Estudo de Livro de Congregação, Semana de 30 de agosto - 5 de setembro de 2021, Capítulo 13, Parágrafos 1-6, Análise de Vídeo e Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 30 de agosto a 5 de setembro de 2021, Capítulo 13, Parágrafos 1-6, Análise de Vídeo e Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 13 par. 1-6 e vídeo.
"Descreva o templo para a casa de Israel"
IDEIA PRINCIPAL: O significado do glorioso templo que Ezequiel viu
ANÁLISE DO VÍDEO E RESPOSTAS AOS PARÁGRAFOS
As profecias bíblicas fortalecem nossa fé, mas às vezes pode ser difícil para nós entendê-las bem.É verdade que entender as profecias requer humildade, dedicação e espírito santo, mas o esforço vale a pena.
Vamos pensar, por exemplo, na visão em que Ezequiel viu um templo em um monte muito alto, vamos ler juntos as instruções que Jeová deu ao profeta em Ezequiel 43:10: “Filho do homem, descreva o templo para a casa de Israel assim que se envergonhem dos seus erros e que estudem o seu plano ».
O título do capítulo 13 descreve o templo da casa de Israel, é tirado deste versículo. Neste capítulo, você encontrará um esclarecimento desta profecia quando a estudei, pergunte-se o seguinte: Com que abordagem mais simples estamos abordando esta análise do templo de Ezequiel? Por que não dizemos mais que Ezequiel viu o grande templo espiritual de qual o apóstolo Paulo irei falar mais tarde? Para Ezequiel e os outros judeus no exílio, qual foi a mensagem principal da visão do templo?
Parei para refletir sobre essa visão profética. Ao fazer isso, pergunte-se: O que isso me ensina sobre a personalidade de Jeová? À medida que meditarmos nessa visão, veremos mais claramente a importância de dar a Jeová adoração pura e exclusiva.
1-3. a) Por que a visão do imponente recinto do templo deve ter consolado Ezequiel? (Veja o desenho no início).
Deve tê-lo consolado porque ver o templo reconstruído e voltar para sua terra era algo que ele queria, pois já estava no exílio há 50 anos, e dada a sua idade avançada certamente pensou com tristeza que não voltaria, então o fato que Jeová o levará de volta à sua terra e lhe mostrará em detalhes o recinto do templo, sem dúvida o quão cheio de esperança.
1-3. b) O que vamos analisar neste capítulo?
Analisaremos o que devemos levar em consideração ao estudar e compreender esta visão. Mais tarde veremos se o templo de Ezequiel era o grande templo espiritual do qual o apóstolo Paulo falou em profundidade séculos depois. E, finalmente, explicaremos o que essa visão significava para os judeus que estavam no exílio com Ezequiel.
Uma abordagem diferente
4. Com relação ao templo da visão, como foi explicado no passado? E como devemos abordar a visão agora?
Antes de entendermos que este templo de Ezequiel era o mesmo templo espiritual de que Paulo falava em sua carta aos Hebreus, por isso nossas publicações falavam de tipos e anti tipos, porém um estudo mais profundo, acompanhado de oração e meditação, deixou claro que esta visão deve ser abordada de um ponto de vista mais simples.
5, 6. a) Por que dizemos que o apóstolo Paulo era humilde ao falar sobre o tabernáculo? b) O que Paulo disse sobre alguns objetos no tabernáculo? c) Como podemos analisar a visão do templo de Ezequiel?
Por não dizer coisas que o espírito não indicava, sua humildade o fez reconhecer o que deveria dizer e o que não deveria. Portanto, ele não deu um significado profético ou simbólico a cada detalhe do templo de Ezequiel.
5, 6. b) O que Paulo disse sobre alguns objetos no tabernáculo?
Paulo apenas mencionou objetos como o incensário de ouro, a tampa da Arca e o jarro de ouro contendo o maná, sem dar a eles um significado profético, e disse que não era hora de discutir essas coisas em detalhes.
5, 6. c) Como podemos analisar a visão de Ezequiel do templo?
Assim como o apóstolo estava disposto a esperar em Jeová, podemos analisar a visão de Ezequiel de maneira semelhante. De maneira simples, sem dar uma explicação profética a cada detalhe, e esperando humildemente que Jeová esclareça o assunto, se necessário.
Comentários
Postar um comentário