Estudo de Livro de Congregação, Semana de 23-29 de agosto de 2021, Capítulo 12, Parágrafos 15-21, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, Semana de 23-29 de agosto de 2021, Capítulo 12, Parágrafos 15-21, Respostas.

Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 12 paras. 15-21.

"Eles serão meu povo"

15. Como as palavras proféticas de Ezequiel 37:26, 27 estão sendo cumpridas hoje?

Hoje, os ungidos e a grande multidão formam uma única nação que constitui o “povo de Jeová”, que tem proteção sob a tenda de Deus.

RESPOSTA OPCIONAL

Podemos entender que esta profecia de Ezequiel 37: 26,27, é o que está acontecendo. Hoje muitas pessoas se sentem compelidas a dar a Adoração Pura a Deus em companhia do Ungido, e de acordo com a nota estas palavras nos lembram o que o Apóstolo João profetizou 700 anos atrás depois de Ezequiel, porque referindo-se a uma grande multidão o Apóstolo João disse que “Ele quem se assenta no trono estenderá a sua tenda sobre eles ”, o que indica que hoje o Ungido e a grande multidão constituem uma só nação, ou seja, constituem“ o povo de Deus ”e gozam da protecção sob a tua tenda.


16. O que Zacarias predisse sobre a união do Israel espiritual e dos cristãos com a esperança terrena?

Este grupo hoje representa os judeus espirituais ungidos remanescentes, os "10 homens" representam aqueles que têm esperança terrena. Eles seguram firmemente os ungidos e vão com eles. As expressões "vai aguentar firme" e "vai com você" destacam a união completa dos dois grupos.

RESPOSTA OPCIONAL

A respeito da união do Israel espiritual e cristãos esperançosos na Terra, Zacarias profetizou que homens de todas as línguas e nações se agarrariam firmemente à túnica de um judeu e diriam: “Queremos ir com você porque ouvimos que Deus está com você . ”, E analisando esta expressão“ Um único judeu ”podemos ver que não se refere a um único indivíduo, mas a um grupo de pessoas, visto que este mesmo texto esclarece essa ideia ao utilizar o plural“ Tu ”. E esta profecia significa que o Judeu é representado pelo grupo do resto dos Ungidos ou "Os Judeus Espirituais" e os 10 Homens representam o grupo daqueles que têm esperança terrena e eles se agarram firmemente aos Ungidos e vão com eles ,pois as expressões "Aguente firme" e "Vá com você" enfatizam a união completa desses dois grupos.

17. Que palavras de Jesus refletem a unidade que temos hoje?

As palavras que Jesus disse registradas em João 10:16, possivelmente aludiam à profecia de unificação de Ezequiel, visto que ao referir-se a si mesmo como o pastor de dois grupos que são suas ovelhas, ele estava se referindo aos "ungidos" e "As outras ovelhas" , visto que estes dois grupos estão sob sua responsabilidade e responsabilidade, que formam "Um rebanho". A explicação de Jesus e as palavras dos profetas do passado mostram de forma esplêndida a extraordinária unidade que todos os seus servos desfrutam hoje, porque não importa o que nossa esperança, ao contrário da religião falsa, que foi dividida em inúmeros grupos, vivemos um verdadeiro milagre : isso é "Unidade".

ILUSTRAÇÃO



Uma congregação do povo de Deus, na qual há um irmão ungido, está ouvindo um comentário feito por uma garota durante a reunião. Hoje, os ungidos e as “outras ovelhas” adoram a Jeová juntos como “um só rebanho”. (Ver parágrafo 17)

"Meu santuário" estará "para sempre no meio deles"

18. De acordo com Ezequiel 37:28, por que é muito importante para o povo de Deus não fazer “parte do mundo”?

O povo de Jeová está unido porque seu santuário, sua adoração pura, está "no meio deles". E seu santuário permanecerá entre eles se permanecerem "santificados", isto é, separados do mundo de Satanás.

RESPOSTA OPCIONAL

O texto de Ezequiel 37:28 nos faz ver que é muito importante para o povo de Deus não fazer parte deste mundo, pois esta profecia destaca algo muito interessante, pois garante que nossa unidade nunca será rompida, pois o texto menciona que seu santuário ou sua Pura Adoração estarão para sempre no meio deles e que Jeová santifique seu povo, ou seja, ele os separa do mundo de satanás. E lembremo-nos que Jesus sempre destacou aos seus discípulos a importância de não fazer parte do mundo, e notemos que relacionou estas duas ideias: "que sejam um" e que "não façam parte do mundo", que significa que se "Não" fizermos parte do mundo, seremos santificados ou separados do mundo que governa Satanás.

19. a) Como podemos imitar a Deus? 

Em Levítico 11:45 ele nos dá a resposta, pois ali diz que Jeová é Santo, ou seja, ele está mencionando que Jeová é totalmente puro e justo, por isso ordenou que o antigo Israel permanecesse santo e nós imitamos a Deus obedecendo ao mandamento para nos mantermos santos, puros e retos em todos os aspectos de nossa vida. 

