NOSSA VIDA CRISTÃ 2021, Semana de 23 a 29 de agosto, “Ser bravo não é tão difícil”, Vídeo, Não sejamos covardes, mas sim como os bravos, Análise e Respostas.
NOSSA VIDA CRISTÃ, 23-29 de agosto de 2021, “Ser bravo não é tão difícil”, Vídeo, Não sejamos covardes, mas sim como os bravos, Análise e Respostas.
“Ser corajoso não é assim tão difícil” (15 min.): Análise com o público. Reproduza o vídeo Não sejamos covardes, mas bravos.
Em que situações os jovens precisam de coragem?
Os jovens cristãos enfrentam situações muito difíceis, pois enfrentam problemas devido à pressão dos colegas, ideias humanas e oposição dos colegas na escola, porque para levar uma vida altruísta você precisa ser corajoso.
ADICIONAL
No vídeo observamos o caso de um irmão chamado Tony, ele pensava que seus amigos depois da festa que haviam assistido iriam voltar para casa, mas eles tinham a intenção de ir para outra festa e isso não parecia certo para ele, já que ele queria sair e pregar e tinha planos de começar um novo Curso Bíblico e precisava de tempo para se preparar, mas eles não gostaram da ideia. Aí começaram a pressioná-lo e a dizer “E se você vai e não tem ninguém, pra que perder tempo se preparando”, passaram a dizer 'Esqueça, não vá'. E o que o ajudou foi o exemplo do Caleb onde ele teve a coragem de ser diferente, ele disse que Jeová está conosco e isso o ajudou a lembrar que Jeová também estava com ele, ele disse que o plano parecia muito bom.
Também foi citado o caso de uma jovem irmã chamada Tomiko, pois ela menciona que tudo ia bem até que a professora começou a falar sobre evolução, pois sua professora dizia que a grande variedade de seres vivos na terra é produto do processo. , todos os seres vivos incluindo nós descendem de um ancestral comum, a maioria da classe concordou com ele, mas as outras testemunhas não disseram nada, ela queria defender a verdade mas estava com muito medo, então ela se lembrou do que aprendeu na Bíblia sobre Jael, ela provavelmente também ficou com medo quando se viu na frente de um homem tão terrível como Sísera, mas ela usou todos os meios que tinha para defender a Jeová e ele a abençoou. Então ela pensou sobre os meios que ela tinha e ela tinha boas razões para acreditar que Deus projetou todas as coisas vivas.
Além disso, no vídeo observamos o exemplo de um jovem irmão que apesar de seus colegas o terem ameaçado porque pensavam que seus pais o forçavam a pregar e queriam que ele parasse de pregar, ele teve a coragem de esclarecer que ninguém estava forçando ele e que as Testemunhas de Jeová amam as pessoas e é por isso que lhes falamos sobre as promessas da Bíblia. Um deles não gostou do que disse e o ameaçou, mas mesmo assim o irmão se sente bem.
E outra coisa que podemos mencionar é que o irmão estava tendo conversas muito boas na pregação pública, mas então eles viram aqueles meninos da escola e seu parceiro de pregação lhe disse que deveriam ir embora para não ter problemas, mas ele decidiu fica mesmo que ele Suas mãos suassem, porque eu sabia que teria que enfrentá-las, justamente naquele momento foi lembrado o exemplo de Jeremías que ele havia revisado em seu estudo pessoal, pois quando seus inimigos o ameaçavam, ele respondia com coragem aqui estou na sua mão ele permaneceu firme, ele também quis se manter firme. Disseram-lhe que o haviam avisado para parar de pregar, mas eu respondi que ele não iria se mudar de lá.
Que histórias bíblicas podem nos ajudar a ser corajosos?
O exemplo de Caleb, que encontramos no registro bíblico de Números 14: 9, pode nos ajudar a ter coragem para ser diferentes. Os outros espias queriam se rebelar contra Jeová, mas Caleb disse: “Jeová está conosco” e isso pode nos ajudar a lembrar que Jeová também estará conosco quando quiserem nos forçar a fazer o que não é certo, devemos confiar que Jeová está do nosso lado se estivermos dispostos a obedecer ao que Ele nos ordena.
ADICIONAL
No texto de Juízes 4:21, 22; e no capítulo 5: 24-27 vemos que Jael provavelmente também ficou com medo quando se viu na frente de um homem tão terrível como Sísera, mas ela usou todos os meios que tinha para defender a Jeová e Ele a abençoou. Esse exemplo nos ensina que devemos usar todos os meios que Jeová nos permite por meio da Bíblia para defender nossa crença perante pessoas que podem instilar medo em nós.
No texto de Jeremias 26:14, o profeta Jeremias, ao ser ameaçado por seus inimigos, manteve-se firme e respondeu corajosamente: “E quanto a mim, aqui estou nas tuas mãos.” Ele se mostrou corajoso apesar de estar nas mãos deles inimigos, esse exemplo nos ensina que, mesmo que as pessoas queiram nos obrigar a parar de fazer a vontade de Deus, não devemos ter medo, pois seu trabalho sempre será bem-sucedido, porque devemos ter plena certeza de que aconteça o que acontecer. quem se opõe é contra, Jeová cumprirá seu propósito, se pensarmos assim, podemos ser corajosos quando temos de defender a soberania de Jeová.
Quando somos corajosos, como nós e aqueles que nos observam nos beneficiamos?
Nós nos beneficiamos, pois teremos a grande satisfação de ter estado ao lado da verdade e estaremos ganhando a bênção de Jeová, também se outro irmão estiver nos observando, isso servirá de incentivo para que também sejam corajosos e não testemunhas Aqueles que não são observados também podem ser atraídos para ouvir a mensagem do Reino.
Comentários
Postar um comentário