TESOUROS DA BÍBLIA, Semana De 27 de setembro a 3 de outubro de 2021, “Afastemo-nos das coisas inúteis”, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 27 de setembro, 3 de outubro de 2021, “Afastemo-nos das coisas inúteis”, Discurso Preparado.
“Fique longe de coisas inúteis” (10 min.)
Espera-se que nós, cristãos, rejeitemos tudo de ruim imediatamente, que esta é a nossa "reação automática". Quando o médico atinge o tendão logo abaixo do joelho com um martelo, a perna é estendida instantaneamente de forma automática. É uma ação reflexa; não pensamos se vamos fazer isso ou não. Da mesma forma, quando surgem as tentações, o cristão com um coração puro e uma consciência educada pela Bíblia rejeita automaticamente o mal, mas e se nosso coração e consciência não forem educados pela Bíblia. Foi o que aconteceu com um homem chamado Acã, ele se deixou seduzir pelo que viu e suas ações mostraram que seu coração e sua consciência não foram educados pela Bíblia.
Os israelitas haviam recebido o mandato divino de que, ao conquistarem a cidade de Jericó, destruíssem tudo, exceto alguns objetos que iriam para o tesouro de Jeová, mas o que Acã fez? Por favor, abra seu exemplar da Bíblia e vamos olhar juntos no Registro Bíblico de Josué Capítulo 7 e Versículo 1 e 21. Diz: Mas os israelitas não foram fiéis com o que estava reservado para a destruição, pois Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, guardou parte do que estava reservado para a destruição. E o versículo 21 ali menciona: Quando vi entre o saque uma vestimenta oficial Sinara muito bonita, 200 siclos de prata e um lingote de ouro que pesava 50 siclos, eu os quis, então os levei comigo. Agora eles estão se escondendo no chão dentro da minha barraca
Isso mesmo Irmãos, Acã guardou um pouco do que estava reservado para destruição, desobedeceu e levou vários itens de luxo, fazendo com que os israelitas fossem derrotados na cidade de Ai e sofressem pesadas baixas. E algo interessante que a informação menciona é que Acã Espero que o furto venha à tona para confessar sua culpa, o que dá uma lição importante para cada um de nós, que não devemos esperar ser descobertos para reconhecer nossos pecados, já que Jeová o leva. sobre si mesmo para trazê-los à luz.
Agora, o que podemos dizer sobre as consequências, agora vamos ler os versículos 4 e 5 e os versículos 24 a 26 do mesmo Livro de Josué, se eu encontrar, por favor, acompanhe-me com a leitura, Ele diz, versículo 4 e 5: De Então cerca de 3.000 subiram, mas tiveram que fugir dos homens de Ai.a 5 Os homens de Ai mataram 36 homens; Eles perseguiram os israelitas desde o portão da cidade até Sebarim e continuaram a derrotá-los na descida. Portanto, o coração das pessoas derreteu e tornou-se como água. Agora vamos ler os versículos 24 a 26 que menciona: Josué e todo o Israel então levaram Acã, filho de Zérah, junto com a prata, a vestimenta oficial, o lingote de ouro, b seus filhos, suas filhas, seu touro, seu jumento, seu rebanho, seu e tudo o que era dele, e eles os trouxeram até o vale de Acor. 25 Josué disse: “Por que você nos causou este desastre? Hoje Jeová o levará ao desastre. " Então todo o Israel o apedrejou até a morte; então eles os queimaram no fogo. Eles apedrejaram todos eles. 26 E puseram sobre ela um grande montão de pedras que ainda está lá até hoje. Com isso, a fúria ardente de Jeová acalmou, e é por isso que este lugar ainda é chamado de Vale de Acor até hoje.
Com seu ato de desobediência Acã prejudicou sua família e toda a nação de Israel, como já mencionou o que ele fez causou a derrota dos israelitas na cidade de Ai e sofreu inúmeras baixas e com isso, Jeová ficou muito zangado com os israelitas. Hoje em dia, podemos aprender com este mau exemplo, que se algo semelhante acontecesse, não só a pessoa que cometeu o pecado seria afetada, mas também os familiares e até a congregação, então o que devemos fazer se ocorrer uma situação semelhante? caso, não é aconselhável divulgar este assunto para aqueles que não têm autoridade e dever de supervisionar e corrigir os assuntos, em outras palavras, devemos ser cautelosos e relatar este assunto aos anciãos da congregação.
E o que podemos dizer sobre nós mesmos? Somos imunes a cair na concupiscência dos olhos? Claro que não! Os verdadeiros cristãos não são imunes à concupiscência dos olhos e da carne. Por eso, la Palabra de Dios nos anima a controlar con mucho cuidado lo que vemos y deseamos, y este texto lo encontramos en 1 Juan 2:15-17 que le invito a leer dice así: No amen al mundo ni las cosas que hay no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor pelo Pai não está nele.16 Porque nada no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a ostentação das coisas que se possui - vem do Pai, mas vem do mundo. 17 Além disso, o mundo está indo embora e seus desejos também, mas aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre.
Alguém que entendeu muito bem a relação entre visão e desejo foi Jó, que disse: “Fiz uma aliança com os meus olhos. Então, como eu poderia estar atento a uma virgem? Este homem justo não apenas se recusou a tocar em qualquer mulher com intenções imorais. Eu nem queria acariciar a ideia! Séculos depois, no Evangelho de Mateus. 5:28, Jesus enfatizou como é necessário manter a mente livre de pensamentos impuros: "Todo aquele que olha para uma mulher a fim de ter paixão por ela, já cometeu adultério com ela em seu coração."
Em nosso guia de atividades desta semana, vemos um contraste do que Acã fez com ele ao roubar parte do saque. E o que pode acontecer conosco hoje, já que vemos um irmão vendo algo inapropriado em seu computador, e o que eles têm em comum é que ambos os desejos entram pelos olhos e que se deixarmos esse desejo entrar em nossos corações iremos fazer coisas que são desagradáveis aos olhos de Jeová e que não afetarão apenas a nós, mas também a nossa amada congregação.
Então, o que podemos fazer para evitar cair nessa armadilha de satanás? O texto de 2 Pedro 3:13 que vamos ler nos dará uma idéia, se você a encontrou, por favor, acompanhe-me com a leitura: Mas há novos céus e uma nova terra que esperamos de acordo com sua promessa, e a justiça reinará neles. Se pensarmos na ideia de que as coisas deste mundo e seus desejos impuros desaparecerão completamente, isso nos ajudará a rejeitar os desejos que este mundo nos oferece.
Vocês se lembram, queridos irmãos, da ilustração inicial deste discurso?, Que os verdadeiros cristãos devem rejeitar tudo o que é mau imediatamente e que esta é a nossa "Reação Automática". Assim como quando um médico nos bate no joelho com um martelo, o que acontece com a perna? A perna é estendida instantaneamente de forma automática, que é um «ato reflexo»; não pensamos se vamos fazer isso ou não.
Da mesma forma, quando surgirem tentações, o cristão de coração puro e consciência educada pela Bíblia rejeitará automaticamente o que é mau e prejudicial. Portanto, queridos irmãos, se educarmos nossas consciências e corações com a palavra de Deus e pensarmos nas promessas de Jeová de que haverá novos céus e uma nova terra que esperamos de acordo com sua promessa e neles reinará a justiça, protegeremos nossos família espiritual e vamos promover a paz e a unidade no povo de Deus.
Comentários
Postar um comentário