Estudo de Livro de Congregação, Semana de 23-29 de agosto de 2021, Capítulo 12, Parágrafos 15-21, Respostas Sublinhadas.

Estudo de Livro de Congregação, 23-29 de agosto de 2021, Capítulo 12, Parágrafos 15-21, Respostas Sublinhadas.

Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 12 paras. 15-21.

"Eles serão meu povo"

15. Como as palavras proféticas de Ezequiel 37:26, 27 estão sendo cumpridas hoje?

A profecia de Ezequiel sugere que muitas pessoas se sentiriam compelidas a dar adoração pura a Deus junto com os ungidos. Jeová disse a respeito de seu povo: “Eu os farei muitos” e “Minha tenda estará com eles” (Ezequiel 37:26, 27; nota de rodapé). Essas palavras nos lembram o que o apóstolo João profetizou cerca de setecentos anos depois da época de Ezequiel. Referindo-se a "uma grande multidão", João escreveu: "Aquele que está assentado no trono armará sobre eles a sua tenda" (Apocalipse 7: 9, 15). Hoje, os ungidos e a grande multidão formam uma nação - o povo de Jeová, que tem proteção sob a tenda de Deus.

16. O que Zacarias predisse sobre a união do Israel espiritual e dos cristãos com a esperança terrena?

Zacarias também previu a união de judeus e cristãos espirituais com esperança terrena. Falando de “10 homens de todas as línguas das nações”, ele disse: “Eles se agarrarão firmemente à túnica de um judeu e dirão: 'Queremos ir com você, porque ouvimos que Deus está com você '”(Zacarias 8: 2. 3). A expressão "um judeu" não se refere a um único indivíduo, mas a um grupo de pessoas. O mesmo texto esclarece usando o plural “você”. Este grupo hoje representa o remanescente ungido, os judeus espirituais (Rom. 2:28, 29). Os "10 homens" representam aqueles com esperança terrena. Eles se apegam firmemente aos ungidos e vão com eles (Is 2: 2, 3; Mt 25:40). As expressões "vai aguentar firme" e "vai com você" destacam a união completa dos dois grupos.

17. Que palavras de Jesus refletem a unidade que temos hoje?

Talvez Jesus estivesse pensando na profecia de unificação de Ezequiel quando ele se referiu a si mesmo como o pastor de dois grupos que estão sob seu comando e se tornam "um rebanho". Esses dois grupos são suas ovelhas (os ungidos) e as “outras ovelhas” (os cristãos da esperança terrestre) (João 10:16; Ezequiel 34:23; 37:24, 25). Esta explicação de Jesus e as palavras dos profetas do passado refletem perfeitamente a unidade extraordinária que todos nós desfrutamos hoje, seja qual for a nossa esperança. Em contraste com a religião falsa, que se dividiu em inúmeros grupos, vivemos um verdadeiro milagre: a unidade.

ILUSTRAÇÃO

Uma congregação do povo de Deus, na qual há um irmão ungido, está ouvindo um comentário feito por uma garota durante a reunião.

Hoje, os ungidos e as “outras ovelhas” adoram a Jeová juntos como “um só rebanho”. (Ver parágrafo 17)

"Meu santuário" estará "para sempre no meio deles"

18. De acordo com Ezequiel 37:28, por que é muito importante para o povo de Deus não fazer “parte do mundo”?

As palavras finais da profecia unificadora de Ezequiel destacam algo que garante que nossa unidade nunca será quebrada (leia Ezequiel 37:28). O povo de Jeová está unido porque seu santuário, sua adoração pura, está "no meio deles". E seu santuário permanecerá entre eles se permanecerem “santificados”, isto é, separados do mundo de Satanás (1 Coríntios 6:11; Apocalipse 7:14). Jesus deu grande importância a não fazer parte do mundo. Numa oração sincera em que pedia pelos discípulos, dizia: “Santo Padre, cuida deles [...] para que sejam um”. E acrescentou: “Eles não fazem parte do mundo [...]. Santifica-os na verdade ”(João 17:11, 16, 17). Observe como Jesus ligou essas duas idéias: "que eles sejam um" e que não "façam parte do mundo".

