NOSSA VIDA CRISTÃ 2021, Semana de 13 a 19 de setembro, “Continuemos treinando nossa capacidade de discernimento”, Vídeo, “Tenha uma boa consciência”, Análises e Respostas.
NOSSA VIDA CRISTÃ 13 a 19 de setembro de 2021, “Vamos continuar treinando nossa capacidade de discernimento”, Vídeo, “Tenha uma boa consciência”, Análise e Respostas.
“Continuemos treinando nossa capacidade de discernimento” (15 min.): Discussão com a audiência. Reproduza o vídeo “Tenha uma boa consciência”.
Que decisão Emma teve que tomar?
Todos os dias tomamos decisões que podem influenciar nosso relacionamento com Jeová. Quando há uma ordem bíblica clara, pode parecer fácil decidir bem. Mas, se não houver, como podemos tomar uma boa decisão? E foi o que aconteceu com nossa irmã Emma, porque a decisão que Emma teve que tomar foi que ela recebeu um convite de casamento de sua sobrinha, mas a cerimônia seria em uma igreja, por isso ela se perguntou se seria foi certo para mim participar.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Outra coisa que nossa irmã mencionou é que ela tinha sido Testemunha de Jeová por anos e ela deixou bem claro que nunca iria entrar em uma igreja para adorar a Deus, mas ela poderia ir a um casamento, já que Jeová não desaprova casamentos, então podemos ver que nossa irmã não foi muito clara sobre qual decisão tomar, porque de um lado havia seu relacionamento com Jeová e, de outro, o carinho que sentia pela sobrinha.
Por que não devemos dar nossa opinião pessoal sobre questões de consciência?
Se dermos nossa opinião pessoal sobre questões de consciência, podemos fazer nossos irmãos se sentirem mal, porque no vídeo nossa irmã Emma comentou que naquela tarde foi ajudar uma irmã a organizar o cardápio para a próxima escola de pioneiros, mas irmã ele notou isso Emma estava um pouco distraída. Então ele contou a ela sobre o casamento e a irmã deu sua opinião pessoal sobre o assunto, já que ela de forma efusiva lhe perguntou: "Se eu não estivesse pensando em ir", provando ter uma opinião muito firme sobre o assunto, mas ao fazer isso, ela mostrou que não entendia completamente a situação pela qual Emma estava passando, embora apreciasse sua preocupação, sentisse que a estava julgando, e isso é algo que devemos evitar fazer.
O que um casamento aconselhou a Emma?
Emma foi visitar Charlotte e Alan para pedir seus conselhos, já que, como ela, Charlotte havia aceitado a verdade muitos anos antes de Alan e, portanto, eles entendiam sua situação bem, porque ela se perguntou se a irmã estava certa ao dizer que era errado comparecer ao casamento . Charlotte explicou que, quando não há um mandato bíblico específico, é uma questão de consciência, porque a consciência de alguém pode permitir que ele faça algo que outra pessoa não permite. O importante é que tomemos decisões que nos deixem com a consciência tranquila e para isso devemos treiná-la.
COMENTÁRIO ADICIONAL
O casal mencionou o texto de Hebreus 5:14, onde o apóstolo Paulo escreveu que o alimento sólido pertence a pessoas maduras que, pelo uso, têm suas faculdades perceptivas treinadas para distinguir entre o certo e o errado, mas Paulo não apenas escreveu como também colocou essas palavras na prática, estudou cuidadosamente os princípios da palavra de Deus e graças a isso tomou decisões que o deixaram com a consciência limpa. Portanto, mesmo que não haja uma lei concreta sobre um assunto, sempre podemos encontrar um princípio que nos ajude a entender o que Deus pensa. Então Emma orou sobre isso e começou a trabalhar.
Onde Emma encontrou as informações de que precisava?
Emma pesquisou o índice de publicações da Torre de Vigia em busca de artigos e encontrou informações úteis no guia de estudo do Capítulo 2 do livro Amor de Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele também leu sobre como outros irmãos enfrentaram situações semelhantes e quais princípios bíblicos os ajudaram, depois ponderou sobre tudo isso.
Por meio de seu estudo, ele se certificou de que era o espírito de Jeová, e não seus sentimentos, que guiava sua consciência e percebeu que ter uma consciência educada pela Bíblia não significa que todos sempre pensarão como nós e não há nada de errado. mas se usarmos os Princípios Bíblicos para educar nossa consciência, isso guiará nossos passos e para que possamos continuar no amor de Deus.
Comentários
Postar um comentário