Estudo de Livro de Congregação, Semana de 13 a 19 de setembro de 2021, Capítulo 13, Parágrafos 15 a 21, Respostas Sublinhadas.
Estudo de Livro de Congregação, 13-19 de setembro de 2021, Capítulo 13, Parágrafos 15-21, Respostas Sublinhadas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 13 par. 15-21.
O que a visão significava para os judeus exilados?
15. a) Qual foi a mensagem principal da visão profética de Ezequiel? b) Que contraste encontramos entre o capítulo 8 e os capítulos 40 a 48 de Ezequiel?
Para descobrir a resposta da Bíblia a essa pergunta, vamos examinar três idéias inter-relacionadas que nos ajudarão a ver o quadro geral. Primeiro, qual foi a mensagem principal desta visão profética? Conclusão: a adoração pura seria restaurada. Sem dúvida, Ezequiel foi muito claro sobre isso. Ele já havia escrito o que agora é o capítulo 8 de seu livro; ali Jeová mostrou-lhe por meio de imagens muito reais as coisas nojentas que aconteciam no templo em Jerusalém. Não tem nada a ver com a visão nos capítulos 40 a 48. Que contraste! Para Ezequiel, foi certamente um prazer escrever todos os detalhes de uma história na qual não há um traço de adoração contaminada. Só existe adoração pura no seu melhor - um exemplo perfeito de adoração a Jeová de acordo com a Lei mosaica.
16. Como a visão do templo de Ezequiel confirma o que Isaías havia predito mais de cem anos antes?
Para devolver a adoração pura ao lugar que ela merece, você teria que se colocar em uma posição elevada. Mais de cem anos antes, o profeta Isaías havia escrito por inspiração: "Na parte final dos dias, o monte da casa de Jeová será firmemente estabelecido acima do topo das montanhas e será elevado acima das colinas." (Is . 2: 2). Isaías previu claramente que a adoração pura de Jeová seria restaurada e colocada em um lugar alto, como se estivesse no topo da montanha mais alta. E onde está Ezequiel quando ele recebe esta visão? Precisamente “em um monte muito alto”, olhando para a casa de Jeová (Ezequiel 40: 2). Portanto, a visão de Ezequiel confirma que a adoração pura seria restaurada.
ILUSTRAÇÃO:
Vista aérea do templo da visão de Ezequiel localizado em uma alta montanha e um rio que flui do santuário.
O templo que Ezequiel viu ficava em um lugar muito alto. (Ver parágrafo 16)
17. O que é explicado nos capítulos 40 a 48 de Ezequiel?
Aqui está um breve resumo do que Ezequiel viu e ouviu, conforme registrado nos capítulos 40 a 48 de seu livro. Ele viu pela primeira vez um anjo medindo as portas, paredes, paredes, pátios e santuário do templo (Ezequiel 40-42). Então ele viu algo impressionante: a chegada gloriosa de Jeová! Então ele viu como Deus corrigiu e guiou seu povo teimoso, sacerdotes e líderes (Ezequiel 43: 1-12; 44: 10-31; 45: 9-12). Ele também viu um rio que fluía do santuário e produzia vida e coisas boas até o Mar Morto (Ezequiel 47: 1-12). O país foi dividido em parcelas exatas e, perto do centro, a adoração pura foi dada a Jeová (Ez 45: 1-8; 47: 13-48: 35). Qual é a mensagem principal da visão? É claro que Deus queria assegurar a seu povo que a adoração pura seria restaurada e exaltada. Jeová honraria sua casa de adoração com sua presença e fluiria desse templo um rio de bênçãos que traria cura, vida e paz à Terra restaurada.
ILUSTRAÇÃO:
O templo da visão de Ezequiel, localizado em uma alta montanha, visto de perto.
