TEXTO DIÁRIO, Quarta-feira de hoje, 1º de setembro de 2021, Meu Pai continua trabalhando até agora, e eu também continuo trabalhando (João 5:17).
TEXTO DIÁRIO, quarta-feira de hoje, 1º de setembro de 2021
Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021
Quarta-feira, 1 de setembro de 2021
Meu Pai continua trabalhando até agora e eu também continuo trabalhando (João 5:17).
Os exemplos de Jeová e Jesus indicam que não precisamos descansar? Claro que não. Jeová nunca se cansa, por isso não precisa descansar como nós. Mas a Bíblia diz que, depois de criar os céus e a terra, “ele parou de trabalhar e descansou” (Êxodo 31:17). Essas palavras aparentemente significam que ele parou de criar e que dedicou tempo para desfrutar o que havia feito. E, quanto a Jesus, embora tenha trabalhado muito quando estava na terra, ele também passou um tempo descansando e gostando de comer com seus amigos (Mt 14:13; Lc 7:34). A Bíblia diz que os servos de Deus devem ser trabalhadores, não preguiçosos (Pv 15:19). Podemos trabalhar para sustentar nossa família. E todos os cristãos têm a obrigação de pregar as boas novas. No entanto, também precisamos de descanso suficiente. w19,12 2 par. 2; 3 paras. Quatro cinco
Quem deu a Jesus um bom exemplo do que é trabalhar duro?
Certamente, enquanto José estava ensinando o ofício de carpinteiro a Jesus, seu filho adotivo, ele aproveitou a oportunidade para ensiná-lo como Deus vê o trabalho (Mt 13:55, 56). E Jesus deve ter visto José trabalhar duro dia após dia para sustentar sua grande família. Notavelmente, Jesus disse mais tarde aos seus discípulos: "O trabalhador merece o seu pagamento" (Lucas 10: 7). Então ele sabia o que era trabalhar duro.
Que textos mostram o que a Bíblia ensina sobre o trabalho árduo?
O apóstolo Paulo também sabia como era trabalhar duro. Dedicou-se sobretudo a dar testemunho do nome e da mensagem de Jesus. Mas ele também trabalhou para se sustentar. Os tessalonicenses sabiam que ele havia trabalhado “dia e noite, sem descanso e com muito esforço, para não ser um fardo financeiro” para ninguém (2 Tess. 3: 8; Atos 20:34, 35). Por essas palavras, talvez ele estivesse se referindo ao que fez em Corinto. Lá ficou com Áquila e Priscila e “trabalhou com eles”, pois “o trabalho deles era fazer tendas”. Só porque ele disse que trabalhava "dia e noite" não significa que não parou. Por exemplo, ele aproveitava os sábados para pregar aos judeus, que também não trabalhavam naquele dia (Atos 13: 14-16, 42-44; 16:13; 18: 1-4).
O que podemos aprender com o exemplo de Paulo?
O apóstolo Paulo deu um bom exemplo. Embora tivesse que trabalhar, ele se certificou de participar regularmente “da santa obra das boas novas de Deus” (Rom. 15:16; 2 Cor. 11:23). Ele encorajou outros a fazerem o mesmo que ele. Conseqüentemente, Áquila e Priscila foram seus "colaboradores em Cristo Jesus" (Rom. 12:11; 16: 3). Paulo aconselhou os coríntios a "estarem muito ocupados na obra do Senhor" (1 Coríntios 15:58; 2 Coríntios 9: 8). E ele escreveu por inspiração: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma” (2 Tes. 3:10).
O que Jesus quis dizer com as palavras de João 14:12?
A obra mais importante nestes últimos dias é pregar e fazer discípulos. Jesus predisse que seus seguidores fariam obras maiores do que as dele (leia João 14:12). Ele não queria dizer que fariam milagres, assim como ele, mas que pregariam e ensinariam em um território maior, para mais pessoas e por mais tempo do que ele.
Que perguntas devemos nos fazer e por quê?
Se temos um emprego, perguntamo-nos: “Sou conhecido como um bom trabalhador? Eu termino meu trabalho no prazo e faço o meu melhor? Se nossa resposta for sim, é provável que nosso chefe confie em nós e que nossos colegas estejam mais dispostos a ouvir a mensagem de boas novas. Por outro lado, em relação ao nosso trabalho de pregar e fazer discípulos, perguntemo-nos: “Sou conhecido como alguém que trabalha muito no ministério? Eu me preparo bem para as visitas iniciais? Eu volto para visitar pessoas que mostram interesse imediatamente? E participo regularmente nas várias facetas do ministério? Se respondermos sim, é provável que gostemos de nosso trabalho.
Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário