TEXTO DIÁRIO, Quinta-feira de hoje, 19 de agosto de 2021, Assim como o ferro afia o ferro, o homem torna seu amigo melhor (Prov. 27:17).
TEXTO DIÁRIO, quinta-feira de hoje, 19 de agosto de 2021
Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021
Quinta-feira, 19 de agosto de 2021
Assim como o ferro afia o ferro, o homem torna seu amigo melhor (Pv 27:17).
Quando pregamos com nossos irmãos e observamos suas boas qualidades, aprendemos com eles e nossa amizade se torna cada vez mais próxima. Por exemplo, se entrarmos no ministério com um irmão e o ouvirmos defender sua fé ou falar com plena convicção de Jeová e de suas promessas, provavelmente sentiremos mais afeição por ele. Adeline é uma irmã de 23 anos que pediu a sua amiga Candice que fossem juntas a um território onde as pessoas raramente pregam. Adeline relata: “Queríamos nos sentir mais motivados e gostar mais de pregar. Nós dois precisávamos recarregar nossas baterias espirituais. " Como pregar juntos o beneficiou? Adeline respondeu: “No final do dia, conversamos sobre como nos sentimos, como éramos encorajados pelas conversas que tivemos com as pessoas e como vimos a orientação de Jeová. Nós dois adorávamos ter essas conversas profundas e passamos a nos conhecer ainda melhor. " w19.11 5 pars. 10, 11
O que pode acontecer quando pregamos com os irmãos?
Às vezes, quando pregamos com os irmãos, vemos não apenas seus pontos fortes, mas também suas fraquezas. O que pode nos ajudar neste caso? Voltemos ao exemplo de Jeremias. O que o ajudou a ver o que há de bom nos outros e a ignorar seus erros?
O que Jeremias aprendeu de Jeová, e como isso o ajudou?
Jeremias escreveu o livro que leva seu nome e provavelmente também os livros de 1 e 2 Reis. Sem dúvida, graças a essa designação, ele viu como Jeová é misericordioso para com seres humanos imperfeitos. Por exemplo, ele aprendeu que quando o Rei Acabe se arrependeu de seus erros, Jeová disse que não testemunharia a aniquilação de toda a sua família. - 1 Reis 21: 27-29. Ele também aprendeu que, embora Manassés ofendesse a Jeová muito mais do que Acabe, Jeová o perdoou quando ele se arrependeu. - 2 Reis 21:16, 17; 2 Crônicas 33: 10-13. Esses relatos devem ter ajudado Jeremias a imitar a paciência e misericórdia de Deus ao lidar com seus amigos (Sal. 103: 8, 9).
Como Jeremias imitou a paciência de Jeová quando Baruque estava distraído?
Considere o que Jeremias fez quando seu amigo Baruque se distraiu por um tempo do trabalho. Em vez de descartá-lo, Jeremias o ajudou por transmitir a mensagem franca, mas amorosa, de Jeová. - Jeremias 45: 1-5. Que lições aprendemos?
Como mostra Provérbios 17: 9, o que devemos fazer para manter uma amizade forte?
Realisticamente, não podemos esperar que nossos irmãos sejam perfeitos. Por isso, vamos nos esforçar para manter fortes as amizades que fazemos. Se um amigo cometer um erro, podemos precisar falar com franqueza, mas com amor, e aconselhá-lo com base na Bíblia (Salmos 141: 5). E se ele nos machuca, devemos perdoá-lo. Depois de perdoar, evite a tentação de trazer a ofensa à tona no futuro (leia Provérbios 17: 9). É da maior importância que, nestes tempos difíceis, nos concentremos nas virtudes de nossos irmãos e não nas suas deficiências. Desta forma, nossos laços de amizade serão fortalecidos. E é essencial que façamos isso porque precisaremos de bons amigos na grande tribulação.
Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário