Estudo de Livro de Congregação, Semana de 20-26 de setembro de 2021, Capítulo 14, Parágrafos 1-7, Análise de Vídeo e Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 20-26 de setembro de 2021, Capítulo 14, Parágrafos 1-7, Análise de Vídeo e Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 14 par. 1-7 e vídeo.
"Esta é a lei do templo"
IDEIA PRINCIPAL: A Visão do Templo: Lições Práticas para o Dia de Ezequiel e o que isso significa para nós hoje
ANÁLISE DO VÍDEO E RESPOSTAS AOS PARÁGRAFOS
El capítulo anterior repasamos lo que significó la visión del templo de Ezequiel para los judíos cautivos en Babilonia, en este capítulo veremos algunas lecciones específicas que la visión les transmitió a los judíos y así entenderemos el importante mensaje que la visión tiene para nosotros hoy y en o futuro.
Vamos ler juntos o texto temático Ezequiel 43 versículo 12, “Esta é a lei do templo, toda a terra ao redor do cume do monte é santíssima, sim, esta é a lei do templo”
Ao estudar o capítulo "Esta é a Lei do Templo", tente responder a estas perguntas: Que lições práticas da visão do templo os exilados judeus podem tirar? Por que dizemos que a visão também tem a ver conosco? Depois de ver o esboço da visão do templo de Ezequiel, que lições você planeja colocar em prática em sua adoração?
O templo da visão de Ezequiel, nos lembra que Jeová é o grande instrutor, por meio dessas descrições detalhadas Jeová nos ensina tudo o que precisamos saber sobre a adoração que ele aprova, embora a moralidade deste mundo vá em declínio, lembremo-nos que a altos padrões morais não mudam ele esperava que os israelitas lhe dessem adoração pura e ele espera o mesmo de nós hoje.
1, 2. a) O que aprendemos no capítulo anterior sobre a visão de Ezequiel do templo?
O que aprendemos no capítulo anterior é que o templo que Ezequiel viu não era o grande templo espiritual de que o apóstolo Paulo falou séculos depois.
Aprendemos também que o motivo pelo qual Jeová enfatizou esta importante ideia e repetiu a expressão duas vezes seguidas: “Esta é a lei do templo”, ele o fez porque o objetivo daquela visão era ensinar ao povo o valor das normas de Deus para adoração pura. Pois se as pessoas fossem obedientes e seguissem esses padrões, poderiam novamente ter um bom relacionamento com Jeová.
1, 2. b) Quais são as duas coisas que discutiremos neste capítulo?
Neste capítulo, discutiremos as lições e o significado desta visão do templo para nós. Veremos primeiro que lições específicas os exilados deveriam ter aprendido sobre os padrões de Jeová para a adoração pura. Com isso claro, veremos o que a visão significa para nós agora que vivemos em um momento tão difícil destes últimos dias.
Lições que a visão ensinou no passado
3. Por que a cena da visão pode ter deixado as pessoas com vergonha de seu comportamento?
Quando o povo viu a casa de Deus ser erguida, isto é, elevada à posição importante e gloriosa que merece, os judeus de bom coração certamente se envergonhariam de seu comportamento.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Vamos lembrar que essa visão tinha características muito marcantes, por exemplo, o que o Profeta escreveu em Isaías, capítulo 2: 2, onde o alto monte é mencionado. É provável que o povo associe o cenário da visão de Ezequiel com a encorajadora profecia de restauração que Isaías escreveu, que os ensinou que a adoração pura seria exaltada, elevada, seria acima de tudo, uma vez que não haviam feito sua parte , porque por séculos eles permitiram que a adoração pura fosse degradada, contaminada e abandonada, é por isso que possivelmente os judeus tinham vergonha de seus erros.
4, 5. Que lição os judeus exilados talvez aprenderam sobre os enormes portões do templo?
As portas e salas de guarda da visão do templo deixam a lição muito clara: não deixe que a indignação aconteça novamente! Para entrar na casa de Deus, deve-se respeitar seus elevados padrões. Só assim Jeová aprova a adoração de seu povo.
6, 7. (a) Que mensagem Jeová transmitiu a seu povo com a imagem da parede externa do templo? (Veja a nota).
Desta forma, Jeová estava apontando um contraste com a maneira como seu povo tratava sua casa sagrada no passado: “Eles colocaram a soleira perto da minha soleira e as ombreiras das portas - com apenas uma parede entre eles e eu - poluindo assim o meu santo nome com as coisas detestáveis que fizeram ”(Ezequiel 43: 8). Na Jerusalém antiga, havia apenas uma parede que separava o templo do resto da cidade.
6, 7. b) Como os israelitas trataram a casa de Jeová? (Veja a nota).
Quando as pessoas se desviaram dos padrões justos de Jeová, trouxeram sua impureza e idolatria para perto da casa de Jeová, algo totalmente inaceitável.
Comentários
Postar um comentário