Estudo de A Sentinela, Podemos Participar da Obra de Fazer Discípulos?, Semana de 6 a 12 de setembro de 2021, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo de A Sentinela, Podemos Participar da Obra de Fazer Discípulos?, 6 a 12 de setembro de 2021, Comentários e Respostas

1. O que Jeová fez por cada um de nós?

Jeová nos trouxe à verdade. Ele usou diretamente a fala de alguma pessoa, talvez um pai, um colega de trabalho ou escola, ou uma Testemunha que estava pregando de casa em casa, para nos dar a mensagem de boas novas, nos ensinar a verdade e assim ser capaz de servir tu.

2. O que iremos analisar neste artigo?

Neste artigo, discutiremos o que nos leva a participar da obra de fazer discípulos. Também veremos algumas sugestões sobre como podemos superar as dificuldades que podem nos impedir de dirigir um curso bíblico. Mas primeiro veremos por que não devemos apenas pregar as boas novas, mas também ensinar.

JESUS ​​NOS ORDENOU PARA PREGAR E ENSINAR

3. Por que pregamos?

Por que Jesus confiou esta obra aos seus discípulos. Por exemplo, ele deu instruções claras sobre a mensagem a ser transmitida, a reação que as pessoas teriam e quanto a divulgação das boas novas cobriria. Ao dar todas essas instruções, é enfatizado o quão importante é: participar e cumprir a obra de pregação.

4. De acordo com Mateus 28: 18-20, o que devemos fazer além de pregar a mensagem do Reino?

Devemos ensinar as pessoas a obedecer a tudo o que Jesus ordenou. E, o mais importante, Jesus indicou que esse trabalho continuaria até hoje, pois esses textos dizem "até a conclusão do sistema", o que significa que devemos continuar a ensinar as pessoas sobre Jeová e as verdades da Bíblia.

5. Que comparação Paulo usou em 1 Coríntios 3: 6-9 para mostrar a relação entre pregação e ensino?

O apóstolo Paulo comparou a obra de fazer discípulos com a de cultivar plantas. Sabemos que para uma planta crescer é preciso todo um processo, por exemplo, o solo é preparado, a semente é semeada e as plantas são cuidadas, mas o que a faz crescer é o maravilhoso poder criativo de Deus. Da mesma forma, Paulo apropriadamente deu a Deus todo o crédito pelo crescimento espiritual de uma pessoa, mas ele não diminuiu isso para o crescimento espiritual de uma pessoa, mas ele não minimizou nosso trabalho de plantar e regar, que equivale a pregar e ensinar, Paulo sabia disso a maneira como fazemos nosso trabalho afeta o grau de crescimento alcançado.

6. O que implica nosso trabalho como professores?

Isso implica que devemos ajudar o aluno: 1) Compreender, 2) Aceitar e 3) Aplicar o que está aprendendo na Bíblia. Isso exige que mostremos amor e interesse pelos alunos, também nos leva a dedicar muito tempo e energia para demolir raciocínios, crenças e tradições que possam ter, até que façam as mudanças e atendam aos requisitos bíblicos e cheguem a ser batizado.

O AMOR NOS MOTIVA A FAZER DISCÍPULOS

7. Por que participamos da obra de pregação e fazer discípulos?

O motivo é: porque amamos a Jeová. Como 1 João 5: 3 diz: "O amor de Deus é que obedeçamos aos seus mandamentos", e entre esses mandamentos está pregar e fazer discípulos. Na verdade, embora no início não tenha sido fácil para nós, o amor a Jeová nos leva a continuar a pregar, e esse mesmo amor deve nos motivar a oferecer um curso bíblico.

8. De acordo com Marcos 6:34, por que mais ensinamos a verdade às pessoas?

A segunda razão é: porque amamos as pessoas. Como diz a história em Marcos 6:34, Jesus comoveu-se com a multidão de pessoas e “Ele começou a ensinar-lhes muitas coisas.” Ele sabia que eles estavam sofrendo e precisavam de esperança, então os ajudou. Da mesma forma, as pessoas hoje, mesmo que pareçam felizes, também precisam de esperança, então isso as ajudou. Da mesma forma, as pessoas hoje, mesmo que pareçam felizes, também precisam de esperança, porque se encontram num estado espiritual lamentável, por isso o amor e a compaixão nos impelem a ajudá-las.

9. De acordo com Filipenses 2:13, como Jeová pode nos ajudar?

Este texto diz que Jeová pode “nos dar o desejo e a força para agir”, então, se orarmos a ele e pedirmos que nos ajude a ter o desejo de encontrar alguém que queira estudar a Bíblia, podemos ter certeza de que ele o fará responda-nos porque Isto é de acordo com a sua vontade, visto que ele deseja que participemos plenamente na obra de fazer discípulos.

COMO PODEMOS SUPERAR OUTRAS DIFICULDADES

10, 11. Por que talvez não ousemos dar um curso bíblico?

Talvez seja devido a certas dificuldades ou porque pensamos que não podemos fazer mais devido a circunstâncias, tais como: Velhice ou problemas de saúde. A verdade é que uma das lições que a pandemia nos ensinou é que as aulas bíblicas podem ser ministradas pelo telefone ou online, no conforto de nossa casa e se adaptarem aos horários que melhor se adaptem ou prefiram as pessoas.

