Estudo da Sentinela, Semana de 16 a 22 de agosto de 2021, Podemos escapar das armadilhas de Satanás, respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 16-22 de agosto de 2021, Podemos escapar das armadilhas de Satanás, respostas sublinhadas.

1. Como Satanás se parece com um caçador?

CAPTURAR ou matar sua presa: esse é o objetivo de todo caçador. Para fazer isso, ele pode usar várias armadilhas, como as mencionadas por um dos falsos amigos de Jó (Jó 18: 8-10). E como você consegue atrair um animal para sua armadilha? Estudá-lo para descobrir para onde ele se move, do que ele gosta e o que pode pegá-lo de surpresa. Satanás faz o mesmo. Ele olha para nós e nos estuda para ver para onde nos movemos e do que gostamos. Então ele nos arma uma armadilha, com a qual espera nos pegar de surpresa. Ainda assim, a Bíblia nos diz o que fazer para evitar cair em suas armadilhas. E, se cairmos em um deles, o que fazer para nos libertar.

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: 1. Com uma atitude orgulhosa, um irmão rejeita um conselho que lhe foi dado por dois anciãos. 2. Um homem que pisou em uma armadilha está pendurado de cabeça para baixo. 3. Uma irmã carregando várias sacolas de compras olha ansiosamente para a vitrine de uma loja.

Orgulho e ganância têm sido duas das armadilhas mais eficazes de Satanás. (Ver parágrafo 2). *

2. Quais são as duas armadilhas mais eficazes de Satanás?

Duas das armadilhas mais eficazes de Satanás são o orgulho e a ganância. * Eles trabalham há milhares de anos. Ele é como um caçador de pássaros que atrai sua presa para uma armadilha ou rede (Salmos 91: 3). Mas não precisamos ser enganados por suas táticas, pois Jeová revelou o que são. - 2 Cor. 2:11.

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: exemplos de orgulho e ganância. Satanás, Rei Uzias, Eva, Rei Davi e Judas Iscariotes. As cenas são repetidas nos parágrafos 4, 7, 9, 10 e 12.

A Bíblia contém exemplos que nos ajudam a evitar ou escapar das armadilhas do Diabo. (Ver parágrafo 3). *

3. Por que Jeová incluiu na Bíblia exemplos de pessoas que se entregaram ao orgulho e à ganância?

Qual é uma das maneiras pelas quais Jeová nos alerta sobre os perigos do orgulho e da ganância? Registrar experiências da vida real para que possamos aprender com elas. Nos exemplos que analisaremos, veremos que Satanás conseguiu prender até mesmo servos de Jeová muito experientes. Isso significa que estamos condenados ao fracasso? Claro que não. Jeová incluiu esses relatos na Bíblia “como um aviso para nós” (1 Cor. 10:11). Ele sabe que podemos tirar lições deles e, assim, evitar as armadilhas do Diabo ou nos libertar delas.

A ARMADILHA DO ORGULHO

ILUSTRAÇÃO:

Satanás observando Adão e Eva desfrutarem a vida no Jardim do Éden.

(Ver parágrafo 4).

4. A que o orgulho pode nos levar?

Satanás quer que nos orgulhemos. Ele sabe que se esse sentimento nos dominar, seremos como ele e perderemos a vida eterna (Pv 16:18). Assim, Paulo advertiu que se alguém está cheio de orgulho, receberá “a mesma condenação que o Diabo recebeu” (1 Timóteo 3: 6, 7). Isso pode acontecer com qualquer um de nós, quer sirvamos a Jeová por alguns ou muitos anos.

5. De acordo com Eclesiastes 7:16, 20, como o orgulhoso se comporta?

A pessoa orgulhosa é egoísta. Satanás tenta fazer com que pensemos mais em nós mesmos do que em Jeová, especialmente quando estamos em apuros. Por exemplo, alguma vez fomos acusados ​​de algo que não fizemos? Fomos vítimas de uma injustiça? Satanás adoraria que culpássemos Jeová ou nossos irmãos. Além disso, ele quer que pensemos que a única solução é fazer as coisas do nosso jeito, em vez de seguir a orientação que Jeová nos dá em sua Palavra. - Leia Eclesiastes 7:16, 20.

6. O que o que aconteceu com uma irmã da Holanda nos ensina?

Vejamos o caso de uma irmã holandesa que não suportou as imperfeições dos irmãos. Chegou ao ponto que ele não queria mais estar perto deles. Ela diz: “Eu me senti muito sozinha. Ele não conseguia ver os irmãos de nenhuma outra maneira. Então eu disse ao meu marido que tínhamos que mudar a congregação. " Em seguida, ele assistiu ao programa JW Broadcasting® de março de 2016, onde foram dadas sugestões para lidar com as imperfeições de outras pessoas. A irmã explica: “Entendi que deveria ser humilde e reconhecer meus próprios erros, em vez de tentar mudar os irmãos na congregação. O programa me ajudou a enfocar em Jeová e sua soberania. " A questão é clara: quando tivermos um problema, não esqueçamos de Jeová; Vamos implorar a ele que nos ajude a ver os irmãos como ele os vê. Nosso Pai celestial vê seus erros; ainda assim,

ILUSTRAÇÃO:

O rei Uzias carregando um incensário nas mãos enquanto o sumo sacerdote e outros sacerdotes tentam detê-lo.

(Veja o parágrafo 7.)

7. O que aconteceu ao rei Uzias?

O orgulho levou Uzias, rei de Judá, a rejeitar a correção e a fazer algo que não lhe era permitido. Ele era um homem muito capaz. Na verdade, realizou com sucesso campanhas militares, obras de construção e programas de desenvolvimento agrícola. “O verdadeiro Deus o fez bom para ele” (2 Crônicas 26: 3-7, 10). Mas a Bíblia diz que, “assim que ele se tornou forte, seu coração se tornou arrogante e ele buscou sua própria ruína”. Jeová havia dito que apenas os sacerdotes podiam oferecer incenso no templo. Mas foi exatamente isso que o orgulhoso rei Uzias tentou fazer. Então Jeová o feriu com lepra. Uzias permaneceu leproso pelo resto de seus dias (2 Crônicas 26: 16-21).

8. Como 1 Coríntios 4: 6, 7 nos ajuda a evitar o orgulho?

Poderíamos nós também cair na armadilha do orgulho e cometer um pecado, assim como Uzias? Veja o exemplo de Joseph, que estava indo muito bem nos negócios e era um ancião de congregação muito respeitado. Ele proferia discursos em assembléias e era consultado por superintendentes de circuito. Mas ele reconhece: “Eu estava confiante em minha habilidade e minha experiência. Eu coloquei Jeová de lado. Achei que era forte, então ignorei os avisos e conselhos de Jeová. " Joseph acabou cometendo um pecado grave e foi expulso. Há alguns anos ele foi readmitido. Ele explica: "Jeová me ensinou que o importante é fazer o que ele nos pede, e não que título temos." Vamos sempre lembrar que todos os nossos talentos e responsabilidades na congregação vêm de Deus (leia 1 Coríntios 4: 6, 7).

A ARMADILHA DA GANANCIA

ILUSTRAÇÃO:

Eva ouvindo o Diabo, que está usando uma cobra para falar com ele de uma árvore.

(Veja o parágrafo 9.)

9. O que Satanás e Eva fizeram por causa da ganância?

Quando falamos sobre ganância, podemos pensar em Satanás. Embora fosse um dos anjos de Jeová, ele certamente desfrutava de muitos privilégios muito bons. Mas ele queria mais. Ele ansiava por receber a adoração que somente Jeová merecia. Satanás quer que nos tornemos como ele e, por isso, garante que não estejamos felizes com o que temos. A primeira vez que ele tentou fazer isso foi com Eva. Com amor, Jeová permitiu que ela e seu marido comessem de todas as árvores do jardim, exceto uma, até que estivessem satisfeitos (Gênesis 2:16). Mas Satanás fez Eva acreditar que ela precisava comer da árvore proibida. Ela não estava grata pelo que tinha; queria mais. E sabemos como tudo acabou: ele pecou e acabou morrendo (Gn 3: 6, 19).

