Estudo de Livro de Congregação, Semana de 27 de setembro a 3 de outubro de 2021, Capítulo 14, Parágrafos 8-14, Quadro 13A e Respostas Sublinhadas.
Estudo de Livro de Congregação, 27 de setembro a 3 de outubro de 2021, Capítulo 14, Parágrafos 8-14, Quadro 13A e Respostas Sublinhadas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 14 par. 8-14 e Caixa 13A.
8, 9. Quando Jeová deu firme correção a homens em posições de responsabilidade, que lição o povo poderia ter aprendido?
Correção firme para aqueles que lideraram o povo. Jeová corrigiu severa, mas bondosamente, os homens que ocupavam posições de grande responsabilidade entre o povo. Ele repreendeu duramente os levitas, que se afastaram dele quando o povo caiu na idolatria. Em vez disso, ele parabenizou os filhos de Zadoque e disse deles: "Eles cumpriram as responsabilidades do meu santuário quando os israelitas se perderam." Ele tratou cada grupo com justiça e misericórdia, cada um de acordo com suas ações (Ezequiel 44:10, 12-16). Os chefes de Israel também receberam correção firme (Ezequiel 45: 9).
Assim, Jeová deixou claro que os supervisores, homens com autoridade, tinham que responder a Jeová pela maneira como cumpriam suas responsabilidades. Conselho, correção e disciplina também eram para eles. Além do mais, eles tinham que ser os primeiros a obedecer às leis de Jeová!
10, 11. O que indica que alguns judeus aprenderam as lições que a visão de Ezequiel transmitiu?
Os exilados que voltaram colocaram em prática o que aprenderam com essa visão? Bem, não podemos saber o que os homens e mulheres fiéis da época pensaram desta visão extraordinária. Mas a Palavra de Deus nos diz muito sobre o que os exilados fizeram quando voltaram e como passaram a ver a adoração pura de Jeová. Eles colocaram em prática os princípios contidos na visão? Até certo ponto, sim, especialmente quando comparados aos seus ancestrais rebeldes, aqueles que viveram antes do exílio na Babilônia.
Alguns homens fiéis - como os profetas Ageu e Zacarias, o sacerdote e copista Esdras ou o governador Neemias - fizeram o possível para ensinar ao povo princípios como os contidos na visão do templo de Ezequiel (Esdras 5: 1, 2). Eles foram ensinados que a adoração pura deve ter precedência, deve ter precedência sobre questões materiais e interesses pessoais (Ageu 1: 3, 4). Eles também insistiram que os padrões da adoração pura fossem mantidos. Por exemplo, Esdras e Neemias disseram firmemente aos judeus que deixassem suas esposas estrangeiras, porque eles os estavam enfraquecendo espiritualmente (leia Esdras 10:10, 11; Ne. 13: 23-27, 30). E quanto à idolatria? Parece que, após o exílio, a nação finalmente passou a odiar aquele pecado em que havia caído vez após vez. E os padres e chefes ou príncipes? Conforme a visão de Ezequiel nos mostra, Jeová também os aconselhou e corrigiu (Ne. 13:22, 28). Muitos deles aceitaram humildemente essa disciplina (Esdras 10: 7-9, 12-14; Ne. 9: 1-3, 38).
ILUSTRAÇÃO
Neemias encorajou aqueles que trabalharam com ele a reconstruírem os muros de Jerusalém.
Neemias instilou no povo a adoração pura ao trabalhar com eles. (Ver parágrafo 11)
12. Como Jeová abençoou os exilados quando eles voltaram?
Por fazer isso, Deus abençoou seu povo. Eles tinham um bom relacionamento com Jeová, saúde e paz como não tinham há muito tempo (Esdras 6: 19-22; Ne. 8: 9-12; 12: 27-30, 43). Porque? Porque por fim as pessoas começaram a obedecer aos padrões justos de Jeová para a adoração pura. As lições do templo da visão realmente tocaram o coração de muitas pessoas boas. Resumindo, poderíamos dizer que a visão ajudou os exilados de duas maneiras: 1) ensinou-lhes lições práticas sobre os padrões da adoração pura e como respeitá-los e 2) ofereceu-lhes profeticamente uma garantia para o futuro; Ele predisse que a adoração pura seria restaurada e que, se o povo respeitasse essa forma de adoração, Jeová os abençoaria. Mas agora nos perguntamos a seguinte: essa visão tem um cumprimento hoje?
13, 14. a) Como sabemos que a visão do templo de Ezequiel se cumpriu em nossos dias? b) De que duas maneiras a visão nos ajuda? (Veja também o Quadro 13A, “Templos diferentes, significados diferentes”).
Temos certeza de que a visão de Ezequiel tem algo a ver conosco hoje? Claro que sim! Lembre-se da semelhança entre a visão de Ezequiel e a profecia de Isaías. Na visão de Ezequiel, a casa sagrada de Deus está em "um monte muito alto" e, em Isaías, "o monte da casa de Jeová" seria "firmemente estabelecido acima do topo das montanhas". Isaías especifica que sua profecia seria cumprida durante “a parte final dos dias”, isto é, “os últimos dias” (Ezequiel 40: 2; Isaías 2: 2-4, nota; veja também Miquéias 4: 1- 4). Portanto, essas profecias têm a ver com o tempo que conhecemos como "os últimos dias", especialmente desde 1919, o ano em que a adoração pura foi elevada e restaurada, como se fosse colocada em uma montanha muito alta. *
Portanto, a visão de Ezequiel certamente tem muito a ver com a adoração pura hoje. Assim como beneficiou os antigos judeus exilados, essa visão também nos ajuda de duas maneiras: 1) nos ensina lições práticas sobre como obedecer aos padrões de Jeová para a adoração pura e 2) nos garante profeticamente a restauração da adoração pura e das bênçãos de Jeová.
CAIXA INFORMATIVA 13A: Templos diferentes, significados diferentes
Animais para sacrifícios feitos no templo da visão.
O templo da visão de Ezequiel
Foi descrito por Ezequiel para os exilados judeus na Babilônia
Tem um altar no qual muitos sacrifícios são oferecidos
Destaque os Padrões Justos de Jeová para a adoração
Ele focaliza nossa atenção na restauração espiritual que começou em 1919
O grande templo espiritual
Foi explicado por Paulo e dirigido aos cristãos hebreus
Tem um altar no qual um único sacrifício é oferecido "uma vez por todas" (Hb 10:10)
Explica uma realidade espiritual que o tabernáculo e os templos literais representam há muito tempo - o sistema que Jeová estabeleceu para a adoração pura com base no sacrifício de Cristo
Ele focaliza nossa atenção no trabalho que Cristo fez em seu papel como Grande Sumo Sacerdote de 29 a 33 DC.
Comentários
Postar um comentário