Estudo de Livro de Congregação, Semana de 30 de agosto - 5 de setembro de 2021, Capítulo 13, Parágrafos 1-6, Respostas Sublinhadas.

Estudo de Livro de Congregação, 30 de agosto a 5 de setembro de 2021, Capítulo 13, Parágrafos 1-6, Respostas Sublinhadas.

Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 13 par. 1-6 e vídeo.

1-3. a) Por que a visão do imponente recinto do templo deve ter consolado Ezequiel? (Veja o desenho no início). b) O que vamos analisar neste capítulo?

IMAGINE Ezequiel com 50 anos. Ele passou metade de sua vida no exílio. O templo em Jerusalém está em ruínas há muitos anos. Se Ezequiel algum dia nutriu a esperança de ser sacerdote ali, seus sonhos foram arruinados, assim como o templo. Ainda faltam cinquenta e seis anos para o exílio, por isso é improvável que ele viva para ver o retorno do povo de Jeová à sua terra, muito menos para ver o templo reconstruído. - Jr 25:11. Talvez você tenha ficado um pouco triste pensando sobre tudo isso.

Mas Jeová, que é tão bom, aproveita justamente aquele momento para mostrar a Ezequiel uma visão cheia de detalhes, uma visão que sem dúvida confortará este homem fiel e lhe dará esperança. Por meio dessa visão, Jeová o leva de volta à sua terra e o coloca em uma montanha muito alta. Neste lugar alto, o profeta encontra "um homem que se parece com cobre". Este homem, que na verdade é um anjo, o leva consigo e o leva para um passeio por todo o imponente recinto do templo (leia Ezequiel 40: 1-4). O que você vê parece tão real! Além de fortalecer a fé de Ezequiel, essa experiência deve tê-lo impressionado e até mesmo confundido um pouco. Embora o templo que ele está olhando tenha muitas características que lhe são familiares, é bem diferente daquele que ele conhece, o de Jerusalém.

Essa visão fascinante é encontrada nos últimos nove capítulos do livro de Ezequiel. Vamos agora analisar o que devemos levar em consideração ao estudar e compreender esta visão. Mais tarde veremos se o templo de Ezequiel era o grande templo espiritual do qual o apóstolo Paulo falou em profundidade séculos depois. E, finalmente, explicaremos o que essa visão significava para os judeus que estavam no exílio com Ezequiel.

Uma abordagem diferente

4. Com relação ao templo da visão, como foi explicado no passado? E como devemos abordar a visão agora?

Há muito tempo, nossas publicações afirmavam que o templo da visão de Ezequiel era o mesmo que o grande templo espiritual, aquele que o apóstolo Paulo descreveu por inspiração em sua carta aos hebreus. * Vendo dessa forma, parecia lógico estabelecer o que chamamos de tipos e antítipos. Portanto, tomando as explicações de Paulo sobre o tabernáculo como ponto de partida, demos um significado simbólico a muitas das características do templo que Ezequiel viu. No entanto, um estudo mais aprofundado do assunto, acompanhado de oração e meditação, parece indicar que para explicar a visão do templo de Ezequiel é necessário abordá-la de um ponto de vista mais simples.

5, 6. a) Por que dizemos que o apóstolo Paulo era humilde ao falar sobre o tabernáculo? b) O que Paulo disse sobre alguns objetos no tabernáculo? c) Como podemos analisar a visão do templo de Ezequiel?

Portanto, parece mais sensato não atribuir um significado profético ou simbólico a cada detalhe da visão de Ezequiel. Porque? Vejamos um exemplo interessante. Quando Paulo falou sobre o tabernáculo e o templo espiritual, ele mencionou itens como o incensário de ouro, a tampa da Arca e o jarro de ouro contendo o maná. Mas ele deu a eles algum significado profético? Parece que o espírito santo não o incitou a fazer isso, ao contrário, Paulo escreveu: "Agora não é o momento de discutir estas coisas em detalhes" (Hb 9: 4, 5). O apóstolo estava disposto a esperar e aceitar humildemente a orientação de Jeová por meio de seu espírito santo (Heb. 9: 8).

Podemos analisar a visão de Ezequiel de maneira semelhante. Essa visão também é cheia de detalhes. Portanto, parece mais apropriado esperar humildemente que Jeová esclareça o assunto, se necessário. - Leia Miquéias 7: 7. Isso significa que o espírito de Jeová não lançou mais luz sobre essa visão? Claro que não.

Comentários