Estudo de Livro de Congregação, Semana de 13 a 19 de setembro de 2021, Capítulo 13, Parágrafos 15 a 21, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 13-19 de setembro de 2021, Capítulo 13, Parágrafos 15-21, Respostas.

Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 13 par. 15-21.

O que a visão significava para os judeus exilados?

15. a) Qual foi a mensagem principal da visão profética de Ezequiel?

Resumindo, para que a Adoração Pura fosse restaurada, essa era a mensagem principal.

b) Que contraste encontramos entre o capítulo 8 e os capítulos 40 a 48 de Ezequiel?

Desta vez, ele estava olhando os detalhes que faziam a adoração pura parecer o melhor.

ADICIONAL

No capítulo 8 de ezequiel havia imagens nojentas que aconteciam dentro do templo de Jerusalém algo que realmente surpreendeu Ezequiel na visão e sem dúvida quando ele também a transmitiu a outros. Por outro lado, nos capítulos 40 a 48 algo totalmente diferente é visto agora que eles estavam falando sobre a Adoração Pura em seu esplendor máximo, a maneira correta de adorar a Jeová de acordo com a lei mosaica.

16. Como a visão de Ezequiel do templo confirma o que Isaías havia predito mais de cem anos antes?

Ele previu que a adoração pura seria restaurada e seria como estar em uma montanha muito alta por ser colocado em seu devido lugar.

ADICIONAL

Neste parágrafo, aparece Isaías 2: 2, onde ele falou que na parte final dos dias o monte da casa de Jeová estaria muito acima do cume das montanhas, no caso de Ezequiel também predizer algo semelhante a este respeito porque em Ezequiel 40 : 22 fala de uma montanha muito alta onde ele estava lá para observar o templo, então isso teve muito a ver com o que Isaías disse cem anos antes com o que Ezequiel estava dizendo agora.

E podemos ver ali um desenho que é descrito neste parágrafo 16 sobre o templo onde estava na visão porque foi colocado em um lugar muito alto ao nível das nuvens, como está expresso aqui para dar essa impressão

ILUSTRAÇÃO

Vista aérea do templo da visão de Ezequiel localizado em uma alta montanha e um rio que flui do santuário.

O templo que Ezequiel viu ficava em um lugar muito alto. (Ver parágrafo 16)

17. O que é explicado nos capítulos 40 a 48 de Ezequiel?

Ele viu um anjo medindo portas, paredes, paredes, pátios e o santuário. Daí ele viu a chegada de Jeová e a correção de seu povo. Ele observou um rio que saía do santuário e produzia vida e coisas boas. Havia divisões de lotes e no centro havia adoração pura a Jeová.

ADICIONAL

Nos capítulos 40 a 42 ele vê um anjo que vivia as portas, as paredes, as paredes, os pátios e o santuário do templo, por outro lado, dos capítulos 43 a 44 ele está vendo como Jeová corrige e orienta seu povo muito teimoso com os sacerdotes e com os chefes, então no capítulo 47 é visto como um rio sai do santuário dando vida e também coisas boas ao longo de todo o percurso que chega ao mar morto, então nos capítulos 45 47 e 48 é visto como o país é dividido em parcelas exatas e no centro está a adoração Pura de Jeová, ou seja, onde isso é feito, estava claramente demonstrando que Jeová estava garantindo a restauração da Adoração Pura.

E temos também um desenho no final do parágrafo 17 sobre como essa visão de Adoração Pura e o templo no centro de tudo foi representada ou como Ezequiel pode ter tido essa visão de Adoração Pura.

ILUSTRAÇÃO

O templo da visão de Ezequiel, localizado em uma alta montanha, visto de perto.

O templo que Ezequiel viu era uma representação gloriosa de algo que Jeová faria, a restauração da adoração pura. (Ver parágrafo 17)

18. Por que a visão do templo não pode ser interpretada literalmente?

Este templo foi visto em uma montanha muito alta. O Monte Moria tem outras montanhas mais altas ao seu redor. O templo ocupava uma área que não caberia naquela montanha. Não havia rio fluindo do santuário do templo. E o terreno montanhoso não permitia uma distribuição direta.

ADICIONAL

Bem, primeiro destaca-se que o templo estava em uma montanha muito alta na montanha que realmente era, o monte de Jerusalém ou Monte Moria, não era realmente tão alto a ponto de ficar muito alto, porque havia outras montanhas ou colinas mais altas do que este mesmo onde o templo estava originalmente.

Também está claramente indicado que as dimensões daquele templo não cabiam na parte real que eles sabiam onde o templo que Salomão construiu estava originalmente, então era impossível para essas medidas estarem lá.

Algo para o qual não pode ser interpretado literalmente é que nenhum rio literal saiu do santuário do templo que terminasse no Mar Morto e que curaria suas águas sem vida, eles sabiam perfeitamente que isso também não era possível e quanto ao a distribuição de parcelas ou porções iguais ou iguais de terra também era impossível, porque o terreno era montanhoso e era impossível para ele fazer da maneira que era vista na visão de Ezequiel.

19-21. Que efeito Jeová queria que a visão de Ezequiel tivesse sobre seu povo? E o que ele fez para ter esse efeito sobre eles?

Queria que eles tivessem vergonha de ver todos os detalhes daquele templo. Eles tinham que ouvir as leis e estatutos, normas etc. Queria deixar claro que é Jeová quem estabelece os padrões para adorá-lo.

ADICIONAL

Como Ele indicou no versículo 10, Ele fez isso para que eles se sentissem envergonhados de seus erros. Ele queria que vissem os detalhes daquele templo que foi discutido ali, estudassem os planos, a distribuição, a saída, as entradas e assim sobre. Algumas expressões que Ezequiel constantemente ouvia e mencionava ao povo tinham a ver com leis, estatutos, normas, medida, medida e todos os derivados que vinham dessas palavras, o que significava que essas expressões era que ficava muito claro que é Jeová Ele define as normas para adorá-lo e, portanto, quando eles percebessem as leis e os lembretes de Jeová, eles se sentiriam envergonhados.

Se olharmos o desenho no final dos parágrafos 19 a 21, podemos ver como eles estão revisando as leis e regulamentos, e podemos ver ali a vergonha que sentiram por não terem feito as coisas à maneira de Jeová, e que foi exatamente o efeito que Jeová queria causar para motivá-los a se corrigirem.

ILUSTRAÇÃO

Exilados judeus envergonhados de ouvir Ezequiel descrever o templo da visão.

Por que a visão do templo deve fazer com que as pessoas sinceras se sintam envergonhadas? (Veja os parágrafos 19-21).

ADORAÇÃO PURA E VOCÊ

Com que abordagem mais simples estamos abordando esta análise do templo que Ezequiel viu?

Não atribua a cada detalhe um significado simbólico ou profético.

ADICIONAL

Agora, não queremos atribuir a cada detalhe um significado simbólico ou profético como antes no livro que usamos muitos anos atrás em outro estudo bíblico congregacional que também falou da profecia de Ezequiel.

Por que não dizemos mais que Ezequiel viu o grande templo espiritual de que o apóstolo Paulo falou mais tarde?

Não condiz com o que o apóstolo Paulo explicou, ele falou de um lugar santo não feito por mãos humanas, No templo espiritual falavam de um único sacrifício que era do próprio Sumo Sacerdote (Jesus Cristo). Não era hora de revelar verdades do templo sobre aquele templo.

ADICIONAL

Porque graças à oração e meditação com um estudo mais aprofundado, veio a ser entendido que a visão de Ezequiel do templo não se encaixa com o que o apóstolo Paulo explicou, por exemplo, o apóstolo mencionou que havia um lugar santo não feito de mãos humanas diferentes do que Ezequiel viu.

Também se falava que no templo espiritual falava-se de um único sacrifício que era o próprio sumo sacerdote, o Senhor Jesus Cristo, enquanto o de Ezequiel falava de diferentes tipos de sacrifícios e diferentes pessoas que seriam beneficiadas por esses sacrifícios e também não era o momento de revelar as verdades do templo naquela época, então havia diferentes situações para lidar

Para Ezequiel e os outros judeus no exílio, qual foi a mensagem principal da visão do templo?

A restauração da adoração pura.

ADICIONAL

Quisemos deixar bem claro que a restauração da Adoração Pura a Jeová seria manifestada e, claro, tudo feito na maneira de Jeová de acordo com as normas, regras e princípios que ele havia estabelecido.

Comentários