TEXTO DIÁRIO, Hoje é segunda-feira, 23 de agosto de 2021, Vai à sua frente no caminho para a Galiléia; lá eles verão (Mt 28: 7).
TEXTO DIÁRIO, Segunda-feira de hoje, 23 de agosto de 2021
Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021
Segunda-feira, 23 de agosto de 2021
Ele está indo à sua frente no caminho para a Galiléia; lá eles verão (Mt 28: 7).
A maioria dos discípulos de Jesus eram galileus. Portanto, um bom lugar para reunir um grande grupo de pessoas seria uma montanha na Galiléia, e não uma casa particular em Jerusalém. Além disso, Jesus já havia encontrado os 11 apóstolos em uma casa em Jerusalém depois de ressuscitar. Se sua intenção fosse dar o mandato de pregar e fazer discípulos apenas para os apóstolos, ele poderia ter feito isso em Jerusalém, em vez de pedir a eles, às mulheres e a outros discípulos que se juntassem a ele na Galiléia (Lucas 24:33, 36) . Jesus não deu a ordem de fazer discípulos apenas aos onze apóstolos fiéis. Como nós sabemos? A última coisa que Jesus disse aos seus seguidores foi: “Estarei convosco todos os dias até a conclusão do sistema” (Mt 28:19, 20). Hoje, a formação de discípulos está em pleno andamento, como mostra o seguinte fato surpreendente. Todos os anos, quase 300.000 novos discípulos de Jesus são batizados como Testemunhas de Jeová. w20.01 2 par. 1; 3 paras. 5, 6
Por que pode ser difícil para nós alcançar o coração do aluno?
Jeová deseja que as pessoas o sirvam por amor. Portanto, nossa meta é ajudar os alunos a compreender que Jeová se importa com eles pessoalmente e os ama muito. Queremos que vejam Jeová como “Pai dos órfãos e protetor das viúvas” (Sal. 68: 5). Quando os alunos passam a apreciar o amor de Deus por eles, podem ficar comovidos e seu amor por ele se aprofundar. No entanto, há alunos que acham difícil ver a Jeová como um Pai amoroso, visto que seu próprio pai nunca demonstrou afeto por eles. - 2 Tim. 3: 1, 3. Portanto, vamos destacar as belas qualidades de Deus nas aulas bíblicas. Vamos ajudar os alunos a compreender que nosso amoroso Deus deseja que eles tenham vida eterna e que está disposto a ajudá-los a alcançá-la. O que mais podemos fazer?
Que publicações devemos usar para dar cursos bíblicos, e por que são especificamente?
Vamos usar os livros O que a Bíblia nos ensina? e continue no amor de Deus. Essas publicações foram preparadas especialmente para ajudar-nos a tocar o coração dos alunos. Por exemplo, o Capítulo 1 do livro Ensina-nos responde a estas perguntas: Deus se preocupa conosco ou é um Deus cruel? Como Deus se sente ao nos ver sofrer? E você pode ser amigo de Jeová? O livro Prossiga ajudará o aluno a compreender que seguir os princípios da Bíblia os capacita a ter uma vida melhor e a ter uma amizade mais achegada com Jeová. Embora já tenhamos ensinado outros cursos bíblicos com essas publicações, devemos nos preparar bem para cada aula, tendo em mente as necessidades específicas de cada aluno.
Mas vamos imaginar que o aluno esteja interessado em um assunto que é discutido em uma publicação que não faz parte do kit didático. Nesse caso, podemos dizer-lhe para ler a publicação por conta própria e continuar a ensiná-lo com um dos livros já mencionados.
Quando devemos começar a orar com o aluno e como podemos abordar o tema da oração?
Vamos começar cada aula com uma oração. Como regra geral, quando é melhor começar a orar no início e no final das aulas bíblicas? O mais rápido possível, geralmente nas semanas após o estabelecimento do curso bíblico. Devemos ajudar o aluno a perceber que só podemos entender a Palavra de Deus com a ajuda do espírito santo. Alguns professores da Bíblia levantam o assunto da oração lendo Tiago 1: 5, que diz: "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a constantemente a Deus". Em seguida, eles perguntam ao aluno: "Como podemos pedir sabedoria a Deus?" É provável que ele mesmo responda com uma oração.
Como usaríamos o Salmo 139: 2-4 para ajudar o aluno a melhorar a qualidade de suas orações?
Vamos ensinar o aluno a orar. Asseguramos a você que Jeová deseja ouvir suas orações sinceras. Vamos explicar que podemos abrir nosso coração para ele para lhe dizer como nos sentimos e para falar sobre coisas que talvez não falemos com mais ninguém. Afinal, Jeová já conhece nossos pensamentos mais íntimos. - Leia Salmo 139: 2-4. Também podemos incentivar o aluno a pedir a ajuda de Deus para mudar de ideia e superar hábitos impróprios. Por exemplo, suponha que alguém que está estudando a Bíblia por algum tempo goste de um certo feriado de origem pagã. Você sabe que é errado, mas a verdade é que você adora alguns de seus recursos. Vamos incentivá-lo a dizer a Jeová o que exatamente ele está sentindo e a implorar que o ajude a amar apenas o que ama. - Salmo 97:10.
Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário