Encontré Joyas Espirituais: 27 de setembro a 3 de outubro de 2021, Josué 6 a 7.
Vamos Encontrar Pérolas Escondidas (10 min.)
Jos 6:20. Como sabemos que a cidade de Jericó foi sitiada e conquistada em poucos dias? (w15 15/11 13 pars. 2, 3).
Sabemos disso porque antigamente era costume que os exércitos que queriam conquistar uma cidade a sitiassem primeiro, ou seja, não deixavam ninguém entrar ou sair. Assim, os habitantes foram forçados a comer apenas a comida que tinham armazenado e, quando a cidade caiu, os vendedores levaram toda a riqueza, inclusive a comida que sobrou. Mas, no caso de Jericó, os arqueólogos que escavaram as ruínas encontraram muita comida. Esta foi uma descoberta excepcional porque eles não encontraram nada parecido em outras ruínas. Portanto, esse detalhe é importante, por que a Bíblia diz que os israelitas tinham bons motivos para não levar o grão de Jericó: foi por ordem de Jeová. Outra razão foi que eles atacaram logo após a colheita, quando os grãos eram abundantes. De modo que, o fato de se encontrar tanta comida entre as ruínas de Jericó mostra que ela foi sitiada por um curto período, como diz a Bíblia.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sabemos disso porque, de acordo com as descobertas, grandes quantidades de grãos foram encontradas, e isso era raro porque quando uma cidade era sitiada os habitantes não podiam entrar ou sair, então eles gastaram todas as provisões que tinham armazenado, portanto dificilmente encontraram. uma ou 2 embarcações, encontrando grandes quantidades de evidências de que o local era pequeno.
Os exércitos dos tempos antigos sitiavam as cidades muradas que queriam conquistar, ou seja, não deixavam ninguém entrar ou sair. Quando a cidade para o pecado caiu, os vencedores levaram todas as riquezas, incluindo a comida que sobrou. Se nas descobertas arqueológicas nenhum alimento foi encontrado, significa que o cerco durou muito tempo, o contrário da comida indicava que a conquista foi rápida.
No caso de Jericó, os arqueólogos que escavaram as ruínas de Jericó encontraram muito alimento. Um jornal de Arqueologia: “Os arqueólogos não descobriram nada parecido na Palestina. Às vezes, eles encontram um ou dois potes de grãos, mas nunca em grandes quantidades. É uma descoberta excepcional. Isso mostra que o cerco durou pouco e os israelitas foram instruídos a não tocar nos grãos daquela cidade, o que aconteceu.
Los arqueólogos han encontrado en las ruinas de Jericó vasijas que contenían grano en abundancia, cuando una ciudad era sitiada generalmente se consumen solo los alimentos que tuvieran almacenados, pero al encontrar cantidades tan grandes de comida sin consumir, queda demostrado que la ciudad fue sitiada durante pouco tempo.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Josué 6:22, 23. Jeová respeitou o acordo entre os dois espias e Raabe, pois, como haviam prometido, ela e sua família são preservadas com vida, pois foram sobreviventes da execução daquela ímpia cidade. Isso me ensina: e nos mostra que ninguém é insignificante aos olhos de Jeová. Ele lê o nosso coração e quando descobre uma centelha de fé, como a do coração de Raabe, enche-se de alegria e por isso dá-lhe a sua protecção. Além disso, esse relato prova que Jeová respeita e cumpre suas promessas, de modo que, se tivermos fé, seremos sobreviventes da destruição global que se aproxima rapidamente.
Josué 7: 7-9. Josué foi um bom exemplo em fazer orações significativas a Jeová, ele fez um apelo muito fervoroso com base em seu nome. Isso me ensina: que em meio a problemas, tensões e soluções que estão além do nosso alcance, devemos buscar a ajuda de Jeová em oração. Nossas orações e súplicas devem ser específicas, significativas, especialmente se em certa situação o nome de Jeová estiver envolvido. Obviamente, a oração é um privilégio precioso, por isso não hesitemos em ir ao "Ouvinte de oração" porque ele ouve e responde às nossas súplicas e pedidos.