19. a) Como podemos imitar a Deus? b) Que importante verdade sobre a unidade Jesus destacou na noite antes de morrer?

Esta é a única passagem em que Jesus usa a expressão "Santo Padre" para se dirigir a Deus. Jeová é totalmente puro e reto. Ele ordenou ao antigo Israel: "Você deve ser santo, porque eu sou santo" (Lv 11,45). Visto que imitamos a Deus, queremos obedecer a essa ordem em todos os aspectos de nossas vidas (Ef 5: 1; 1 Pedro 1:14, 15). Quando se refere a seres humanos, a palavra traduzida como "santo" significa "separado". Quando Jesus usou esse termo na noite antes de sua morte, ele enfatizou que seus discípulos sempre estariam unidos se se mantivessem separados deste mundo que promove a divisão.

"Eu te peço [...] para protegê-los do Maligno"

20, 21. (a) O que fortalece nossa confiança na proteção de Jeová? b) O que se espera que cada um de nós faça?

A extraordinária unidade vista entre as Testemunhas de Jeová em toda a terra mostra que Jeová ouviu este apelo de Jesus: “Peço-te [...] que os protejas do Maligno.” (Leia João 17:14, 15). Na verdade, nossa confiança na liderança de Deus fica mais forte quando vemos que Satanás não foi capaz de acabar com a unidade do povo de Deus. Na profecia de Ezequiel, Jeová diz que as duas varas formam uma em sua mão. Portanto, é Jeová quem milagrosamente uniu seu povo sob sua mão protetora, longe das garras de Satanás.

Então, o que devemos fazer? Esforce-se pessoalmente para manter nossa valiosa unidade. E há algo especial que cada um de nós deve fazer? Sim, mantenha-se ocupado em dar adoração pura a Jeová em seu templo espiritual. Nos próximos capítulos, analisaremos o que isso implica.

ADORAÇÃO PURA E VOCÊ

Que verdade importante sobre a adoração pura a profecia de dois naipes destaca? (Ezequiel 37:19).

Ezequiel recebeu outras instruções: coloque as duas varas juntas de modo que se tornem "uma só vara". Os exilados - que observavam Ezequiel com impaciência - perguntaram-lhe: "Você não vai nos contar o que significam essas coisas?" Ele disse-lhes que a encenação ilustrava o que Jeová iria fazer. Falando das duas varas, Jeová declarou: “Farei uma vara delas; eles vão formar um na minha mão ”.

Como sabemos que esta profecia de unificação teria seu maior cumprimento após 1914? (Ezequiel 37:24).

Jeová revelou que a profecia de unificação seria totalmente cumprida depois que seu “servo Davi”, isto é, Jesus, se tornasse Rei. E isso aconteceu em 1914 (2 Sam. 7:16; Lucas 1:32). Naquela época, a nação de Israel já havia sido substituída pelo Israel espiritual: os cristãos ungidos (Jer. 31:33; Gal. 3:29). Depois de ser expulso do céu, Satanás trabalhou ainda mais para destruir a unidade do povo de Deus (Ap 12: 7-10). Por exemplo, após a morte do irmão Russell em 1916, Satanás usou irmãos que haviam se tornado apóstatas para tentar dividir os cristãos ungidos. Mas logo depois que esses apóstatas deixaram a organização. O Diabo também conseguiu que os irmãos que lideravam a obra fossem presos, mas mesmo assim ele não acabou com o povo de Deus.

O que você pode fazer pessoalmente para manter nossa valiosa unidade? (1 Ped. 1:14, 15).

Visto que imitamos a Deus, queremos obedecer a esse comando em todos os aspectos de nossas vidas. Quando se refere a seres humanos, a palavra traduzida como "santo" significa "separado". Quando Jesus usou esse termo na noite antes de sua morte, ele enfatizou que seus discípulos sempre estariam unidos se se mantivessem separados deste mundo que promove a divisão.

Comentários