12. Se acharmos que não estamos qualificados para ensinar, quais são as três coisas que fortalecerão nossa confiança?

Primeiro, que Jeová pensa que realmente somos qualificados para ensinar outros. Em segundo lugar, Jesus, que tem "toda autoridade no céu e na terra", ordenou que ensinássemos. E terceiro, não estamos sozinhos. Como Jesus, podemos confiar que Jeová nos ajudará a saber o que dizer.

13. Por que devemos estar dispostos a nos adaptar?

É verdade que a maioria de nós acha difícil se adaptar às mudanças, mas com a ajuda de Jeová e de nossos irmãos podemos nos adaptar a novos métodos e ferramentas de ensino. Isso exige que nos preparemos bem, porque a nova publicação "Aproveite a vida" está focada em ler menos parágrafos e conversar mais com as pessoas e usar vídeos jw. A chave é "aproveitar ao máximo as mudanças", para que possamos desfrutar e expandir mais nosso ministério cristão.

14. a) O que devemos lembrar se nosso território for difícil? b) Como 1 Coríntios 3: 6, 7 nos encoraja?

a) Devemos lembrar que este mundo é instável e as circunstâncias das pessoas podem mudar de um dia para o outro, então aqueles que não mostraram interesse, a princípio nas questões espirituais, depois o fazem. Na verdade, muitas das pessoas que sempre rejeitaram nossas publicações acabaram aceitando um curso bíblico.

b) Este texto nos encoraja porque nos mostra que Jeová é o Dono da colheita, então o desenvolvimento ou crescimento de uma pessoa como discípulo de Jesus depende dele. De nossa parte, nosso dever é continuar plantando e regando, “Ser humildes ministros que trabalham para fazer discípulos de Jesus”.

DEIXE-NOS DESFRUTAR DA ALEGRIA DE FAZER DISCÍPULOS

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: um homem se torna um discípulo. 1. O homem está sentado em casa após um dia cansativo de trabalho. 2. Um casal prega para ele à noite. 3. O irmão que pregou para ele o ensina sobre a Bíblia. 4. O homem é batizado. 5. O irmão recém-batizado prega a outro homem. 6. Casamento, irmão e homem comem juntos no Paraíso.

Que efeito o que pregamos e ensinamos pode ter na vida de uma pessoa? (Veja os parágrafos 15-17). *

15. Como Jeová se sente quando uma pessoa aceita um curso bíblico e aplica o que está aprendendo?

Como Provérbios 23: 15,16 diz "O coração de Jeová se alegra e seu ser se enche de alegria." Não há dúvida de que Jeová fica feliz em observar que, apesar da pandemia, muitas pessoas dedicam a vida a ele e são batizadas e assim continuarão a ensinar a Bíblia e a fazer mais discípulos.

16. Que meta podemos estabelecer para nós mesmos?

Podemos estabelecer uma meta de iniciar e conduzir pelo menos um curso bíblico. Isso envolve esforço de nossa parte, porque significa que devemos oferecer aulas bíblicas às pessoas com quem falamos, mas não se engane, se o fizermos, Jeová abençoará nossos esforços.

17. Como nos sentiremos se conseguirmos dirigir um curso bíblico?

Se pudermos dirigir um curso bíblico, teremos a alegria de participar desse serviço. Não há maior honra e felicidade do que ensinar as pessoas a amar e dedicar a vida a nosso Pai Celestial, Jeová.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que devemos pregar e ensinar as boas novas?

Porque aqueles de nós que participam do "campo de Deus" não apenas plantam as sementes, mas as regamos. Isso significa que não apenas "pregamos", mas também "ensinamos" as coisas que eles estão aprendendo na Bíblia, para que se tornem discípulos de Jesus e dediquem suas vidas a Jeová.

O que nos leva a fazer discípulos?

O que nos move é: 

1) O amor que temos por Jeová, que nos pede que façamos discípulos. 

2) Amor pelas pessoas, que estão em um estado espiritual lamentável e queremos ajudá-las.

Como podemos superar as dificuldades que podem nos impedir de dirigir um curso bíblico?

Aprendemos que se a dificuldade for:

1) Nossa idade avançada ou problemas de saúde, isso não é mais um obstáculo, pois podemos dar aulas bíblicas por telefone ou online do conforto de nossa casa no horário que convém ao aluno.

2) Se a nossa dificuldade é não nos sentirmos capazes de ensinar, devemos pensar que Jeová pensa que somos qualificados, que Jesus nos ordenou a ensinar e que Jeová nos ajudará a saber o que dizer.

3) Se as mudanças são difíceis para nós, devemos mudar nossa atitude e estar dispostos a nos adaptar a novos métodos e ferramentas de ensino.

4) Se nos parece que o nosso território é difícil, devemos lembrar que este mundo é instável e as circunstâncias das pessoas podem mudar de um dia para o outro, por isso aqueles que não mostraram interesse, primeiro nos assuntos espirituais, depois se eles fazer.

Comentários