Josué 6:20, 27. Após o grande grito de guerra do povo, um milagre ocorre: as muralhas de Jericó desabam. Assim, Jeová mostra que está com Josué e sua fama se espalha por todo o país. Isso me ensina: que, da mesma forma, Jeová estará com Jesus Cristo e os exércitos do céu para lutar contra Satanás e seu mundo; assim, seu nome será conhecido como nunca antes em toda a terra. Os atos poderosos de Jeová são únicos, insuperáveis e mostram que ele é ilimitado em grandeza, por isso temos todos os motivos para dar a ele a honra, a reverência e o respeito que ele merece.
Josué 6: 2-4. Pouco antes de destruir Jericó, ele ordenou aos israelitas que marchassem ao redor da cidade uma vez por dia durante seis dias. Porém, no sétimo dia houve um aumento significativo da atividade. Isso me ensina que, de forma semelhante, é possível que em nossa época, pouco antes de vir a destruição deste mundo, haja um aumento semelhante na obra de pregação. Certamente seremos testemunhas e participaremos da maior campanha para proclamar o nome e o Reino de Deus que já existiu na história da humanidade.
Josué 7: 14,15,18. Jeová ordenou que o pecado de Acã fosse exposto publicamente. Esse homem se iludiu pensando que seu pecado poderia passar despercebido. Isso me ensina: Jeová se preocupa com a fidelidade de seus servos, mesmo quando nossas ações não são de conhecimento público. Ele é um Deus "que olha em segredo" para que os males ocultos não passem despercebidos aos seus olhos.
Isso deve nos levar a viver de acordo com seus padrões justos e aceitar sua ajuda para superar falhas secretas. O resultado será que Ele nos recompensará com justiça por nossas ações públicas ou privadas.
Josué 7:19. Quando Jeová apontou diretamente para Acã como o culpado, Josué usa palavras amáveis com ele, como "meu filho" e "por favor", e pede-lhe que confesse. Isso me ensina: que nós, pais, às vezes, nos vimos na mesma situação que o Josué. Para que nossos filhos confessem algum pecado grave, usamos palavras amáveis para apelar a seus corações e se arrepender de seus erros. O importante é que os pais sejam firmes a favor dos padrões divinos e, ao contrário de Acã, esperem que nosso filho volte para os braços amorosos de Jeová.
Josué 6:26. Josué pronunciou uma maldição profética sobre a reconstrução de Jericó. Surpreendentemente, cerca de 500 anos depois, seu cumprimento foi visto nos dias de Acabe, rei de Israel. Isso me ensina: somente "Jeová, o autor da Bíblia" pode inspirar essas profecias e torná-las realidade. Isso nos faz ver que quanto mais frequente e intenso nosso estudo da Bíblia e suas profecias, quanto mais real Jeová será para nós e aumentará suas profecias, mais real Jeová será para nós e nossa fé aumentará. Ao contrário disso, estudos infrequentes ou esporádicos provavelmente não afetarão nossa fé. Então: Vamos estudar a palavra de Deus diariamente!
Este texto registra o juramento de Josué a respeito da cidade destruída de Jericó, no qual ele previu que qualquer um que a reconstruísse pagaria por isso com a perda de seu primogênito, bem, cinco séculos depois, durante o reinado de Acabe Hiel, o betelita, Ele ignorou o conteúdo daquele juramento e decidiu reconstruir a cidade de Jericó, em cumprimento ao juramento que Josué fez, Hiel lançou suas bases pagando com a perda de Abirão, seu primogênito, e colocou suas portas à custa da vida de Segub, seu filho mais novo.