ILUSTRAÇÃO:

Rei David assistindo de seu telhado ao anoitecer.

(Ver parágrafo 10).

10. Como o Rei Davi caiu na armadilha da ganância?

Vejamos o caso do rei Davi. Jeová lhe dera muitas, muitas coisas, como riqueza, prestígio e vitória sobre muitos de seus inimigos. Davi ficou muito grato por isso e disse que tudo o que Deus havia lhe dado era mais do que ele podia contar (Salmos 40: 5). Mas a certa altura, ele ficou ganancioso e esqueceu o que Jeová lhe dera. Eu queria mais. Embora tivesse várias esposas, ele começou a desejar a esposa de outro homem, algo que Jeová condenou. O nome da mulher era Bat-Sheba e o marido era um hitita chamado Urias. David era egoísta, cometeu adultério com Bat-Sheba e a engravidou. Como se tudo isso não bastasse, ele conseguiu fazer com que Urias fosse morto (2 Sam. 11: 2-15). O que eu estava pensando? Você achou que Jeová não estava vendo você? Depois de tanto tempo ser fiel a Jeová, ele acabou cedendo ao egoísmo e à ganância, e ele pagou caro por isso. Felizmente, com o tempo, Davi confessou seu pecado e se arrependeu. E como ele era grato por Jeová o ter perdoado! (2 Sam. 12: 7-13).

11. De acordo com Efésios 5: 3, 4, qual é o antídoto para a ganância?

O que aprendemos com o que aconteceu com Davi? Que o antídoto para a ganância é sempre ser grato por tudo o que Jeová nos deu. - Leia Efésios 5: 3, 4. Devemos estar felizes com o que temos. Ensinamos nossos estudantes da Bíblia a pensar em algo belo na vida e depois agradecer a Jeová por isso. Se você fizer isso por uma semana, no final terá falado sobre sete coisas diferentes em suas orações (1 Tes. 5:18). Fazemos algo semelhante? Se meditarmos em tudo o que Jeová fez por nós, seremos mais gratos e felizes com o que temos. Então não cairemos na armadilha da ganância.

ILUSTRAÇÃO:

Judas Iscariotes roubando uma moeda do mealheiro e colocando-a em uma bolsa.

(Ver parágrafo 12).

12. O que Judas Iscariotes fez por causa da ganância?

Vamos falar agora sobre Judas Iscariotes. Sabemos que ele se tornou um traidor desprezível, mas nem sempre foi uma pessoa má (Lucas 6:13, 16). No final das contas, Jesus o escolheu para ser um de seus apóstolos. Sem dúvida, ele confiava nele, porque o encarregou da caixa na qual guardavam o dinheiro que usavam para as despesas da pregação. Pode-se dizer que foram como doações para o mundo de hoje. Jesus os advertiu muitas vezes para tomar cuidado com a ganância (Marcos 7:22, 23; Lucas 11:39; 12:15). Mas Judas o ignorou e, depois de um tempo, começou a roubar.

13. Em que ponto Judas mostrou que havia se tornado ganancioso?

Judas mostrou que se tornou ganancioso em uma ocasião, pouco antes da morte de Jesus. Simão, o leproso, convidou Jesus e seus discípulos à sua casa, incluindo Maria e sua irmã Marta. Enquanto comiam, Maria se levantou e derramou um óleo perfumado muito caro na cabeça de Jesus. Judas e os outros discípulos ficaram indignados. Os discípulos podem ter pensado que o dinheiro poderia ter sido usado no ministério. Mas Judas estava chateado por outro motivo: "Ele era um ladrão" e queria roubar dinheiro do cofre. Logo depois, a ganância levou Judas a trair Jesus pelo preço de um escravo (João 12: 2-6; Mat. 26: 6-16; Lucas 22: 3-6).