O templo que Ezequiel viu era uma representação gloriosa de algo que Jeová faria, a restauração da adoração pura. (Ver parágrafo 17)
18. Por que a visão do templo não pode ser interpretada literalmente?
Em segundo lugar, a visão deve ser interpretada pelo seu valor nominal? Não. Ezequiel e seus companheiros exilados provavelmente perceberam imediatamente que a visão não representava nada literal. Porque não? Lembre-se de que Ezequiel viu que este templo estava "em uma montanha muito alta". Embora seja fácil relacionar isso com a profecia de Isaías, a verdade é que não se encaixa com o Monte Moria (Jerusalém), onde o templo de Salomão havia estado e onde um dia seria reconstruído. Aquela montanha era "uma montanha muito alta"? Não, na verdade o Monte Moria era cercado por outras montanhas da mesma altura ou até mais altas. Além disso, o complexo do templo que Ezequiel viu era enorme. Toda a área que ocupava, incluindo as paredes, era grande demais para ficar no topo do Monte Moria. Nem caberia na Jerusalém dos dias de Salomão! Nem os exilados esperariam que um rio literal fluísse do santuário do templo e desaguasse no Mar Morto, e ali curasse suas águas sem vida. Finalmente, o terreno montanhoso da Terra Prometida não poderia ser dividido em uma linha reta criando fronteiras paralelas para as tribos, conforme descrito na visão. Por tudo isso, não parece que a visão possa ser interpretada literalmente. * a visão não parece ser interpretável literalmente. * a visão não parece ser interpretável literalmente. *
19-21. Que efeito Jeová queria que a visão de Ezequiel tivesse sobre seu povo? E o que ele fez para causar esse efeito neles?
Terceiro, que efeito a visão deveria ter sobre os israelitas dos dias de Ezequiel? Vendo os altos padrões de Jeová para a adoração pura, o povo teria que se sentir envergonhado. Jeová disse a Ezequiel: "Descreva o templo da casa de Israel." A descrição do templo precisava ser tão detalhada que eles pudessem, por assim dizer, estudar "seu plano". E por que eles teriam que meditar tanto naquele templo? Não construir, como já vimos; antes, para que se sentissem “envergonhados de seus erros”, assim como Jeová havia dito (leia Ezequiel 43: 10-12).
Por que essa visão deveria atrair a consciência de pessoas sinceras e fazê-las sentir vergonha? Observe o que foi dito a Ezequiel: “Filho do homem, preste atenção, observe e ouça com atenção tudo o que eu te digo sobre os estatutos e as leis do templo de Jeová” (Eze. 44: 5). Vez após vez, o profeta ouviu sobre estatutos e leis (Ezequiel 43:11, 12; 44:24; 46:14). Ele também foi repetidamente lembrado dos padrões de Jeová, incluindo a medida padrão para um côvado e as unidades exatas de peso (Ezequiel 40: 5; 45: 10-12; compare Provérbios 16:11). Somente nesta visão, Ezequiel usou mais de cinquenta vezes as palavras que em espanhol equivalem a "medir", "medir" e seus derivados.
Medidas, pesos, leis, estatutos ... O que Jeová quis dizer para seu povo com tudo isso? Usando essas expressões repetidamente, parece que Deus queria enfatizar uma verdade fundamental: Jeová é quem estabelece os padrões para a adoração pura. Aqueles que se desviaram dessas normas precisam se sentir envergonhados. Mas como a visão fez com que os judeus aprendessem essas lições? No próximo capítulo, analisaremos alguns exemplos concretos. Isso nos ajudará a ver mais claramente o que essa visão extraordinária significa para nós hoje.
ILUSTRAÇÃO:
Exilados judeus envergonhados de ouvir Ezequiel descrever o templo da visão.
Por que a visão do templo deve fazer com que as pessoas sinceras se sintam envergonhadas? (Veja os parágrafos 19-21).
ADORAÇÃO PURA E VOCÊ
Com que abordagem mais simples estamos abordando esta análise do templo que Ezequiel viu?
Não atribua a cada detalhe um significado simbólico ou profético.
Por que não dizemos mais que Ezequiel viu o grande templo espiritual de que o apóstolo Paulo falou mais tarde?
Não condiz com o que o apóstolo Paulo explicou, ele falou de um lugar santo não feito por mãos humanas, No templo espiritual falavam de um único sacrifício que era do próprio Sumo Sacerdote (Jesus Cristo). Não era hora de revelar verdades do templo sobre aquele templo.
Para Ezequiel e os outros judeus no exílio, qual foi a mensagem principal da visão do templo?
A restauração da adoração pura.
Comentários
Postar um comentário