Josué 6:17. Nos ensina que Jeová não esquece os atos de lealdade que demonstramos ao seu povo, Ele protegeu Raabe e sua família, sabendo que protegeu os espias que faziam uma obra para ele, fará o mesmo por nós, se nós estão dispostos a proteger Quando seus servos os procuram com más intenções, ele também manterá em sua memória e nos protegerá mais tarde.
Josué 6:18. Lemos a ordem que Josué dá aos israelitas: eles devem ficar longe de tudo o que está reservado para a destruição. Pois bem, aproximar-se também faria com que eles também merecessem o mesmo fim, o mesmo se aplica a nós hoje, Jeová nos avisa sobre práticas, objetivos, que ele odeia, com certeza espera que nos afastemos dessas coisas, e que mostremos por elas a mesma aversão que sente por eles.
Josué 7:25. Mostra-nos que as nossas ações não afetam apenas a nós, mas também àqueles que nos rodeiam, no caso de Acã, a sua desobediência até tirou a vida dos seus filhos, dos seus animais, para que nos amem, e daqueles que amamos, causando-lhes dor por não parar para pensar é um ato de egoísmo.
Josué 7: 19-25. Aprendemos que, embora Acã finalmente tenha confessado o que fez, as consequências foram desastrosas, isso nos mostra que, mesmo que confessemos abertamente nossos pecados, teremos de enfrentar as consequências de nossos atos, Jeová nos aconselha e nos adverte a evitá-los. dores terríveis.
Josué 6: 11-15. Mostra-nos como os israelitas obedeceram à risca o que Jeová havia dito a Josué, circulando pela cidade, e o fizeram, embora do ponto de vista humano parecesse ilógico, e foi porque confiaram em Jeová, eles sabiam que a vitória viria dele, o mesmo acontecerá no futuro, nossa vitória dependerá de seguirmos as instruções e confiarmos plenamente que é Jeová quem nos acompanhará.
Josué 6:20. Isso indica que quando eles finalmente gritaram os muros de Jericó caíram, e referindo-se a isso Hebreus 11:30 diz que eles caíram pela fé, isso nos mostra o quão poderosa é a fé, quando confiamos que Jeová pode nos salvar porque ele prometeu, nós podemos ver Sua mão, e Jeová avisou que em breve seus inimigos nos atacarão, mas ele prometeu que responderá, então devemos ter fé, eles cairão como aquela enorme parede.
Josué 6: 5. As instruções dadas aos israelitas foram claras, embora um pouco estranhas para eles e para os habitantes de Jericó. No sétimo dia, circule 7 vezes e grite assim que ouvirem o som das buzinas. E assim aconteceu pela obediência às instruções, eles tiveram a vitória assegurada.
Seguir as instruções de Jeová e sua organização nos ajuda a saber que temos o apoio de Jeová e que nosso trabalho não é em vão. Precisamos aumentar nossos esforços para levar as boas novas e fazer com que todos ouçam o clamor de louvor a Jeová.
Josué 6:10. Era preciso coragem para que os israelitas marchassem em ordem teocrática ao redor daquela grande cidade. E que suprimem seu desejo de que a cidade de Jericó caia o mais rápido possível. Obediência e autocontrole foram parte fundamental desse ato.
Hoje muitos de nós desejamos que este sistema desapareça o mais rápido possível por causa da desgraça que é trazida ao Nome de Jeová e os danos que eles causam ao planeta e a devassidão que degrada a vida. No entanto, devemos esperar pacientemente até o momento que Jeová estabeleceu para acabar com o mal.
Josué 7:21. Alguns podem pensar que o roubo de Achan foi uma ofensa menor e não prejudicou ninguém. Eles também podem considerar triviais roubos e pequenas violações das leis bíblicas. No entanto, ele, sua família e toda a nação foram afetados quando alguns israelitas morreram.
