Encontré Joyas Espirituais 2021, Semana 20-26 de setembro, Josué 3-5, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 20 a 26 de setembro de 2021, Josué 3-5.

Vamos Encontrar Pérolas Escondidas (10 min.)

Jos 5:14, 15, nota. Possivelmente, quem é o “líder do exército de Jeová”? (w04 12/1 9 par. 2).

Este príncipe ou chefe é provavelmente "O Verbo": Jesus Cristo em sua existência pré-humana, que está sempre pronto para defender o povo de Deus. Esse relato nos fortalece hoje porque nos dá a certeza de que o glorificado Jesus Cristo apóia o povo de Deus em sua batalha espiritual.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A nota diz Chefe, neste contexto vemos que o príncipe que vem fortalecer Josué quando ele inicia a conquista da terra prometida é provavelmente "a palavra": Jesus Cristo em sua existência pré-humana (Jo 1: 1; Daniel 10 : 13). Como somos fortalecidos pela certeza de que o glorificado Jesus Cristo apóia o povo de Deus em sua guerra espiritual!

O chefe do exército de anjos de Jeová foi possivelmente Jesus Cristo em sua existência pré-humana. Com isso podemos aprender que Jesus Cristo também apóia o povo de Deus em sua guerra espiritual.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

Josué 5: 1. Quando os amorreus e cananeus souberam das obras poderosas de Jeová em favor de Israel, eles se intimidaram e perderam toda a coragem de lutar contra as forças israelitas. No entanto, eles não se voltaram para Jeová nem buscaram seu favor. Isso me ensina: que a reação da ímpia sociedade humana é a mesma, muitos deles sabem que Jeová trará o dia do Juízo, mas caem em um estado de apatia espiritual a ponto de zombar das advertências divinas que colocam suas vidas em perigo. Enquanto houver tempo, nosso dever é continuar a buscar pessoas sinceras que se voltem e busquem o favor de Jeová.

Quando os amorreus do outro lado do Jordão souberam que os israelitas haviam cruzado milagrosamente aquele rio, a Bíblia menciona que eles "se encolheram e perderam toda a coragem", o fato de que os israelitas conseguiram cruzar o rio Jordão junto com as vitórias esmagadoras o fato de Israel já ter vencido pode explicar em parte por que os amorreus não atacaram o acampamento israelita quando seus homens foram circuncidados ou enquanto a Páscoa estava sendo celebrada porque o medo os dominava.

Josué 3:15 e 4:19. Esses dois versículos mencionam em que mês e atividade agrícola os israelitas estavam. Isso serve como uma orientação para localizar no tempo os eventos bíblicos daqueles dias. Isso me ensina: como é benéfico e útil saber sobre as estações e atividades agrícolas de Israel, porque nos ajuda a visualizar os eventos bíblicos e entender melhor a Palavra de Deus, resultando em nosso próprio crescimento espiritual. Além disso, se incluirmos esses tópicos em nosso estudo pessoal ou familiar, veremos que esses detalhes confirmam o quão precisa e confiável é a palavra de Deus, a Bíblia.

Josué 4: 4,7. O monumento de pedras que Josué ergueu serviu de lembrete aos israelitas de que Jeová não os havia abandonado, ele sempre cuidou deles e realizou atos de salvação para eles. Isso me ensina: e lembre-se de que a guerra de Deus no Armagedom será "um grande ato de salvação da parte de Jeová". Não podemos negar que a "grande tribulação" será aterrorizante e será acompanhada por adversidades. Mas os servos de Deus ficarão entusiasmados em ver como Jeová mais uma vez nos salva, cuida e protege. Só de pensar nisso devemos continuar a proclamar que: O dia de Jeová está se aproximando rapidamente!

Josué 5: 2,5. Por ordem de Jeová, os homens deveriam ser circuncidados. Essa instrução não parecia lógica ou oportuna, uma vez que eles não estariam em posição de lutar. A verdade é que os israelitas deviam obedecer e mostrar confiança na orientação de Jeová. Isso me ensina: que, quando não entendemos totalmente por que a organização está fazendo algumas mudanças, é bom pensarmos em como Jeová liderou seus servos no passado. Se entendermos o espírito que guia as instruções que a organização nos dá, seremos felizes em qualquer designação e acompanharemos o passo da carruagem de Jeová.

Josué 3: 1. Não apenas Josué e todos os israelitas tinham fé em Jeová, mas também a 'exercitaram', e é por isso que estavam dispostos a 'levantar-se de manhã cedo' do acampamento em Sitim para chegar ao Jordão. Isso me ensina: que a fé envolve muito mais do que apenas entender o propósito de Deus, ela nos motiva a agir, a fazer sua vontade. Vivemos no tempo do fim, por isso não é hora de ficarmos com sono, “de madrugada” para nos dedicarmos a encontrar as pessoas que estão “a suspirar e a chorar” e a dar-lhes o alívio espiritual tão necessário.

Josué 3: 5,16. Jeová demonstrou seu poder sobre a criação. "Ele fez coisas maravilhosas por Israel", ele abriu caminho através de uma barreira de água, o rio Jordão, para que todos pudessem passar com segurança. Isso me ensina: que Jeová tem controle total sobre as forças naturais. A humanidade precisa da ajuda divina porque a falta de controle do clima provoca chuvas, inundações, secas e tempestades cada vez mais violentas e extremas. Portanto, é encorajador saber que Jeová, o Criador e Criador de coisas maravilhosas, pode controlar as forças que desencadeiam desastres naturais.

Josué 4:12, 13. Homens da tribo de Ruben, Gab e Manassés foram fiéis à sua palavra e entraram em formação de batalha à frente dos outros israelitas. Isso me ensina: que a mesma disposição e fidelidade que nossos queridos irmãos mostram hoje. Em países onde há perseguição, eles preferem ir para a prisão ou, em alguns casos, até sacrificar a vida em vez de trair seus irmãos. Neste mundo cheio de ódio, os verdadeiros cristãos praticam o amor, portanto, estamos decididos a defender nossos irmãos e se for o caso até que morramos por eles.

Josué 3: 5. Josué disse ao povo que eles deveriam ser santificados, isso transmite a ideia de se purificar física, moral e espiritualmente, ou seja, tirar de si tudo o que poderia ser imundície diante de Deus, de certa forma nos santificamos, nos preparamos todos os dias, lutando para ser limpo no sentido moral, espiritual e físico.

Josué incentivou o povo a se santificar porque Jeová faria coisas maravilhosas por eles, e isso sem dúvida era verdade, pois Jeová por meio de seu poder conseguiu fazer com que o povo cruzasse um dos maiores rios da região e dias depois eles conseguiram derrotar uma cidade Sem entrar em combate, eram coisas realmente maravilhosas, nós também podemos esperar que Jeová faça coisas maravilhosas por nós e no futuro ele demonstrará todo o seu poder quando derrotar todos os seus inimigos no Armagedom, enquanto não moveremos um único dedo .

Josué 3: 6,7. Essas pedras serviriam de memória, de legado, os israelitas contariam a seus filhos sobre as coisas milagrosas e maravilhosas que viram Jeová fazer por eles. Isso nos ensina que devemos estar dispostos a compartilhar com quem quiser ouvir histórias de como Jeová nos ajudou em momentos específicos de nossa vida.

Josué 4: 6,7. Essas pedras serviriam de memória, de legado, os israelitas contariam a seus filhos sobre as coisas milagrosas e maravilhosas que viram Jeová fazer por eles. Isso nos ensina que devemos estar dispostos a compartilhar com quem quiser ouvir histórias de como Jeová nos ajudou em momentos específicos de nossa vida.

Jeová fez com que a memória desse milagre do Jordão fosse mantida, ordenando que 12 homens, representando as tribos de Israel, pegassem 12 pedras do leito do rio e as depositassem na margem oeste de Gilgal, essas pedras permaneceriam lá como uma memória ou monumento eterno para o nome de Jeová e seus atos poderosos, hoje, atos maravilhosos que Jeová realizou para preservar seu povo, apesar dos ataques vis de líderes políticos e religiosos, permanecem como um lembrete de que Jeová está com seu povo.

Josué 4: 9. Carregar a arca e as pedras nos ombros não foi uma tarefa fácil, exigia força mental, física e emocional, isso nos ensina que manter o precursor espiritual na congregação exigirá força, dependendo de Jeová veremos que nossa força sim não vem de nós, mas de Deus.

Josué 5:15. Tirar as sandálias indicava profundo respeito por Deus e pelo lugar onde ele estava, uma lição prática que aprendemos é a cuidar de nossas roupas ao adorar a Jeová, mesmo que o façamos a zoom, Jeová sabe como isso é importante para nós para adorá-lo.

Josué 5:10. Para os israelitas, celebrar a Páscoa foi algo muito importante, independentemente de estarem no deserto ou em qualquer outro lugar, este é um bom exemplo para nós, independentemente de estarmos em confinamento ou no salão do reino, na prisão temos celebrado Ceia do Senhor, quão felizes e gratos sentimos que nada nem ninguém nos impediu de continuar a obedecer a este mandamento bíblico.

Os israelitas celebrariam a Páscoa pela primeira vez na Terra Prometida e no dia seguinte, após 40 anos, eles finalmente começaram a comer os produtos da terra que iriam ocupar, começando com pães ázimos e grãos torrados, como resultado de que o maná que comia por tanto tempo parou de cair do céu, sem dúvida o maná era a provisão mais importante para os israelitas, pois evitava que morressem de fome e lhes garantia alimento em abundância, assim como Jeová nos fornece seu alimento espiritual para que permaneçamos fortes no sentido espiritual.

Josué 3:13. Quando estavam cruzando o rio Jordão, os sacerdotes que carregavam a arca de Jeová foram convidados a caminhar em direção ao rio e tocar as águas com os pés, pode ser que naquela época os sacerdotes estivessem com medo de se afogar, pois o Jordão transbordava durante todo dia da colheita, mas naquela época eles tinham que mostrar confiança de que Jeová pararia as águas como uma represa e foi exatamente o que aconteceu, por isso é importante mostrar confiança em Jeová quando passamos por situações que podem parecer impossíveis de nós.

Josué 3:15. Visto que o relatório dos espias enviados a Jericó era favorável, Josué decidiu agir rapidamente e não esperar até que as águas do Jordão baixassem, mas em vez disso confiou na bênção de Jeová e se atreveu a assumir a liderança no cumprimento de sua missão de conquistar a Terra Prometida, com no que diz respeito às obras relacionadas à adoração verdadeira, também devemos agir com coragem e não esperar que as circunstâncias pareçam mais adequadas e, acima de tudo, devemos confiar nas bênçãos de Jeová.

Josué 4:23, 24. A geração que entraria na Terra Prometida teve uma experiência semelhante à geração que deixou o Egito, assim como Jeová fez toda a nação atravessar o Mar Vermelho, Ele também fez com que toda a nação atravessasse o Mar Vermelho . Rio Jordão, isso certamente ajudaria a nova geração de israelitas a perceber o poder e o apoio de Jeová e também com essa demonstração de poder ele fez isso para que todos os povos da terra soubessem quão poderosa e forte é a mão de Jeová quando ele está do lado de seu povo.

Josué 5: 2, 7. Visto que uma nova geração de israelitas deveria entrar na Terra Prometida, os homens deveriam ser circuncidados antes de irem para a batalha contra Jericó, isso simbolizava remover de si mesmos qualquer coisa que pudesse impedir a devoção plena e sincero a Jeová, os cristãos deveriam também ser circuncidado espiritualmente, o que significa livrar-se de qualquer coisa no modo de pensar, afeições ou motivos que sejam desagradáveis ​​e impuros aos olhos de Jeová e que entorpecem nossos corações.

Comentários