14. Como um casal aplicou as palavras de Lucas 16:13?

Jesus lembrou seus seguidores desta verdade básica: "Vocês não podem ser escravos de Deus e das riquezas" (leia Lucas 16:13). Isso ainda é verdade. Vamos ver como um casal da Romênia aplicou essas palavras de Jesus quando recebeu uma oferta de emprego temporário em um país mais rico. Eles reconhecem: “Tivemos que pagar um grande empréstimo ao banco. Portanto, a princípio vimos aquele trabalho como uma bênção de Jeová. " Mas havia um problema: o trabalho tiraria tempo de seu serviço a Jeová. Depois de ler o artigo “Permaneça Leal com um Coração Unificado” em A Sentinela de 15 de agosto de 2008, eles tomaram uma decisão. Eles dizem: “Se nossa motivação para trabalhar em outro país fosse ganhar mais dinheiro, estaríamos colocando nosso relacionamento com Jeová em segundo plano. Estávamos convencidos de que nossa espiritualidade seria prejudicada ”. Então, eles rejeitaram a oferta. E o que aconteceu? Ele encontrou um emprego em seu país que atendeu às suas necessidades. Ela diz: "A mão de Jeová nunca falha." Ambos ficam muito felizes porque seu senhor é Jeová e não dinheiro.

EVITE AS ARMADILHAS DE SATANÁS

15. Por que temos certeza de que é possível escapar das armadilhas de Satanás?

E se descobrirmos que caímos nas armadilhas do orgulho ou da ganância? Existe uma maneira de escapar? Sim, claro, pois Paulo disse que aqueles que foram pegos vivos podem escapar da armadilha do Diabo (2 Timóteo 2:26). Foi isso que Davi fez: ouviu quando Natã o corrigiu, se arrependeu de sua ganância e recuperou sua amizade com Jeová. Nunca nos esqueçamos de que Jeová é mais poderoso do que Satanás. Se aceitarmos a ajuda deles, podemos escapar de qualquer armadilha que o Diabo arme para nós.

16. O que nos ajudará a evitar as armadilhas de Satanás?

Claro, em vez de ter que escapar das armadilhas de Satanás, é preferível evitá-las desde o início. Isso só é possível com a ajuda de Deus. Agora, não vamos ficar muito confusos. Até os servos de Jeová de longa data se tornaram orgulhosos ou gananciosos. Portanto, oremos a Jeová todos os dias para nos ajudar a ver se essas atitudes desagradáveis ​​começaram a influenciar nosso modo de pensar e agir. - Salmos 139: 23, 24. Que nunca caiamos em suas redes.

17. O que acontecerá em breve com nosso inimigo, o Diabo?

Satanás é o caçador há milhares de anos. Mas ele logo será amarrado e eventualmente destruído (Ap 20: 1-3, 10). Como esperamos que esse dia chegue! Enquanto isso, permaneçamos vigilantes para não cair em suas armadilhas. Vamos fazer todo o possível para evitar que o orgulho ou a ganância nos dominem. Estejamos decididos a seguir este conselho: "Oponha-se ao Diabo, e ele fugirá de ti" (Tiago 4: 7).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que o exemplo do rei Uzias nos ensina sobre o orgulho?

Não queremos confiar em nossas habilidades como aquelas que tínhamos para a guerra, elas podem nos fazer pensar que não precisamos de Jeová ou que podemos fazer coisas que não estamos autorizados a fazer e que, quando somos aconselhados a corrigir irregularidades, evitamos tal conselho, se não agirmos assim, não teremos problemas como as de suas tias, que lhe custaram a vida

O que os exemplos do Rei Davi e Judas Iscariotes nos ensinam sobre a ganância?

Que devemos ser gratos com o que Jeová nos dá que é o caso do Rei Davi e no caso de Judas devemos pesar as situações que surgem e nos afastar da ganância de querer ter mais e mais como aconteceu no caso de Judas e que cometeu um pecado imperdoável

Por que temos certeza de que podemos escapar das armadilhas de Satanás?

Porque a bíblia diz isso como mencionado em 2 Timóteo 226, isso pode ser feito e a prova disso é que o rei Davi se arrependeu, ele conseguiu reconquistar sua amizade com Jeová para que haja a oportunidade da prova de que isso é possível

Comentários