estudar a Bíblia. Isso o torna muito real para mim. "

Como Davi se beneficiou por ter um bom relacionamento com Deus, e o que aprendemos disso?

David copiou as qualidades de Jeová. Deus nos criou com a capacidade de imitá-lo (Gênesis 1:26). Quanto mais sabemos sobre sua personalidade, mais podemos nos tornar como ele. Davi tratava as outras pessoas como seu Pai celestial trataria, porque o conhecia bem. Considere um incidente na vida deste rei. Ela pecou contra Jeová quando cometeu adultério com Bate-Seba e depois mandou matar o marido. Apesar disso, Jeová foi misericordioso com ele. - 2 Sam. 11: 1-4, 15. Por quê? Porque ele estava imitando a Deus e tinha sido misericordioso com as outras pessoas. Por ser um amigo íntimo de Jeová, Davi se tornou um dos reis mais amados e aquele com quem Deus comparou os outros reis de Israel (1 Reis 15:11; 2 Reis 14: 1-3).

De acordo com Efésios 4:24 e 5: 1, quais são os resultados de imitar a Deus?

A lição? Devemos imitar a Deus. Isso não só nos beneficiará, mas nos permitirá conhecê-lo melhor. Quando tentamos fazer nossa personalidade refletir a de Deus, mostramos que somos seus filhos (leia Efésios 4:24; 5: 1).

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.

Comentários