TEXTO DIÁRIO, Quinta-feira de hoje, 26 de agosto de 2021, Aquele que se exalta será humilhado, mas aquele que age com humildade será exaltado (Mt 23:12).

TEXTO DIÁRIO, quinta-feira de hoje, 26 de agosto de 2021

Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021

Quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Aquele que se exalta será humilhado, mas aquele que age com humildade será exaltado (Mt 23:12).

Como devemos tratar irmãos e irmãs ungidos? É errado admirar muito alguém, mesmo que ungido, um irmão de Cristo (Mt 23: 8-11). Ao falar de presbíteros, a Bíblia diz: "Eles imitam sua fé", mas não diz que nos tornamos seguidores de algum ser humano (Hb 13: 7). É verdade que também diz que alguns cristãos são "dignos de dupla honra". Mas não é porque sejam ungidos, mas porque “conduzem bem a congregação” e “trabalham arduamente para falar e ensinar” (1 Timóteo 5:17). Se dermos muito louvor ou atenção aos ungidos, podemos deixá-los incomodados ou, pior ainda, fazer com que o fato de serem ungidos suba à sua cabeça (Rm 12: 3). E é verdade que não queremos contribuir para que um ungido cometa um erro tão grave? (Lucas 17: 2). w20,01 29 par. 8

O que está acontecendo com o número de participantes da Comemoração?

Anos atrás, o número de pessoas que participaram de pão e vinho na Comemoração continuou a diminuir. Mas, nos últimos anos, o número vem aumentando. Devemos nos preocupar com isso? Não. Vejamos vários fatores que nos ajudarão a entender o porquê.

Por que não devemos nos preocupar com o número daqueles que participam do pão e do vinho?

“Jeová conhece aqueles que pertencem a ele” (2 Timóteo 2:19). Jeová sabe quem é verdadeiramente ungido, mas os irmãos que durante a Comemoração contam os que comem o pão e bebem o vinho não sabem. Portanto, o número total inclui aqueles que acreditam que são ungidos, mas na realidade não são. Alguns que costumavam participar não o fazem mais. E outros acreditam que governarão com Cristo no céu devido a problemas emocionais ou mentais. Portanto, não sabemos exatamente quantos ungidos sobraram na Terra.

A Bíblia diz quantos ungidos permanecerão na terra quando a grande tribulação começar?

Haverá ungidos em muitas partes da terra quando Jesus vier para levá-los ao céu (Mt 24:31). É verdade que a Bíblia sugere que nos últimos dias ainda haverá um pequeno número de ungidos na terra (Ap 12:17). Mas não diz quantos sobrarão quando a grande tribulação começar.

O que Romanos 9:11, 16 nos ensina sobre a seleção dos ungidos?

Jeová é quem decide quando chama seu ungido (Rom. 8: 28-30). Jeová começou a escolher os ungidos depois da ressurreição de Jesus. Aparentemente, no primeiro século, todos os verdadeiros cristãos eram ungidos. Mas, nos séculos posteriores, a maioria dos que afirmavam ser cristãos, na verdade não o eram. Ainda assim, naquela época, Jeová ungiu os poucos cristãos verdadeiros que havia. Eles eram como o trigo que Jesus disse que cresceria entre o joio (Mt 13: 24-30). Nos últimos dias, Jeová continuou a escolher aqueles que estarão entre os 144.000. * Portanto, se Deus chama alguns ungidos pouco antes do fim, quem somos nós para questionar sua decisão? (Leia Romanos 9:11, 16.) * Não queremos reagir como os trabalhadores de quem Jesus falou em uma parábola,

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.

Comentários