Nós, entretanto, devemos ser como Josué em nossa resolução de resistir à pressão de cometer atos ilegais ou imorais. Embora pareça mínimo, a ação é ir contra as leis de Deus e o efeito seria perder a amizade com Jeová e afetar a espiritualidade de muitos.
Josué 6: 1. Jericó foi completamente fechada por causa dos israelitas já que ninguém saiu e ninguém entrou, sem dúvida a impressão deixada pelo fato de cruzar o rio Jordão no meio da época das cheias os fez perceber que os israelitas tinham o poder de Jeová. , houve ocasiões em que Jeová interveio em favor de seu povo hoje diante de seus inimigos e logo todos os que se opõem ao povo de Deus perceberão que seus servos têm o apoio de Jeová.
Josué 6:10, 20. É interessante ver que Josué demonstrou sua experiência como estrategista militar no campo de batalha aplicando guerra psicológica. Durante o curto cerco a Jericó, Josué ordenou que o povo não gritasse durante as voltas que fizessem. Cidade , os habitantes da cidade podem estar esperando para saber qual seria o movimento que os israelitas fariam, mas sem saber, eles começaram a ter medo e desespero, foi apenas até a última volta quando os israelitas gritaram e na mente daqueles quem habitar a cidade significava sua derrota iminente.
Josué 6:24. Após a conquista de Jericó a Bíblia diz que os israelitas queimaram completamente a cidade e tudo o que havia nela, sobre esses dados se pode ser comprovado pela arqueologia, por exemplo, um respeitável arqueólogo declarou que uma camada de cinzas de um metro de espessura cheia de pedaços de cerâmica objetos, fragmentos de tijolos de uma parede e madeira desabadas, e tudo enegrecido como se toda a cidade tivesse sido queimada, confirmando assim o relato bíblico e dando credibilidade à palavra de Deus.
Josué 7: 1. Acã foi um dos soldados que participou da derrota de Jericó, este homem ficou com parte do que estava reservado para destruição e com parte do despojo que pertencia a Jeová, a única ação desse homem trouxe muitas consequências como Por exemplo , muitos homens morreram em combate contra Ai, o exército israelita ficou paralisado de medo, Jeová ameaçou retirar sua presença do povo e sua própria vida estava em perigo por desobedecer a uma ordem divina, tudo isso fez com que Jeová ficasse muito zangado com os israelitas .
Josué 7: 6-11. Diante dos problemas que a nação estava passando, Josué como líder assumia a responsabilidade pelo que estava acontecendo com os israelitas, ele jogava poeira na cabeça para mostrar sua angústia, luto ou humilhação sendo submetido a muita pressão, mas era Jeová que interveio para fazê-lo perceber que a culpa era do povo que havia quebrado o convênio e não dele, com aquelas palavras Jeová estava tranquilizando seu representante e sem dúvida que o motivou a agir e buscar uma solução para o problema, é É bom saber que Jeová pode nos tranquilizar quando estamos sob pressão.
Josué 7:12. O que aconteceu com Acã é um claro exemplo das consequências pelas quais a impureza ou maldade de algumas pessoas resultou na contaminação de toda a nação e a conseqüente desaprovação de Jeová, a menos que essas pessoas fossem eliminadas, como podemos ver aqui, o pecado de Acã trazido desgraça para Israel até que fosse descoberto e punido, da mesma forma a influência daqueles cristãos que cometem pecados graves e que não se arrependem pode afetar negativamente toda a congregação.
Josué 7: 20-25. Alguns podem pensar que o roubo que Acã cometeu foi uma ofensa menor e não que prejudicou ninguém, então essas pessoas não dão muita importância quando se trata de obedecer e cumprir as leis bíblicas, por mais simples que sejam, Eles também podem considerar pequenos furtos e pequenas violações das leis bíblicas triviais. Em vez disso, devemos ser como Josué e permanecer firmes em nossa resolução de resistir à pressão de cometer atos ilegais ou imorais.
Comentários
Postar um comentário