COMENTÁRIO ADICIONAL

E algo interessante que o parágrafo menciona é que, ao se referir aos seres humanos, Ser santo transmite a ideia de se manter separado do impuro. A palavra hebraica para "santo" vem de um termo que significa "separado". Portanto, o que é sagrado se afastou do uso comum e é considerado sagrado, especialmente por causa de sua condição limpa e pura.

19. b) Que importante verdade sobre a união Jesus destacou na noite antes de morrer?

Jesus enfatizou que seus discípulos sempre estariam unidos se se mantivessem separados deste mundo que promove a divisão.

COMENTÁRIO ADICIONAL

De acordo com a Torre de Vigia. Anunciando o Reino de Jeová (linguagem clara) 2014, Permanecer Juntos: Significa amar nossos irmãos, sejam eles jovens ou velhos. Quando ficamos juntos, seguimos as instruções de Jeová a seu povo e evitamos nos separar de nossos irmãos. Procuramos formas de os encorajar e quando enfrentam situações difíceis estamos aqui para os ajudar

"Eu te peço [...] para protegê-los do Maligno"

20, 21. (a) O que fortalece nossa confiança na proteção de Jeová? 

O que aumenta nossa confiança é ver a união maravilhosa entre as Testemunhas de Jeová em todo o mundo. Além disso, quando vemos que Satanás não foi capaz de destruir a unidade do povo de Deus, isso fortalece nossa confiança de que Jeová está dirigindo sua obra e de que temos sua proteção.

COMENTÁRIO ADICIONAL

A Torre de Vigia. Anunciar o Reino de Jeová em 2001 com o título “Fortaleça nossa confiança em Jeová”, também mostra que Jeová é um Deus verdadeiro, o que significa que ele sempre cumpre suas promessas. Na verdade, ele diz que "não pode mentir". Visto que Jeová reiterou várias vezes que está disposto a proteger e salvar seus servos, podemos estar absolutamente convencidos de que ele não apenas pode, mas deseja cumprir suas promessas.

20, 21. b) O que se espera que cada um de nós faça?

Esforçar-nos pessoalmente para manter nossa preciosa unidade e nos empenhar em dar adoração pura a Jeová em seu templo espiritual.

COMENTÁRIO ADICIONAL

E procurando informações adicionais, o Estudo de A Sentinela de março de 2016 com o título: »Vamos Trabalhar Juntos em Unidade», nos incentiva a respeitar e obedecer àqueles que Jesus designou para liderá-la: os presbíteros. Isso nem sempre é fácil, mas podemos pedir a orientação de Jeová com confiança. Seu espírito santo nos ajudará a apoiar com entusiasmo as decisões tomadas na congregação. Portanto, se alguma vez tivermos dificuldade em obedecer às instruções que recebemos, lembremo-nos de que nossa humildade contribuirá para a unidade da congregação e para o crescimento de nosso afeto por nossos irmãos.

ADORAÇÃO PURA E VOCÊ

Que verdade importante sobre a adoração pura a profecia de dois naipes destaca? (Ezequiel 37:19).

Antes de responder a essa pergunta, devemos lembrar que esta profecia serve para ilustrar como dois grupos se uniriam. E, acima de tudo, temos que destacar algo muito importante, que essa união é obra do nosso criador Jeová. De forma simples, a verdade importante que essa profecia destaca é que Jeová é quem fará de seus servos "um".

Como sabemos que esta profecia de unificação teria seu maior cumprimento após 1914? (Ezequiel 37:24).

Em Ezequiel 37:24, vemos que Jeová revelou ao seu povo naquela época que a profecia da unificação seria totalmente cumprida, é claro, depois que seu “servo Davi” se referiu a Jesus que se tornou Rei, e esse evento foi cumprido em 1914.

ADICIONAL

Naquela época, a maioria dos que formavam aquele grupo unido esperava se tornar reis e sacerdotes no céu e de forma simbólica, esses cristãos ungidos eram como a vara "por Judá", pois esta nação incluía reis da família de Davi e sacerdotes da tribo de Levi. Mas, com o passar dos anos, esses judeus espirituais foram unidos por mais e mais cristãos com esperança terrena. Estes se tornaram como "a vara de Efraim", uma nação que não incluía reis da família de Davi, nem sacerdotes da tribo de Levi. Então, esses dois grupos juntos formam o povo de Deus e servem a Jeová juntos, sob a liderança de um Rei, Jesus Cristo.

O que você pode fazer pessoalmente para manter nossa valiosa unidade? (1 Ped. 1:14, 15).

Pessoalmente, para manter nossa valiosa unidade, estou disposto a imitar a Deus, visto que em Levítico 11:45 diz que Jeová é Santo, em outras palavras, ele está mencionando que Jeová é totalmente puro e justo, por isso ordenou que o antigo Israel os guardasse santos e imitamos a Deus obedecendo ao mandamento de nos mantermos santos, puros e retos em todos os aspectos de nossas vidas. 

ADICIONAL

E algo interessante que o parágrafo menciona é que, ao se referir aos seres humanos, Ser santo transmite a ideia de se manter separado do impuro. A palavra hebraica para "santo" vem de um termo que significa "separado". Portanto, o que é sagrado se afastou do uso comum e é considerado sagrado, especialmente por causa de sua condição limpa e pura.

Comentários