Estudo de Livro de Congregação, Semana de 20 a 26 de septiembre de 2021, Capítulo 14, Parágrafos 1-7, Respostas Sublinhadas.
Estudo de Livro de Congregação, 20-26 de septiembre de 2021, Capítulo 14, Parágrafos 1-7, Respostas Sublinhadas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 14 par. 1-7 e vídeo.
1, 2. a) O que aprendemos no capítulo anterior sobre a visão de Ezequiel do templo? b) Quais são as duas coisas que discutiremos neste capítulo?
No capítulo anterior, aprendemos que o templo que Ezequiel viu não era o grande templo espiritual de que o apóstolo Paulo falou séculos depois. Também aprendemos que o objetivo da visão era ensinar às pessoas o valor dos padrões de Deus para a adoração pura. Somente se as pessoas seguissem esses padrões, elas poderiam ter novamente um bom relacionamento com Jeová. Por isso, ele enfatizou essa ideia importante, repetindo duas vezes seguidas: "Esta é a lei do templo" (leia Ezequiel 43:12).
Vamos agora discutir as lições a serem aprendidas com a visão do templo. Veremos primeiro que lições específicas os exilados deveriam ter aprendido sobre os padrões de Jeová para a adoração pura. Com isso claro, veremos o que a visão significa para nós nestes últimos dias, um momento tão difícil.
3. Por que a cena da visão pode ter deixado as pessoas com vergonha de seu comportamento?
Para aprender que lições os judeus exilados foram capazes de tirar, vamos estudar alguns aspectos marcantes dessa visão. A alta montanha. É provável que as pessoas associassem o cenário da visão de Ezequiel com a encorajadora profecia de restauração de Isaías (Isaías 2: 2). Mas o que o fato de a casa de Jeová estar em um lugar tão alto os ensina? Que a adoração pura fosse exaltada, elevada, estaria acima de tudo. Claro, a própria adoração pura ocupa um lugar alto, pois é um sistema estabelecido por Deus que está "em uma posição elevada, muito acima de todos os outros deuses" (Salmos 97: 9). Mas o povo não fazia a sua parte. Por séculos, eles permitiram que a adoração pura degradasse, poluísse e fosse abandonada repetidamente. Quando você vê a casa de Deus, ela está no alto - é decidido, elevado à posição importante e gloriosa que merece - judeus de bom coração certamente se envergonhariam de seu comportamento.
4, 5. Que lição os judeus exilados talvez aprenderam sobre os enormes portões do templo?
As portas enormes. No início da visão, Ezequiel viu que o anjo acompanhante estava medindo as portas. Eles não tinham mais nem menos do que 30 metros (100 pés) de altura (Ezequiel 40:14). Dentro dessas grandes estruturas ficavam os quartos dos guardas. O que tudo isso significaria para aqueles que estudaram o plano? Jeová disse a Ezequiel: "Preste muita atenção à entrada do templo." Por que ele te contou? Porque o povo havia trazido indivíduos "incircuncisos de coração e carne" para a casa de adoração de Jeová, um lugar muito sagrado. É por isso que Jeová declarou: “Eles profanam o meu templo” (Eze. 44: 5, 7).
Aqueles que eram “incircuncisos ... na carne” estavam desobedecendo a uma ordem clara que Deus havia dado nos dias de Abraão (Gênesis 17: 9, 10; Lv 12: 1-3). Mas a situação dos “incircuncisos de coração” era ainda pior, porque se rebelaram completamente contra as instruções e orientação de Jeová. Esses rebeldes não deveriam ter recebido permissão para entrar na sagrada casa de adoração de Jeová. Ele odeia a hipocrisia, mas seu povo a deixou reinar em sua casa. As portas e salas de guarda da visão do templo deixam a lição muito clara: não deixe que a indignação aconteça novamente! Para entrar na casa de Deus, deve-se respeitar seus elevados padrões. Só assim Jeová aprova a adoração de seu povo.
6, 7. (a) Que mensagem Jeová transmitiu a seu povo com a imagem da parede externa do templo? b) Como os israelitas trataram a casa de Jeová? (Veja a nota).
A parede externa. Outra característica marcante dessa visão era a parede que cercava a área do templo. Ezequiel diz que a parede externa media 500 canas - 1.555 metros (5.100 pés) - de cada lado. Imagine: mais de um quilômetro e meio (quase uma milha) (Ezequiel 42: 15-20). Ainda assim, os edifícios e pátios do templo formavam um quadrado medindo apenas 500 côvados de cada lado - 850 pés (259 metros). Isso significa que ao redor dos edifícios do templo havia uma grande área e a parede externa a rodeava. * Por que foi projetado assim?
Jeová disse: “Que removam de mim sua prostituição espiritual e os cadáveres de seus reis, e residirei no meio deles para sempre” (Eze. 43: 9). É muito provável que a expressão "os cadáveres de seus reis" se refira à idolatria da época. Era como se Jeová usasse o amplo espaço ao redor do templo da visão para dizer aos judeus: “Tirem toda essa sujeira daqui; Eu nem quero ver! ”. Desse modo, se mantivessem sua adoração pura, Jeová os abençoaria com sua presença.
Comentários
Postar um comentário